Rosberg acha volta ideal para superar Hamilton no treino livre 1 em Interlagos. Massa bate Nasr na Williams
Nico Rosberg começou o fim de semana do GP do Brasil à frente de Lewis Hamilton. Com o melhor tempo nos três trechos da pista de Interlagos, o alemão colocou 0s2 sobre o inglês, e ambos garantiram a confortável liderança da Mercedes. A Williams não começou bem, e na briga entre os Felipes, Massa terminou melhor que Nasr
O outro brasileiro, Felipe Nasr, aproveitou seus últimos momentos de Williams e seu único no fim de semana para terminar em 12º numa sessão em que Daniel Juncadella, outro que só andou neste momento, estampou o carro da Force India na barreira de proteção do Laranjinha e provocou a única bandeira vermelha.
Confira como foi o primeiro treino livre para o GP do Brasil de F1
Relacionadas
De nomes novos, Felipe Nasr, recém-contratado pela Sauber, assumiu o FW36 de Valtteri Bottas para o TL1, enquanto o novato Max Verstappen fez o mesmo na Toro Rosso, substituindo Jean-Éric Vergne. Na Force India, o espanhol Daniel Juncadella também tomou o lugar de Sergio Pérez. Os três foram os primeiros a deixar os boxes, seguidos por Felipe Massa, os dois pilotos da Ferrari e Daniil Kvyat. As duas McLaren vieram na sequência.
Como de costume, os giros iniciais foram dedicados apenas às verificações dos sistemas. Ainda assim, Jenson Button se viu parado na entrada dos boxes. A entrada do pit-lane de Interlagos foi reformulada, alargada e ainda ganhou um ‘S’. O inglês, contudo, acabou parado um pouco mais à frente. Pelo rádio, Button falou que “tudo parou” no carro.
Kevin Magnussen logo retornou à pista, deixando evidente o trabalho para hoje: avaliar componentes aerodinâmicos. A McLaren do dinamarquês deixou os pits com sensores na parte dianteira. Só que o piloto acabou percorrendo apenas uma volta e logo retornou às garagens.
Aí, logo depois de uma breve pausa, a Toro Rosso mandou seus dois pilotos de volta ao trabalho. O mesmo fez a Sauber com Adrian Sutil. Verstappen deu um susto ao colocar o carro na grama na segunda perna do ‘S’, mas conseguiu controlar bem e voltou ao asfalto.
E foi do estreante a primeira marca do dia, em 1min19s999. Na segunda tentativa, o holandês já passou bem mais rápido, em 1min17s712. Sutil e Kvyat completavam a então lista de tempos.
Mas isso mudaria rapidamente. Logo as duas Ferrari retornaram, e Kimi Räikkönen se colocou à frente com 1min17s402, mas foi superado na sequência por Fernando Alonso e o seu 1min16s921. Verstappen ainda era terceiro, seguido por Sutil, Kvyat, Romain Grosjean, Juncadella e Pastor Maldonado.
A liderança ferrarista, entretanto, durou muito pouco. A Mercedes veio Nico Rosberg um minuto depois e cravou 1min15s450, trazendo consigo um surpreende Verstappen já em segundo, com 1min16s920. Alonso caía, então, para terceiro.
Aí foi a vez do líder do campeonato também dar suas primeiras voltas. E rápidas. Lewis Hamilton apareceu com 1min15s337 e pulou para a ponta, mas Rosberg deu o troco na sequência, passou 0s335 melhor. Ainda não tinha acabado. Hamilton voou e cravou 1min14s172. Rosberg, Räikkönen, Daniel Ricciardo, Nasr, Sebastian Vettel, Felipe Massa, Kvyat, Alonso e Grosjean formavam o novo top-10. Nesta primeira parte da sessão em Interlagos, os pilotos ainda se queixavam muito da baixa aderência do asfalto novo.
Pouco antes do fim da primeira meia hora do TL1, Hamilton ainda teve tempo de baixar seu tempo para 1min13s468. 0s5 atrás, Rosberg ainda segurava o segundo lugar, agora à frente de Kvyat, Alonso, Vettel, Ricciardo, Vergne, Grosjean, Räikkönen e Nasr.
Não demorou nada, e logo outros se juntaram a Magnussen. E o primeiro foi Verstappen. O encapetado garoto veio bem na primeira tentativa de volta rápida e se colocou em um sólido segundo posto, com 1min13s827, 0s3 mais lento que o líder. Como sempre acontece, neste primeiro treino, apenas os pneus mais duros são usados. Neste caso, os médios.
Aí Juncadella deu uma bela escapada no Laranjinha e bateu forte. Por isso, a direção de prova optou por interromper por alguns minutos a sessão com bandeira vermelha.
Então, aproveitando a parada, vamos à ordem: Rosberg (1min12s764), Hamilton, Verstappen, Maldonado, Räikkönen, Magnussen, Kvyat, Ricciardo, Sutil, Hülkenberg, Alonso, Vettel, Grosjean, Nasr, Massa, Juncadella, Button e Gutiérrez.
Enquanto isso, Massa também baixava suas marcas, mas subiu pouco, foi apenas para 13º, o suficiente, entretanto, para superar Nasr, que permanecia em 15º.
Agora, os pilotos voltam à tarde, para a segunda sessão de treinos livres, a partir das 14h (de Brasília).
As imagens do GP do Brasil de F1
#GALERIA(5137)
F1, GP do Brasil, Interlagos, treino livre 1:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:12.764 | 30 | |
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:12.985 | +0.221 | 32 |
3 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:13.723 | +0.959 | 39 |
4 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:13.742 | +0.978 | 30 |
5 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:13.811 | +1.047 | 28 |
6 | 38 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:13.827 | +1.063 | 26 |
7 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | 1:14.034 | +1.270 | 31 |
8 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:14.114 | +1.350 | 32 |
9 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 1:14.136 | +1.372 | 30 |
10 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:14.197 | +1.433 | 27 |
11 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 1:14.434 | +1.670 | 31 |
12 | 40 | FELIPE NASR | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:14.522 | +1.758 | 22 |
13 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:14.678 | +1.914 | 33 |
14 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 1:14.902 | +2.138 | 24 |
15 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 1:15.109 | +2.345 | 23 |
16 | 34 | DANIEL JUNCADELLA | ESP | FORCE INDIA MERCEDES | 1:16.030 | +3.266 | 17 |
17 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 1 | ||
18 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 6 | ||
TEMPO 107% | TL2 | 1:17.857 | +5.093 | ||||
RECORDE | RUBENS BARRICHELLO | BRA | FERRARI F2004 | 1:10.646 | 23/10/2004 | ||
MELHOR VOLTA | JUAN PABLO MONTOYA | COL | WILLIAMS BMW F26 | 1:11.473 | 24/10/2004 |