Revista divulga lista das 100 personalidades mais influentes da F1 com presença de três brasileiros

A revista ‘Paddock Magazine’ divulgou nesta semana a sua lista com as 100 personalidades mais influentes do mundo da F1. Contudo, a relação tem a predominância de dirigentes, autoridades e empresários da categoria, e isso se reflete também nos brasileiros da lista: dentre eles, apenas Felipe Massa é piloto

Listas sempre despertam curiosidade e muita polêmica. Não é diferente quando se trata da F1. No último fim de semana, a revista ‘Paddock Magazine’ divulgou em sua página na internet a sua relação das 100 maiores personalidades do mundo da F1, indicando dirigentes, pilotos, empresários, políticos e jornalistas. Já é uma tradição da publicação a divulgação do ranking do top-100 dos mais influentes da F1. E quem encabeça a lista é o chefe supremo do esporte, Bernie Ecclestone, que figurou na mesma posição em 2015.
 
Com 85 anos, Bernie comanda com vigor os rumos comerciais da categoria. Contudo, o britânico se mostra, sempre que pode, totalmente contrário à democracia no esporte, uma vez que as equipes, montadoras e a FIA determinam em conjunto os destinos da F1. Mas Ecclestone sempre se mostra como uma voz importante pelo seu poder econômico perante as equipes do grid.
Bernie Ecclestone, o patrão da F1, também é o mais influente do esporte, diz a 'Paddock Magazine' (Foto: Getty Images)
A relação publicada pela ‘Paddock Magazine’ traz, em sua maioria, dirigentes e autoridades, dando menos destaque para os autores do espetáculo, os pilotos. Quanto aos brasileiros, apenas três figuram na lista, mas somente um deles é piloto: Felipe Massa, que é o 91º no top-100 da publicação. O melhor colocado dentre os brasileiros é Carlos Ghosn. 
 
Nascido em Porto Velho e de origem libanesa, Ghosn é presidente da Renault, montadora que fornece motores para a Red Bull e também para a própria Renault, que voltou à F1 como equipe de fábrica neste ano. O empresário é o décimo da lista. Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, cidade que recebe o GP do Brasil desde 1990, também tem seu lugar na lista, em 74º. A publicação o coloca como “pessoa-chave na renovação de contrato do GP do Brasil até 2022”.
 
Entre os dez mais bem colocados da lista, Bernie é o líder, seguido por Donald MacKenzie, acionista majoritário da CVC Capital Partners, empresa dona dos direitos comerciais a F1. Jean Todt, presidente da FIA, aparece em terceiro. Dieter Zetsche, presidente da Daimler, empresa dona da Mercedes, bicampeã do mundo, vem em quarto, enquanto Sergio Marchionne, presidente da Ferrari, vem em quinto.
 
Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull, é o sexto colocado na relação, enquanto Toto Wolff, diretor-esportivo e chefe da Mercedes, vem em sétimo. Ron Dennis, presidente do Grupo da McLaren, aparece em oitavo, à frente do lendário Frank Williams, cofundador da Williams, com Carlos Ghosn vindo em décimo.
 
O piloto melhor colocado na lista da ‘Paddock Magazine’ é Lewis Hamilton, que aparece apenas em 37º lugar, três posições à frente do tetracampeão mundial, Sebastian Vettel. Nico Rosberg, atual líder do campeonato, vem em 42º na lista geral, enquanto Fernando Alonso é apenas o 55º. Jenson Button também aparece na relação do top-100 dos mais influentes da F1, em 61º. Kimi Räikkönen é o 75º, enquanto Daniel Ricciardo ocupa o 82º. Por sua vez, Felipe Massa fecha a lista entre os pilotos, aparecendo em 91º no top-100.
PADDOCK GP #29 RECEBE PIPO DERANI E DEBATE GP DA ESPANHA DE F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.