Ricciardo minimiza problema no TL1 em Monza e vê “sinais positivos” em atualizações da Renault

Sexto colocado no primeiro dia de treinos em Monza, Daniel Ricciardo fez uma avaliação positiva da atualização de motor introduzida pela Renault. Australiano minimizou o problema enfrentado no TL1 na Itália

Daniel Ricciardo fez uma avaliação positiva das atualizações de motor introduzidas pela Renault nesta sexta-feira (31). O australiano fechou o dia em Monza com o sexto tempo, com sua melhor volta em 1min22s296, 1s191 atrás do líder Sebastian Vettel.

 
Antes mesmo da classificação, Ricciardo já sabe que terá de largar no fundo do grid, uma vez que a Red Bull trocou o motor do carro #3. O início do primeiro treino, porém, pareceu um revés, já que o piloto perdeu potência e foi forçado a parar.
Daniel Ricciardo (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
O time dos energéticos, no entanto, minimizou o problema e afirmou que foi apenas uma configuração de software que fez o motor entrar em modo de segurança.
 
Falando à imprensa, Daniel também minimizou a falha e considerou que o novo motor “mostrou alguns sinais positivos”.
 
“Foi, na verdade, na primeira volta que tivemos algum problema”, disse Ricciardo. “Nós resolvemos e foi ok. Vamos olhar os dados, mas acho que funcionou bem para nós”, seguiu.
 
“Vamos olhar um pouco mais de perto, mas acho que mostrou alguns sinais positivos”, opinou.
 
Questionado sobre como encara o fim de semana, já que terá de largar no fundo do grid, Daniel respondeu: “Tento encarar da mesma forma. Mas, provavelmente, um pouco mais relaxado, já que não tem muito mais a fazer além da corrida”.
 
“Nós fizemos alguns long-runs, mas a probabilidade de nos classificarmos amanhã é pequena, já que sabemos que vamos largar atrás, então é só focar na corrida”, completou.
Também, Daniel considerou que a Red Bull conseguiu se aproximar da concorrência em termos de long-runs, mas avaliou que ainda é preciso avançar mais.
 
“Nós parecemos mais competitivos nos long-runs esta tarde, mas, nos short-runs, a Ferrari foi realmente rápida e nós ainda temos um grande atraso em relação a Mercedes”, avaliou “Nós, definitivamente, nos aproximamos nos long-runs, o que é promissor para a corrida, mas ainda temos de encontrar um pouco mais”, continuou.
Companheiro de Ricciardo, Max Verstappen ficou uma posição à frente, mas fez uma leitura similar a do australiano neste primeiro dia em Monza.
 
“Hoje foi tudo bem, as mesmas condições para todos. Felizmente, tivemos um segundo treino no seco, onde pudemos testar algumas coisas”, disse Max. “Na classificação com pista seca, acho que somos muito lentos, mas, em long-runs, parece mais positivo. Se isso ai ser realmente o suficiente para realmente lutarmos, acho que não”, continuou.
 
“Olhando da perspectiva do carro, o comportamento foi bom, então, claro, estou feliz. Mas está é, definitivamente, a pior pista para nós, não espero nenhum milagre e vamos tentar tirar o máximo dela”, frisou. “Não acho que seja muito necessário usar uma estratégia de pneus diferente amanhã, já que os dois compostos se comportaram realmente bem. Não espero nenhum problema com isso e só teremos de tentar ter a melhor classificação possível”, ponderou.
 
Por fim, Verstappen explicou que ainda não sabe se testará o novo motor no sábado.
 
“Ainda não sei se vamos usar a especificação C de motor amanhã, vamos decidir esta noite quando avaliarmos os dados”, explicou. “Só temos de seguir forçando e tentar melhorar o carro, aí veremos onde estamos”, completou.
 
#GALERIA(9522)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.