Retrospectiva 2024: Williams coleciona acidentes, mas acerta com pilotos

Apesar de cair duas posições no Mundial de Construtores, a Williams considerou que 2024 foi positivo para o projeto de longo prazo, aperfeiçoando processos e pensando em 2026. Fechar com Carlos Sainz e 'descobrir' Franco Colapinto foram as grandes conquistas no ano

A TEMPORADA DA WILLIAMS NA FÓRMULA 1 FOI RECHEADA DE ALTOS E BAIXOS. O time de Grove trabalhou o ano mais focado em aperfeiçoar processos internos na fábrica e em acertar contratações de profissionais olhando para o futuro do que para os resultados específicos em pista. Tanto que a Williams fechou 2024 em nono no Mundial de Construtores, à frente apenas da capenga Sauber, duas posições abaixo do sétimo lugar alcançado em 2023. E, mesmo assim, para James Vowles, chefe do time, o ano foi positivo.

“Não há dúvidas sobre isso [a Williams ter evoluído mais do que os resultados mostraram]. As equipes não estão preparadas para lidar com seis acidentes fortes. Desde que melhoramos o carro, nós lutamos pelo Q3. No Brasil, nossa disputa era pelos três primeiros antes da batida [de Alexander Albon na classificação]”, começou Vowles.

“Como disse no começo do ano, realizamos muitas mudanças internas e, por enquanto, seguimos assim. O resultado disso é que fizemos um carro que não estava no peso mínimo, o que prejudicou a primeira parte do campeonato. Mas é justo dizer que evoluímos mais do que diz nossa posição nos Construtores”, completou o chefe da Williams.

Basicamente, a Williams teve duas grandes dores de cabeça em 2024: Logan Sargeant e os acidentes envolvendo o americano, o experiente Albon e o novato Franco Colapinto, substituto de Sargeant a partir do GP da Itália, em Monza.

Logan Sargeant foi demitido após sequência de acidentes e prejuízos na Williams (Foto: Williams)

A equipe britânica começou o ano sofrendo, sem conseguir passar perto da zona de pontos. Bateu na trave com o 11º de Albon na Austrália, mas, depois, acumulou resultados ruins em Suzuka, China, Miami e Ímola. Os primeiros pontos só chegaram no GP de Mônaco, quando o tailandês concluiu a prova em nono.

Sargeant acumulava rodadas e batidas em treinos, classificações e corridas. A paciência, então, parecia cada vez menor até mesmo para Vowles, que tem um perfil mais tranquilo entre os enérgicos chefes de equipe da F1. A gota d’água foi durante o GP dos Países Baixos, quando o piloto derrapou no gramado, perdeu a traseira do carro e bateu violentamente durante o TL3ficando fora da classificação. A batida, inclusive, fez com que o carro pegasse fogo no meio da pista.

Já fechada após ter sucesso nas negociações com Carlos Sainz para 2025, decidiu promover Colapinto para o restante das provas na F1 2024. E deu certo. O argentino chegou andando próximo de Albon e conseguiu provar que merece uma vaga no grid. Franco não só mostrou talento e velocidade, mas também frieza e controle para andar quase sempre próximo dos pontos.

A parte ruim foi, mesmo, a sequência de acidentes e prejuízos com o FW46, sobretudo na última parte da temporada. No total, o time de Grove calcula em torno de 16 acidentes importantes em 24 etapas. Apenas no GP de São Paulo, o prejuízo foi estimado em cerca de US$ 4 milhões (aproximadamente R$ 25,3 milhões na cotação atual).

Franco Colapinto foi grata surpresa na temporada (Foto: Williams)

A questão foi tão além do esperado que, segundo o portal alemão Auto Motor und Sport, o time de Grove fez um pedido à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para receber algumas isenções no teto de gastos devido às pancadas. A entidade, porém, rejeitou a tentativa.

É fato que a Williams trabalha pensando mais em 2026 e, por isso, 2025 deve ser mais um ano complicado para o time britânico. Ainda assim, terão uma forte dupla de pilotos. Albon e Sainz são ótimos e atrair o ex-piloto da Ferrari foi um grande acerto. O espanhol é um ótimo jogador de equipe e será fundamental na evolução do carro no próximo ano. De toda forma, imaginar uma Williams competitiva o bastante para fazer frente aos times do meio do pelotão ainda parece algo distante.

Fórmula 1 agora entra oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

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