Renault diz que Verstappen reclama do motor para desviar atenção de Red Bull que “deixa na mão”

Bob Bell, diretor-técnico da Renault, vê a Red Bull querendo fugir da responsabilidade de parte dos problemas mecânicos em 2018. O dirigente diz que Max Verstappen, incisivo contra o motor francês, desvia atenção de falhas do carro em si

Bob Bell, diretor-técnico da Renault, tem uma explicação para a série de críticas vindas da Red Bull sobre a unidade de potência. O dirigente, falando especificamente sobre a postura agressiva de Max Verstappen frente aos franceses, percebeu uma tentativa de esconder algumas falhas cometidas pela própria equipe dos energéticos.
 
“Tudo precisa ser feito rapidamente para o Max [Verstappen] porque ele é jovem e tem pressa”, disse Bell. “Ele quer vencer porque sabe que tem o potencial para vencer. Ele está desapontado porque o carro está deixando-o na mão e fica culpando nosso motor”, seguiu.
Max Verstappen entrou na mira de Bob Bell, da Renault (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

A Red Bull já foi apontada como responsável por quebras do motor Renault em oportunidades anteriores. Bell recorda que a equipe tetracampeã é a responsável pela forma com que decide utilizar o motor, podendo inadvertidamente usar o componente de forma errônea.

 
“Não existe diferença alguma entre os motores da nossa equipe e os motores dos nossos clientes. Talvez, teoricamente, seja uma questão de como a Red Bull coloca o motor no carro e as consequências disso sobre a performance, ou talvez eles sejam azarados”, encerrou.
 
A relação entre Red Bull e Renault, que já foi saudável, só piorou nos últimos anos. Desde a introdução do regulamento de motores híbridos, em 2014, a equipe de Milton Keynes se mostrou ácida nos comentários.
 
Anos de desavença facilitaram a decisão da Red Bull de abandonar a Renault para correr com motor Honda a partir de 2019. Verstappen, citado por Bell, vai continuar em Milton Keynes para correr com motor japonês, enquanto Daniel Ricciardo tomou a decisão de defender justamente a escuderia amarelada na próxima temporada.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.