Reserva na Caterham em 2013, Kovalainen diz que chance na Lotus provou que "valeu a pena ficar na F1"

Heikki Kovalainen afirmou que a chance na Lotus provou que tomou a decisão certa em permanecer ligado à F1, mesmo como reserva na Caterham

Heikki Kovalainen entende que o desempenho apresentado com a Lotus no último fim de semana, quando substituiu Kimi Räikkönen, justificou sua decisão de não virar as costas para a F1, quando deixou de ser titular na Caterham no fim de 2012.

O finlandês insistiu em permanecer ligado ao Mundial e, ao longo da temporada, ajudou a equipe malaia a desenvolver o carro verde e amarelo, tomando parte em alguns treinos livres de sexta-feira. "Eu nunca duvidei de mim, mas uma coisa diferente é tentar mostrar isso", disse Kovalainen, que terminou a etapa em Austin em oitavo.

Heikki Kovalainen disputou pela Lotus o GP em Austin  (Foto: Getty Images)

"Você sempre acha que pode fazer melhor. E essa é a razão pela qual eu decidi ficar mais um ano na F1. Mesmo que tenha sido apenas como reserva, eu achei que poderia fazer um bom trabalho. Então, continuei trabalhando e esperando por uma nova chance", afirmou.

"Se eu voltasse a ser titular, provavelmente seria pela Caterham, mas, quando essa oportunidade surgiu, mostrou que valeu a pena ficar na F1 e não mudar de foco. É engraçado como as coisas mudam rapidamente na F1. Por isso, é importante seguir seu coração, permanecer onde deseja estar e tentar manter seu sonho vivo", completou.

O nórdico ganhou elogios do chefe da Lotus, Éric Boullier, depois da atuação na prova norte-americana. O francês também vê Kovalainen ainda mais forte no GP do Brasil, que acontece neste final de semana. "Definitivamente, Heikki é um ótimo piloto. Tem experiência e, talvez, ele esteja um pouco enferrujado, mas vai se mostrar ainda mais forte", concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.