Renault pede por estabilidade e se coloca contra mudanças radicais nos regulamentos da F1

Ao falar sobre a chance de mudanças radicais para os próximos anos na F1, a Renault descartou qualquer possibilidade de uma alteração significativa para os próximos anos, dizendo que seria um desperdício de dinheiro

A Renault espera que a F1 mantenha os principais itens do regulamento intactos para a temporada 2017. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e o Grupo de Estratégia já estudam mudanças para os próximos os anos, com o objetivo de atrair mais público.

Uma das propostas é o aumento da potência dos motores, que passariam para 1.000 cv. A preferência atualmente é atingir esse número sem alterações drásticas, apenas mudando, entre outros artifícios, a taxa do fluxo de combustível.

Falando sobre o assunto, o chefe da Renault na F1, Rémi Taffin afirmou que a estabilidade nas regras é uma prioridade para a fabricante, que fornece os motores para Red Bull e Toro Rosso. A empresa também já cogita voltar a ter equipe própria no grid da F1 no futuro.

Rémi Taffin descartou mudanças radicais na F1 nos próximos anos (Foto: Bernard Asset)

"A Renault sempre vai querer manter essa mesma linha com relação aos regulamentos, porque nós já passamos muito tempo agora trabalhando nesse motor", explicou o francês. "Para nós, seria uma pena e nada eficiente mudar para uma tecnologia completamente diferente. Nós estamos aqui agora. É óbvio que vamos alterar algumas coisas, mas sempre preferimos manter alguma estabilidade", completou.  

Com um número limitado de fichas para o desenvolvimento dos motores a cada ano, o engenheiro afirmou que a Renault já havia feito planos para introduzir atualizações de longo prazo com base nas unidades, por isso entende que uma revisão significativa das regras seria um desperdício de recursos.

"Nós temos de encontrar uma maneira de desenvolver esse motor para os próximos três ou quatro anos, e é por isso que temos essas fichas e tudo mais. É justo dizer que nós gastamos muita energia com isso", declarou o gaulês, acrescentando que alterações radicais são improváveis atualmente.

"Eu sei que se tem falado em possíveis mudanças no regulamento, mas pelo que sei,no momento, está tudo devagar. Nós estamos tentando manter as mesmas regras", encerrou.

QUEM É QUEM

Na terceira parte do Guia F1 2015, o GRANDE PRÊMIO faz um raio-X de cada uma das dez equipes do grid para o Mundial que começa neste fim de semana na Austrália, na pista de Melbourne, e que marca a 66ª temporada da história da F1.

O especial também traz as fichas completas dos 22 (!!!) pilotos que vão disputar o título mundial nas 19 ou 20 corridas previstas pelo calendário deste ano. 

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