Ricciardo lembra toque na largada do GP da Hungria e diz que afobação de Verstappen “será lapidada com o tempo”

Daniel Ricciardo e Max Verstappen estão numa boa após o incidente em Budapeste. Mas, perguntado sobre o assunto, Ricciardo afirmou que acha que a afobação do companheiro irá sumir conforme a experiência e tempo de carreira forem aumentando

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A última impressão que ficou da dupla de pilotos da Red Bull antes das férias de verão da F1 foi diferente daquela que tem sido vista pelos últimos dois anos. Max Verstappen errou na largada do GP da Hungria, quase um mês atrás, e acabou tirando do companheiro a chance de marcar pontos importantes. Ricciardo ficou nervoso, longe da imagem de bom moço que normalmente tem. Agora, na Bélgica, a opinião está mais clara. Não sobrou rusga, apenas uma avaliação límpida de que Verstappen irá se acalmar com o tempo.

 
Ricciardo e Verstappen sempre aparecem como uma das duplas de pilotos que se dão muito bem fora das pistas. E depois de ficar nervoso na Hungria, o australiano conversou com o companheiro logo depois para se certificar de que tudo ficaria bem – um papo que aconteceu, aliás, na base das cervejas. Falando sobre o caso, lembrou que a afobação de Verstappen na hora de largar é algo que já apareceu antes e arriscou que irá sumir apenas com experiência. 
 
"Será lapidado", afirmou. "É provavelmente semelhante à largada do GP da Bélgica do ano passado, quando ele [Verstappen] largou na primeira fila, não saiu muito bem e acabou tentando compensar na primeira curva. OK, tinha um espaço por dentro, mas em qualquer possibilidade seria extremamente estreito", lembrou.
Max Verstappen e Daniel Ricciardo (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

"São pequenas coisas que ele está fazendo – e não pela primeira vez -, mas há uma fraqueza? Não sei se é fraqueza, isso será lapidado com o tempo, é provavelmente apenas a juventude. Não estou tentando dar uma lição nele ou algo assim… Só não foi a primeira vez que ele tentou um mergulho como aquele na largada", seguiu. 

 
Ricciardo ainda lembrou o próprio começo de carreira na Red Bull, quando tinha esperança de disputar o título mundial na então tetracampeã e acabou varrido pela Mercedes. Segundo o piloto, é um tanto parecido com o que Max está passando.
 
"É difícil criticar um estilo de pilotagem por ser indômito – você cometerá erros. É o pensamento correto querer capitalizar e tirar o máximo de todos os momentos. Mas é necessário ser realista também. É como em 2015, quando eu estava 'vamos disputar o título', e depois fiquei tipo 'o que está acontecendo?'. Levou algumas corridas para entender que não ia rolar. E você precisa ajustar", afirmou.
 
"É algo que vem com idade e experiência. Você é jovem e faminto e quer apenas ir, ir e ir. Às vezes quando alguém te diz que 'não', você responde que 'sim'!. Se não temos um carro para ganhar, você não quer ouvir ou se recusa a ouvir. Isso cria um estilo de guiar ou uma frustração", avaliou.
 
E, por fim, elogiou. "Mas, ao mesmo tempo, analisando agora, foi uma situação infeliz, porque somos companheiros de equipe. Em geral ele teve alguns abandonos, mas está guiando melhor que ano passado, não apenas do ponto de vista da velocidade, mas do estilo", encerrou.
RENOVAÇÃO COM RÄIKKÖNEN DIZ MUITO SOBRE O QUE É A FERRARI E SEU PENSAMENTO SOBRE A F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.