Revigorada após férias de verão, Force India projeta manter boa fase. E sonha com pódio ainda em 2017

Felizes depois de um providencial período de férias de verão, Sergio Pérez e Esteban Ocon já não escondem a ansiedade para voltar a acelerar o VJM10. E Vijay Mallya, dono da Force India, mostra toda a confiança no trabalho da equipe e ainda acredita em poder ver um dos seus pilotos no pódio nesta temporada

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Um dos destaques positivos da primeira parte da temporada 2017 da F1 foi a Force India. Depois de garantir seu melhor resultado ao terminar o Mundial do ano passado em quarto lugar, a escuderia de Silverstone conseguiu não apenas manter a colocação como abriu grande diferença para a outrora toda poderosa Williams. Em 11 corridas, a Force India soma 101 pontos e só está atrás das gigantes Mercedes, Ferrari e Red Bull. Sergio Pérez vem sendo o melhor piloto do ‘resto’ e é o sétimo do Mundial de Pilotos, com 67 pontos, seguido de perto pelo companheiro de equipe, Esteban Ocon, com 56.

 
A dupla, uma das mais equilibradas do grid, volta à ativa neste fim de semana com a disputa do GP da Bélgica, 12ª etapa do campeonato, depois de um providencial período de férias de verão. Para Ocon, a ocasião é ainda mais especial porque Spa-Francorchamps representa o circuito onde o francês fez sua estreia na F1 em 2016, correndo pela Manor. A partir deste fim de semana, Esteban disse que já não vai mais se considerar um novato no Mundial.
 
Vijay Mallya, dono da Force India, também está feliz com o retorno do campeonato e acredita que ainda é possível garantir um pódio em alguma das nove etapas que restam para o fim da temporada.
Pérez mostra confiança em recuperar o terreno perdido e manter a boa fase da Force India (Foto: Force India)
“Agora estamos no meio da temporada e nos sentimos muito otimistas sobre as nove corridas que restam. Além de Spa-Francorchamps, existem outras pistas que nos permitem mostrar a velocidade do VJM10. Estamos trabalhando duro no desenvolvimento deste carro, e há algumas etapas adicionais para apresentar nas próximas provas”, destacou o empresário indiano.
 
“Nossa consistência tem sido nossa força neste ano. Marcamos pontos em dez das 11 corridas até agora e tivemos os dois pilotos em nove dessas provas. Estou orgulhoso pela equipe por esta conquista, e isso mostra que nosso trabalho vem sendo recompensado. Ainda temos o pódio como objetivo e, se surgir a oportunidade, creio que estamos prontos para aproveitar”, afirmou.
 
Foi justamente em Spa-Francorchamps, na temporada 2009, que Giancarlo Fisichella alcançou a única pole-position da história da Force India. Naquela oportunidade, o italiano terminou em segundo lugar após lutar pela vitória contra Kimi Räikkönen. Pouco depois, foi contratado pela Ferrari para fazer as últimas provas do campeonato, substituindo Luca Badoer que, por sua vez, entrou no lugar de Felipe Massa, lesionado após o grave acidente na Hungria.
 
‘Checo’ não vê a hora de voltar a acelerar o carro e está feliz por poder retornar a Spa-Francorchamps. “Estou me sentindo renovado e relaxado após as férias de verão e muito ansioso em voltar a correr. Tive um descanso muito agradável com a família, mas agora não posso esperar para voltar a acelerar”, comentou o mexicano.
 
“A Bélgica é um dos melhores circuitos para se guiar um carro de F1. Adoro o layout de alta, a história de lá e você conhece alguns fãs muito apaixonados. É um grande fim de semana, e sempre há o ponto de interrogação sobre o clima. Quase sempre chove em pelo menos um dos dias. A Pouhon é uma das minhas curvas favoritas no ano. É tão rápida e gratificante quando você a faz da forma correta. Os carros de 2017 vão ser ainda mais especiais nesse trecho da volta, bem como durante a Eau Rouge”, destacou.
 
Pérez, que travou grandes disputas com Ocon e também viveu algumas polêmicas com seu companheiro de equipe, quer recuperar alguns pontos perdidos no primeiro semestre. “Agora que começamos a segunda parte da temporada, quero melhorar o que fizemos até agora. Fomos competitivos, mas também perdemos algumas chances de marcar mais pontos. Espero que possamos marcar os pontos perdidos nas corridas que virão”.
 
Ocon, por sua vez, completa uma temporada como piloto da F1 na Bélgica. Depois de aproveitar bem seu período de férias, agora o francês busca consolidar sua posição como um dos bons destaques do campeonato até o momento.
Esteban Ocon volta para o circuito onde fez sua estreia na F1 em 2016 (Foto: Force India)
“Tive ótimas férias de verão no sul da Espanha. Minhas baterias estão totalmente recarregadas, e agora espero voltar ao carro. Agora completo um ano como piloto de F1, passou muito rápido. Então, não sou mais um novato”, brincou.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Curiosamente, Esteban é um dos poucos pilotos que não tem Spa-Francorchamps na lista das suas pistas favoritas na temporada. Ainda assim, o jovem piloto destacou trechos empolgantes do circuito belga. “Spa foi onde fiz minha estreia no ano passado. É uma ótima pista, mas não é necessariamente uma das minhas favoritas. Existem algumas curvas especiais, especialmente no segundo setor. É um circuito onde você tem de estar totalmente à vontade no carro porque você precisa estar confiante nos trechos de alta velocidade”, disse.

 
“Acho que podemos ser competitivos no fim de semana, tanto no seco como no molhado. O desenho da pista deve se adequar muito bem ao nosso carro. Todo mundo ama passar pela Eau Rouge, e certamente é a parte mais famosa da volta. Com esses carros, vai ser uma experiência incrível. Talvez a primeira volta da corrida seja um pouco desafiadora, mas depois disso acho que devemos conseguir levar adiante com tranquilidade”, finalizou.
TUKA ROCHA ANALISA NOVO MOMENTO DA STOCK CAR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.