Rosberg acha volta ideal para superar Hamilton no treino livre 1 em Interlagos. Massa bate Nasr na Williams

Nico Rosberg começou o fim de semana do GP do Brasil à frente de Lewis Hamilton. Com o melhor tempo nos três trechos da pista de Interlagos, o alemão colocou 0s2 sobre o inglês, e ambos garantiram a confortável liderança da Mercedes. A Williams não começou bem, e na briga entre os Felipes, Massa terminou melhor que Nasr

Ainda é cedo, claro, mas Nico Rosberg mostrou disposição para caçar Lewis Hamilton e manter viva a batalha pelo título de 2014. O alemão abriu as atividades desta sexta-feira (7) em Interlagos com o melhor tempo do treino livre da plúmbea manhã paulistana. 
 
Com o tempo de 1min12s764, Rosberg livrou pouco mais de 0s2 de vantagem para Hamilton. Nico precisa mais do que nunca vencer a corrida deste fim de semana no Brasil para diminuir a vantagem de 24 pontos do parceiro de Mercedes, que sobrou novamente.
 
O terceiro colocado, vejam, foi Daniil Kvyat, da Toro Rosso, que também andou bem com Max Verstapenn, sexto. Entre os dois ficaram Fernando Alonso e Felipe Massa, nesta ordem. 

O outro brasileiro, Felipe Nasr, aproveitou seus últimos momentos de Williams e seu único no fim de semana para terminar em 12º numa sessão em que Daniel Juncadella, outro que só andou neste momento, estampou o carro da Force India na barreira de proteção do Laranjinha e provocou a única bandeira vermelha.

Nico Rosberg liderou o TL1 em Interlagos (Foto: Getty Images)
 

Confira como foi o primeiro treino livre para o GP do Brasil de F1

O primeiro treino livre da F1 em Interlagos começou cercado de expectativa, especialmente devido às reformas que a pista sofreu nos últimos meses e ao recapeamento. O céu nublado e as baixas temperaturas também marcaram os primeiros minutos da atividade na pista paulistana. Novamente, apenas 18 carros estavam nas garagens para esta penúltima etapa da temporada 2014.

De nomes novos, Felipe Nasr, recém-contratado pela Sauber, assumiu o FW36 de Valtteri Bottas para o TL1, enquanto o novato Max Verstappen fez o mesmo na Toro Rosso, substituindo Jean-Éric Vergne. Na Force India, o espanhol Daniel Juncadella também tomou o lugar de Sergio Pérez. Os três foram os primeiros a deixar os boxes, seguidos por Felipe Massa, os dois pilotos da Ferrari e Daniil Kvyat. As duas McLaren vieram na sequência.

Eis aí a nova entrada dos boxes de Interlagos (Foto: Clive Mason/Getty Images)

Como de costume, os giros iniciais foram dedicados apenas às verificações dos sistemas. Ainda assim, Jenson Button se viu parado na entrada dos boxes. A entrada do pit-lane de Interlagos foi reformulada, alargada e ainda ganhou um ‘S’. O inglês, contudo, acabou parado um pouco mais à frente. Pelo rádio, Button falou que “tudo parou” no carro.

Kevin Magnussen logo retornou à pista, deixando evidente o trabalho para hoje: avaliar componentes aerodinâmicos. A McLaren do dinamarquês deixou os pits com sensores na parte dianteira. Só que o piloto acabou percorrendo apenas uma volta e logo retornou às garagens.

Aí, logo depois de uma breve pausa, a Toro Rosso mandou seus dois pilotos de volta ao trabalho. O mesmo fez a Sauber com Adrian Sutil. Verstappen deu um susto ao colocar o carro na grama na segunda perna do ‘S’, mas conseguiu controlar bem e voltou ao asfalto.

E foi do estreante a primeira marca do dia, em 1min19s999. Na segunda tentativa, o holandês já passou bem mais rápido, em 1min17s712. Sutil e Kvyat completavam a então lista de tempos.

Mas isso mudaria rapidamente. Logo as duas Ferrari retornaram, e Kimi Räikkönen se colocou à frente com 1min17s402, mas foi superado na sequência por Fernando Alonso e o seu 1min16s921. Verstappen ainda era terceiro, seguido por Sutil, Kvyat, Romain Grosjean, Juncadella e Pastor Maldonado.

A liderança ferrarista, entretanto, durou muito pouco. A Mercedes veio Nico Rosberg um minuto depois e cravou 1min15s450, trazendo consigo um surpreende Verstappen já em segundo, com 1min16s920. Alonso caía, então, para terceiro.

Aí foi a vez do líder do campeonato também dar suas primeiras voltas. E rápidas. Lewis Hamilton apareceu com 1min15s337 e pulou para a ponta, mas Rosberg deu o troco na sequência, passou 0s335 melhor. Ainda não tinha acabado. Hamilton voou e cravou 1min14s172. Rosberg, Räikkönen, Daniel Ricciardo, Nasr, Sebastian Vettel, Felipe Massa, Kvyat, Alonso e Grosjean formavam o novo top-10. Nesta primeira parte da sessão em Interlagos, os pilotos ainda se queixavam muito da baixa aderência do asfalto novo. 

Pouco antes do fim da primeira meia hora do TL1, Hamilton ainda teve tempo de baixar seu tempo para 1min13s468. 0s5 atrás, Rosberg ainda segurava o segundo lugar, agora à frente de Kvyat, Alonso, Vettel, Ricciardo, Vergne, Grosjean, Räikkönen e Nasr.

Depois de um breve intervalo, Magnussen voltou à pista e veio acompanhado de Räikkönen. Tanto a McLaren quanto a Ferrari espalhavam faíscas na freada para o ‘S’ do Senna. Enquanto o finlandês voltou para os boxes, o dinamarquês preferiu permanecer um pouco mais e teve a pista só para si. O trabalho rendeu frutos, e o piloto saltou para terceiro, com 1min14s136, 0s6 pior que Hamilton, entretanto.
Nico Rosberg completa volta em Interlagos (Foto: Getty Images)

Não demorou nada, e logo outros se juntaram a Magnussen. E o primeiro foi Verstappen. O encapetado garoto veio bem na primeira tentativa de volta rápida e se colocou em um sólido segundo posto, com 1min13s827, 0s3 mais lento que o líder. Como sempre acontece, neste primeiro treino, apenas os pneus mais duros são usados. Neste caso, os médios. 

As Mercedes também voltaram fortes. E Rosberg tomou a ponta, passando quase 0s4 melhor que Hamilton. Apesar de ainda permanecer na pista, o inglês não conseguiu superar o alemão. Verstappen continuava entre os ponteiros, mas em terceiro agora. 
Maldonado também apareceu bem nessa fase da sessão, colocando a Lotus em quarto, com 1min14s034, 1s2 mais lento que o carro prata de Rosberg, que já virava em 1min12s764. Hamilton continuava na casa de 1min13s.

Aí Juncadella deu uma bela escapada no Laranjinha e bateu forte. Por isso, a direção de prova optou por interromper por alguns minutos a sessão com bandeira vermelha.

Então, aproveitando a parada, vamos à ordem: Rosberg (1min12s764), Hamilton, Verstappen, Maldonado, Räikkönen, Magnussen, Kvyat, Ricciardo, Sutil, Hülkenberg, Alonso, Vettel, Grosjean, Nasr, Massa, Juncadella, Button e Gutiérrez.

 
A parada foi rápida, e logo as ações recomeçaram. Enquanto as posições dos líderes permaneciam intactas, o menino Kvyat saltava para terceiro, já andando na casa de 1min13s723. Alonso também melhorou e foi para décimo, empurrando Verstappen para quinto — o jovem chegou a escapar na entrada do ‘S’ do Senna, mas se recuperou a contento. Maldonado ainda impressionava em sexto com a Lotus.

Enquanto isso, Massa também baixava suas marcas, mas subiu pouco, foi apenas para 13º, o suficiente, entretanto, para superar Nasr, que permanecia em 15º. 

No fim, Rosberg acabou na frente o primeiro embate do fim de semana brasileiro da F1 em Interlagos. O alemão liderou mais uma dobradinha humilhante da Mercedes. Lewis Hamilton foi 0s2 pior. O garoto Kvyat ainda botou a Toro Rosso em terceiro, uma posição melhor que Fernando Alonso. Mas o destaque da sessão foi mesmo o novato Max Verstappen, que terminou em quinto. Felipe Massa fechou ainda em quinto,enquanto Felipe Nasr, que substituiu Valtteri Bottas, foi 12º.

Agora, os pilotos voltam à tarde, para a segunda sessão de treinos livres, a partir das 14h (de Brasília). 


As imagens do GP do Brasil de F1
#GALERIA(5137)
 

F1, GP do Brasil, Interlagos, treino livre 1:

1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:12.764   30
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:12.985 +0.221 32
3 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT 1:13.723 +0.959 39
4 14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI 1:13.742 +0.978 30
5 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:13.811 +1.047 28
6 38 MAX VERSTAPPEN HOL TORO ROSSO RENAULT 1:13.827 +1.063 26
7 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT 1:14.034 +1.270 31
8 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:14.114 +1.350 32
9 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES 1:14.136 +1.372 30
10 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:14.197 +1.433 27
11 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI 1:14.434 +1.670 31
12 40 FELIPE NASR FIN WILLIAMS MERCEDES 1:14.522 +1.758 22
13 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:14.678 +1.914 33
14 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT 1:14.902 +2.138 24
15 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT 1:15.109 +2.345 23
16 34 DANIEL JUNCADELLA ESP FORCE INDIA MERCEDES 1:16.030 +3.266 17
17 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES     1
18 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI     6
    TEMPO 107% TL2   1:17.857 +5.093  
               
RECORDE RUBENS BARRICHELLO BRA FERRARI F2004 1:10.646 23/10/2004  
MELHOR VOLTA JUAN PABLO MONTOYA COL WILLIAMS BMW F26 1:11.473 24/10/2004  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.