Responsável por ‘revelar’ Schumacher, Domingos Piedade morre aos 75 anos

Domingos Piedade, um dos nomes mais icônicos do automobilismo português, perdeu a luta contra o câncer de pulmão. Piedade apoiou a carreira de pilotos como Emerson Fittipaldi e Michael Schumacher, além de ocupar alto cargo na Mercedes

Domingos Piedade, um dos grandes nomes do automobilismo português, morreu neste sábado (30) em Cascais, nas redondezas de Lisboa. O antigo dirigente e empresário, que teve como pontos altos da carreira a passagem pela Mercedes e a ‘descoberta’ de Michael Schumacher ainda no kartismo, foi vítima de um câncer de pulmão aos 75 anos.
 
A passagem de Piedade pelo automobilismo teve a Alemanha como um dos principais planos de fundo. O dirigente ajudou a consolidar a AMG, divisão esportiva da Mercedes. Lá, foi vice-presidente e uma ponte importante para Schumacher. O então jovem kartista começou a passagem para o automobilismo de alto nível através da marca alemã, que defendeu por dois anos no Mundial de Sportscar antes de partir para a Fórmula 1.
Domingos Piedade ao lado de Michael Schumacher (Foto: Arquivo pessoal)
O relacionamento com pilotos brasileiros também foi notável. Piedade foi amigo próximo de Ayrton Senna e empresário de Emerson Fittipaldi. Outro piloto empresariado pelo português foi o italiano Michele Alboreto, também de longa passagem pela F1.
 
No cenário português, Domingos também deixou seu legado. O dirigente administrou o Autódromo de Estoril, o mais tradicional do país. Não por acaso, o Automóvel Clube de Portugal definiu a morte como perda de um "irmão com um coração enorme, respeitado e reconhecido internacionalmente".

Paddockast # 44
RETROSPECTIVA 2019: MUITO QUE BEM, MUITO QUE MAL

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.