Rich Energy encerra contrato com Haas via Twitter por “desempenho ruim”

A fabricante de bebidas energéticas Rich Energy, patrocinadora-máster da Haas, anunciou por meio do Twitter que estava encerrando o contrato com a equipe norte-americana. Segundo o anúncio, inicialmente não replicado no site oficial da marca ou pelos canais da Haas, o estopim foi o desempenho no GP da Áustria

Chegou ao fim no começo da tarde desta quarta-feira (10) a parceria entre novatas da Fórmula 1: a Haas e sua patrocinadora-máster, a fabricante de bebidas energéticas Rich Energy. E o término se deu de forma esquisita: por meio do Twitter, a Rich Energy colocou a boca no mundo e disse que estava deixando a Haas por causa do "desempenho ruim".
 
De acordo com a marca, que concorre com a Red Bull no mercado de bebidas, o objetivo é rivalizar com a concorrente na F1. Como na Áustria, casa da Red Bull – que venceu a corrida com Max Verstappen -, a Haas chegou a andar atrás da pior equipe do grid, a Williams, o negócio foi terminado. É a justificativa oficial da Rich.

"Hoje a Rich Energy encerrou o contrato com a Haas pelo desempenho ruim. Nossa meta é superar a Red Bull e ficar atrás da Williams na Áustria foi inaceitável. A política e atitude na F1 também estava inibindo nosso negócio. Desejamos tudo de bom para a equipe", afirmou no Twitter.


Mesmo depois da postagem, o site oficial da companhia ostentava a parceria com a Haas e a foto dos dois pilotos, Kevin Magnussen e Romain Grosjean.
Grosjean e Magnussen com as cores da patrocinadora (Foto: Reprodução)
O GRANDE PRÊMIO entrou em contato com a Haas assim que a postagem da Rich Energy foi feita nas redes sociais e ainda não obteve resposta da equipe.
 
A passagem da Rich Energy pela Fórmula 1 foi cercada de controvérsia desde o começo. A marca de energéticos quis comprar a Force India durante o processo de falência, não conseguindo e usando as redes sociais para fazer críticas abertas à escolha dos novos donos – Lawrence Stroll, comandando um grupo de empresários. 
 
A nova investida foi através da Haas. A marca de energético foi anunciada como patrocinador-máster em novembro de 2018. O investimento alto significava que o carro ia ser pintado de preto e dourado, substituindo os tons de cinza utilizado em anos anteriores.

2019 começou tranquilo para a parceria, mas tudo tomou um rumo negativo nos últimos meses. A Rich Energy foi acusada de plagiar o logo da Whyte Bikes, montadora britânica de bicicletas. O processo judicial trouxe derrota para a marca de energéticos, que foi ordenada judicialmente a parar de exibir as marcas plagiadas a partir de 18 de julho.

Na última semana, em novo julgamento envolvendo os direitos na briga com a Whyte Bikes, a Suprema Corte Britânica forçou a marca de energéticos a divulgar suas finanças, revelando detalhes do acerto com a Haas e também dos lucros obtidos pela parceria.
 
Além disso, como resultado da sessão que aconteceu pouco depois do GP da Áustria, teve de pagar à empresa ATB, responsável pela Whyte Bikes, uma multa no valor de £ 35,416 – aproximadamente R$ 167 mil. 

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