Rosberg bate Hamilton e comanda terceiro treino livre na Malásia. Ferrari supera Williams de Massa
Nico Rosberg deu o troco em Lewis Hamilton neste sábado (28) na Malásia. O alemão foi o mais rápido na última sessão antes da classificação e colocou 0s1 de diferença na tabela de tempos para o companheiro de equipe.
Nico Rosberg deu o troco em Lewis Hamilton neste sábado (28) na Malásia. O alemão da Mercedes foi o mais veloz no terceiro e último treino livre antes da classificação malaia e colocou 0s1 de diferença na tabela de tempos para o companheiro de equipe. O tempo alcançada pelo vice-líder do Mundial foi 1min39s690, um décimo mais rápido que a melhor marca registrada por Hamilton na sexta-feira.
Daniel Ricciardo salvou a Red Bull e cavou um sólido sétimo posto, mas foi seguido de perto pelos dois novatos da Toro Rosso, com Carlos Sainz Jr. à frente de Max Verstappen. Marcus Ericsson completou o top-10, enquanto o parceiro de Sauber, Felipe Nasr foi só o 17º.
Relacionadas
Confira como foi o terceiro treino livre da F1 para o GP da Malásia
Minutos depois e passada a fase de voltas de instalação, o mesmo Stevens também foi quem inaugurou a tabela de tempos, com 1min49s397. Mas isso logo mudou. A Sauber, com Felipe Nasr e Marcus Ericsson, voltou já para as primeiras voltas cronometradas, junto com a Red Bull de Daniel Ricciardo, já andava na casa de 1min41s980.
E aos poucos o treino foi ganhando vida. Daniil Kvyat apareceu na sequência, com 1min41s397, colocando já 0s065 no companheiro de equipe. Os novatos da Toro Rosso também se posicionaram ali atrás, com Carlos Sainz Jr. à frente de Max Verstappen. A diferença aí para o líder era de apenas 0s188.
Pastor Maldonado, Ericsson, Nico Hülkenberg, Sergio Pérez, Nars e Stevens formavam o grupo dos dez melhores. Nesta fase da sessão, todo mundo ainda estava andando com os pneus duros, avaliando o desempenho em ritmo de corrida. E duas situações chamaram a atenção: Nasr escapou da pista, mas sem gravidade, enquanto Kimi Räikkönen se via com problemas de pneus. O finlandês chegou a tentar volta cronometrada, mas voltou logo aos pits, com a suspeita de pneu furado.
Nico Rosberg, Felipe Massa, Valtteri Bottas e Fernando Alonso esperaram um pouco mais para iniciar seus giros cronometrados. Deixaram os pits com pouco mais de 20 minutos de treino. Ainda com os pneus duros, o piloto da Mercedes cravou 1min40s392 e já pulou para a ponta. Bottas se colocou em segundo, com uma desvantagem de 0s9.
Nesse meio tempo, Ricciardo voltou à pista já calçado com os pneus médios – a versão mais macia da Pirelli para o fim de semana. Com a ajuda do composto, o australiano conseguiu virar o segundo melhor tempo, a um décimo de Rosberg. Enquanto isso, Roberto Merhi escapava da pista, depois de um erro na freada da curva 9.
Massa logo surgiu em terceiro, também com uma diferença de 0s9 para Nico. O brasileiro da Williams ainda estava com o jogo de compostos duros e chegou a escapar da pista pouco antes de retornar aos boxes. Já Alonso tinha o décimo posto.
Não demorou nada, e Sebastian Vettel e Lewis Hamilton finalmente vieram. Na primeira tentativa de volta rápida, o alemão colocou a Ferrari em segundo, a apenas 0s2 de Rosberg. Hamilton era apenas o quarto. O inglês chegou a abrir uma segunda volta rápida, mas acabou desistindo por conta de uma fritada de pneu e retornou aos pits.
Assim, restando pouco mais de 20 minutos para o fim, a ordem era: Rosberg, Vettel, Ricciardo, Hamilton, Massa, Bottas, Kvyat, Sainz, Verstappen, Grosjean, Alonso, Maldonado, Ericsson, Hülkenberg, Pérez, Button, Nasr, Stevens, Merhi e Räikkönen. Destes, apenas os dois carros da Red Bull e os da Manor já haviam andado com os compostos médios.
E o alemão virou 1min39s690 e assegurou o P1. Massa já veio em segundo, com Bottas em terceiro. Mas isso mudaria em logo. Hamilton também seguiu os três e se colocou em segundo, a 0s1 do companheiro de equipe. Räikkönen também veio bem e tomou a terceira posição, empurrando Massa e Bottas para quarto e quinto.
Agora, os pilotos retornam à pista malaia daqui a duas horas, 6h (de Brasília), para a definição do grid de largada. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL.
F1, GP da Malásia, Sepang, treino livre 3:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:39.690 | 13 | |
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:39.873 | +0.183 | 10 |
3 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:40.245 | +0.555 | 9 |
4 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:40.266 | +0.576 | 13 |
5 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:40.391 | +0.701 | 14 |
6 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:40.406 | +0.716 | 15 |
7 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:40.590 | +0.900 | 18 |
8 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:40.601 | +0.911 | 19 |
9 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:40.989 | +1.299 | 17 |
10 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:41.200 | +1.510 | 19 |
11 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS MERCEDES | 1:41.206 | +1.516 | 16 |
12 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | 1:41.592 | +1.902 | 18 |
13 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | 1:41.775 | +2.085 | 14 |
14 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:41.804 | +2.114 | 15 |
15 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:41.991 | +2.301 | 13 |
16 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:42.099 | +2.409 | 14 |
17 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:42.117 | +2.427 | 18 |
18 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:42.319 | +2.629 | 13 |
19 | 98 | ROBERTO MERHI | ESP | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:46.647 | +6.957 | 9 |
20 | 28 | WILL STEVENS | ING | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:47.059 | +7.369 | 6 |
TEMPO 107% | TL3 | 1:46.668 | +6.978 | ||||
RECORDE | FERNANDO ALONSO | ESP | RENAULT | 1:32.582 | 19/03/2005 | ||
MELHOR VOLTA | JUAN PABLO MONTOYA | COL | WILLIAMS BMW | 1:34.223 | 20/03/2004 |
A F1 que Wilsinho Fittipaldi e Chico Serra viram pela primeira vez era muito diferente da atual. Carros, circuitos, tecnologia, dinheiro, tudo. Mas, principalmente, o grid era muito maior. 33 carros estavam inscritos e 25 largaram no GP da Espanha de 1972, que Wilsinho terminou na sétima posição. 24 alinharam no grid em Long Beach em 1981, quando Serra também debutou chegando em sétimo. Mas o tamanho do grid não apaga o brilho do quinto lugar de Felipe Nasr no GP da Austrália de 2015, que os desbancou e se tornou o melhor resultado de um estreante brasileiro na história da categoria
TESÃO DE JOVENS
Os dois já são veteranos. Um tem os primeiros fios grisalhos e outro passou dos 40. Mas os dois seguem firmes e fortes na Indy e usam a idade como um grande fator positivo. Helio Castroneves e Tony Kanaan prometem a mesma disposição dos tempos em que começaram na Indy para conquistarem o título da temporada 2015. E os dois estão nas duas melhores equipes possíveis: a Penske e a Ganassi, respectivamente.