Ricciardo confirma força da Red Bull na Hungria com melhor tempo no primeiro treino livre

Daniel Ricciardo voltou a mostrar a força do conjunto da Red Bull em circuitos de baixa velocidade. O australiano nem precisou usar o pneu mais aderente para derrotar Sebastian Vettel, 0s079 pior. A Mercedes começou devagar, com Lewis Hamilton em quinto

Quem esperava ver uma reação da Red Bull em um circuito travado ficou satisfeito com o resultado do primeiro treino livre, realizado nesta sexta-feira (27). A equipe liderou a atividade em Hungaroring com Daniel Ricciardo, que anotou o tempo de 1min17s613 e se mostrou capaz de brigar de igual para igual com Sebastian Vettel, segundo colocado e 0s079 pior.
 
Max Verstappen apareceu em terceiro, 0s088 pior que Vettel. Os pilotos da Red Bull tem a vantagem de usar macios, e não supermacios como o alemão. Tal questão indica que Ricciardo e Verstappen ainda podem encontrar mais tempo de volta conforme começarem a usar o composto mais aderente. Kimi Räikkönen foi quarto, mas com a considerável distância de 0s335.
 
A Mercedes, por sua vez, começou tímida. Lewis Hamilton e Valtteri Bottas começaram o fim de semana em quinto e sexto, na rabeira das equipes de ponta. Em um circuito onde não tem o melhor dos retrospectos, a escuderia teve Hamilton 0s4 atrás de Ricciardo. A situação foi mais chamativa com Bottas, 0s857 pior.
Daniel Ricciardo tem motivos para sorrir (não que precise) (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
O pelotão intermediário, por sua vez, começou com disputa intensa entre Renault e Haas. A equipe americana começou com vantagem inicial, levando o sétimo lugar com Romain Grosjean. Nico Hülkenberg – com quebra mecânica no fim –, Carlos Sainz Jr. e Kevin Magnussen completaram o top-10.

O segundo treino livre da F1 acontece ainda nesta sexta-feira, às 10h (de Brasília).

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Saiba como foi o TL1 do GP da Hungria
 
O primeiro treino livre da F1 na Hungria já começaria com um desafio dos grandes – o forte calor no Hungaroring, significando um desgaste acentuado de pneus. O TL1 seria a primeira oportunidade para enfrentar um desafio que, de acordo com a previsão, deveria voltar a se repetir na sequência do fim de semana.
 
A atividade começou exatamente às 6h (de Brasília). E com Antonio Giovinazzi, substituindo Charles Leclerc no TL1, indo à pista de imediato. Assim como os outros que deixaram a garagem, a ideia era apenas fazer voltas de instalação, sem anotar tempos.
 

Os primeiros tempos de volta só vieram após quase dez minutos, via Max Verstappen e Daniel Ricciardo. Os dois foram superados por Kimi Räikkönen, dono do tempo de 1min18s762 – 0s5 melhor.

Os três pilotos fizeram mais uma tentativa, melhorando tempos e mantendo a ordem. Mesmo assim, eram os únicos com algum registro na tabela – isso até Fernando Alonso e Pierre Gasly puxarem os pilotos do pelotão intermediário para a pista. O espanhol da McLaren apareceu em quarto, enquanto o da Renault – Carlos Sainz Jr. – surgia em quinto.
Sebastian Vettel apareceu em segundo no TL1 (Foto: AFP)
Foi só após 22 minutos que Lewis Hamilton abriu os trabalhos. O primeiro tempo de volta não foi impressionante, servindo apenas para surgir em quarto, logo atrás de Bottas e 0s6 pior que Räikkönen.
 
A Mercedes fez uma apresentação mais digna na tentativa seguinte, com Bottas, dono de 1min18s470. O finlandês precisou apenas de macios para derrotar Räikkönen com ultramacios. Mas não Vettel de ultramacios: na primeira tentativa da manhã, o tetracampeão já alcançou 1min18s218 e virou líder.
 
Pouco depois, o primeiro susto do TL1. Marcus Ericsson freou com um pneu na grama e quase bateu na última curva do Hungaroring. O sueco escapou, mas ainda carregava o fardo de estar em 19º na tabela de tempos, e com Giovinazzi em último.
 
Mais alguns minutos e Vettel baixou ainda mais o tempo de volta. 1min17s997 para o alemão, agora incríveis 0s473 melhor que Bottas, segundo.
Depois da tentativa de Vettel, tudo ficou mais calmos. As equipes precisavam devolver um dos sets de pneu aos engenheiros da Pirelli. Enquanto isso, as equipes aproveitavam para fazer ajustes nos carros, esvaziando a pista. Vettel, Bottas, Räikkönen, Verstappen e Hamilton seguiam no top-5.
 
Após alguns minutos pouco aproveitados, os carros voltaram à pista. Hamilton aproveitou para colar em Vettel, conseguindo volta apenas 0s039 pior, e usando pneus macios. Independente de Sebastian ainda ter mais tempo para extrair ou não, era um bom indicativo de competitividade entre equipes de ponta.
Lewis Hamilton surgiu em quinto no TL1 (Foto: AFP)
O relógio apontava uma hora de TL1 quando a primeira quebra mecânica aconteceu. Nico Hülkenberg estacionou na saída da curva 6, sofrendo com problemas mecânicos. Era uma má notícia para uma Renault que aparentava ter 0s2 de vantagem sobre a Haas, até aqui segunda melhor equipe mediana. A situação causou bandeira amarela no segundo setor por aproximadamente três minutos.
 
Quando a ação recomeçou por completo, Räikkönen apareceu em primeiro, entrando na casa do 1min17s. Mas não durou muito: Vettel baixou ainda mais, anotando 1min17s692. É verdade que Verstappen chegou muito perto, 0s009 pior, mas só conseguiu o segundo lugar. Contra o alemão, o fato de precisar usar ultramacios, enquanto rivais diretos de Mercedes e Red Bull seguiam com macios.
 
E aí a Red Bull, mesmo com macios, conseguiu virar líder. Ricciardo conseguiu a proeza, superando Vettel por 0s079 na melhor volta do dia até aqui.
A volta rápida de Ricciardo foi um dos últimos grandes momentos em termos de voltas rápidas. Na sequência, o que se viu foi um princípio de simulação de corrida, com pilotos usando pneus mais gastos e menos aderentes. Nesse contexto, chamou atenção o salto de Grosjean, que apareceu em nono e colou na Renault, indicando força da Haas também em terras húngaras. Mais uma tentativa e o francês surgiu em sétimo.
 
Na sequência, as voltas rápidas realmente chegaram ao fim. Os pilotos seguiram andando com pneus gastos até o cronômetro zerar, marcando o fim do TL1.

F1 2018, GP da Hungria, Hungaroring, treino livre 1:

1 D RICCIARDO Red Bull Tag Heuer 1:17.613   30
2 S VETTEL Ferrari 1:17.692 +0.079 24
3 M VERSTAPPEN Red Bull Tag Heuer 1:17.701 +0.088 29
4 K RÄIKKÖNEN Ferrari 1:17.948 +0.335 23
5 L HAMILTON Mercedes 1:18.036 +0.423 28
6 V BOTTAS Mercedes 1:18.470 +0.857 20
7 R GROSJEAN Haas Ferrari 1:18.975 +1.362 17
8 N HÜLKENBERG Renault 1:19.025 +1.412 14
9 C SAINZ JR Renault 1:19.128 +1.515 32
10 K MAGNUSSEN Haas Ferrari 1:19.187 +1.574 29
11 P GASLY Toro Rosso Honda 1:19.352 +1.739 30
12 F ALONSO McLaren Renault 1:19.690 +2.077 24
13 B HARTLEY Toro Rosso Honda 1:19.841 +2.228 32
14 L STROLL Williams Mercedes 1:20.012 +2.399 33
15 E OCON Force India Mercedes 1:20.065 +2.452 30
16 S VANDOORNE McLaren Renault 1:20.151 +2.538 28
17 S PÉREZ Force India Mercedes 1:20.159 +2.546 27
18 A GIOVINAZZI Sauber Ferrari 1:20.293 +2.680 31
19 S SIROTKIN Williams Mercedes 1:20.307 +2.694 28
20 M ERICSSON Sauber Ferrari 1:20.697 +3.084 12
    Tempo 107% 1:23.046 +5.433  
           
REC M SCHUMACHER Ferrari   1:19.071  
MV R BARRICHELLO Ferrari   1:18.436  

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