Rosberg bate Hamilton e comanda terceiro treino livre na Malásia. Ferrari supera Williams de Massa

Nico Rosberg deu o troco em Lewis Hamilton neste sábado (28) na Malásia. O alemão foi o mais rápido na última sessão antes da classificação e colocou 0s1 de diferença na tabela de tempos para o companheiro de equipe.

Nico Rosberg deu o troco em Lewis Hamilton neste sábado (28) na Malásia. O alemão da Mercedes foi o mais veloz no terceiro e último treino livre antes da classificação malaia e colocou 0s1 de diferença na tabela de tempos para o companheiro de equipe. O tempo alcançada pelo vice-líder do Mundial foi 1min39s690, um décimo mais rápido que a melhor marca registrada por Hamilton na sexta-feira. 

 
A Ferrari novamente foi a equipe que mais esteve próxima da Mercedes. E ainda bateu os dois carros da Williams, de novo. Kimi Räikkönen fechou as atividades em terceiro, a pouco mais de meio segundo de Rosberg. Sebastian Vettel ainda teve tempo de se colocar em quarto.
 
Já Felipe Massa foi o melhor entre os pilotos da equipe de Grove. O brasileiro cravou a quinta melhor marca, logo à frente do companheiro Valtteri Bottas. A diferença entre a equipe italiana e a esquadra inglês na tabela ficou na casa de 0s2. 

Daniel Ricciardo salvou a Red Bull e cavou um sólido sétimo posto, mas foi seguido de perto pelos dois novatos da Toro Rosso, com Carlos Sainz Jr. à frente de Max Verstappen. Marcus Ericsson completou o top-10, enquanto o parceiro de Sauber, Felipe Nasr foi só o 17º. 

Nico Rosberg foi o mais veloz no TL3 em Sepang (Foto: Getty Images)

Confira como foi o terceiro treino livre da F1 para o GP da Malásia

A F1 voltou à úmida Sepang nesta manhã de sábado (28) sob uma temperatura ambiente de 34ºC. No asfalto malaio, os termômetros registravam incríveis 59 graus. E uma vez mais, a Manor Marussia, com Will Stevens, foi a primeira a ir à pista, seguida então das demais, que aproveitavam os primeiros minutos de sessão para as verificações de praxe e aos ensaios de largada.

Minutos depois e passada a fase de voltas de instalação, o mesmo Stevens também foi quem inaugurou a tabela de tempos, com 1min49s397. Mas isso logo mudou. A Sauber, com Felipe Nasr e Marcus Ericsson, voltou já para as primeiras voltas cronometradas, junto com a Red Bull de Daniel Ricciardo, já andava na casa de 1min41s980.

E aos poucos o treino foi ganhando vida. Daniil Kvyat apareceu na sequência, com 1min41s397, colocando já 0s065 no companheiro de equipe. Os novatos da Toro Rosso também se posicionaram ali atrás, com Carlos Sainz Jr. à frente de Max Verstappen. A diferença aí para o líder era de apenas 0s188.

Pastor Maldonado, Ericsson, Nico Hülkenberg, Sergio Pérez, Nars e Stevens formavam o grupo dos dez melhores. Nesta fase da sessão, todo mundo ainda estava andando com os pneus duros, avaliando o desempenho em ritmo de corrida. E duas situações chamaram a atenção: Nasr escapou da pista, mas sem gravidade, enquanto Kimi Räikkönen se via com problemas de pneus. O finlandês chegou a tentar volta cronometrada, mas voltou logo aos pits, com a suspeita de pneu furado.

Nico Rosberg, Felipe Massa, Valtteri Bottas e Fernando Alonso esperaram um pouco mais para iniciar seus giros cronometrados. Deixaram os pits com pouco mais de 20 minutos de treino. Ainda com os pneus duros, o piloto da Mercedes cravou 1min40s392 e já pulou para a ponta. Bottas se colocou em segundo, com uma desvantagem de 0s9.

Nesse meio tempo, Ricciardo voltou à pista já calçado com os pneus médios – a versão mais macia da Pirelli para o fim de semana. Com a ajuda do composto, o australiano conseguiu virar o segundo melhor tempo, a um décimo de Rosberg. Enquanto isso, Roberto Merhi escapava da pista, depois de um erro na freada da curva 9.

Massa logo surgiu em terceiro, também com uma diferença de 0s9 para Nico. O brasileiro da Williams ainda estava com o jogo de compostos duros e chegou a escapar da pista pouco antes de retornar aos boxes. Já Alonso tinha o décimo posto.

Não demorou nada, e Sebastian Vettel e Lewis Hamilton finalmente vieram. Na primeira tentativa de volta rápida, o alemão colocou a Ferrari em segundo, a apenas 0s2 de Rosberg. Hamilton era apenas o quarto. O inglês chegou a abrir uma segunda volta rápida, mas acabou desistindo por conta de uma fritada de pneu e retornou aos pits.

Assim, restando pouco mais de 20 minutos para o fim, a ordem era: Rosberg, Vettel, Ricciardo, Hamilton, Massa, Bottas, Kvyat, Sainz, Verstappen, Grosjean, Alonso, Maldonado, Ericsson, Hülkenberg, Pérez, Button, Nasr, Stevens, Merhi e Räikkönen. Destes, apenas os dois carros da Red Bull e os da Manor já haviam andado com os compostos médios. 

A parte final da sessão, como de costume, foi dedicada à avaliação dos pneus médios. E foi Ricciardo quem abriu essa fase, seguido por Merhi. Minutos mais tarde, Rosberg, Ericsson e Massa também voltaram com os compostos mais macios também. Outros também se juntaram a eles na pista.

E o alemão virou 1min39s690 e assegurou o P1. Massa já veio em segundo, com Bottas em terceiro. Mas isso mudaria em logo. Hamilton também seguiu os três e se colocou em segundo, a 0s1 do companheiro de equipe. Räikkönen também veio bem e tomou a terceira posição, empurrando Massa e Bottas para quarto e quinto. 

 
Sebastian Vettel ainda tiraria mais um lugar da Williams. No fim, o brasileiro ficou mesmo em quinto, seguido pelo colega finlandês. Ricciardo se segurou em sétimo, à frente dos estreantes Sainz Jr. e Verstappen. Ericsson fechou os dez melhores. Felipe Nasr terminou mesmo em 17º.

Agora, os pilotos retornam à pista malaia daqui a duas horas, 6h (de Brasília), para a definição do grid de largada. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL.

F1, GP da Malásia, Sepang, treino livre 3:

1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:39.690   13
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:39.873 +0.183 10
3 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:40.245 +0.555 9
4 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:40.266 +0.576 13
5 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:40.391 +0.701 14
6 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:40.406 +0.716 15
7 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:40.590 +0.900 18
8 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO RENAULT 1:40.601 +0.911 19
9 33 MAX VERSTAPPEN HOL TORO ROSSO RENAULT 1:40.989 +1.299 17
10 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:41.200 +1.510 19
11 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS MERCEDES 1:41.206 +1.516 16
12 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS MERCEDES 1:41.592 +1.902 18
13 26 DANIIL KVYAT RUS RED BULL RENAULT 1:41.775 +2.085 14
14 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:41.804 +2.114 15
15 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA 1:41.991 +2.301 13
16 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:42.099 +2.409 14
17 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI 1:42.117 +2.427 18
18 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:42.319 +2.629 13
19 98 ROBERTO MERHI ESP MANOR MARUSSIA FERRARI 1:46.647 +6.957 9
20 28 WILL STEVENS ING MANOR MARUSSIA FERRARI 1:47.059 +7.369 6
    TEMPO 107% TL3   1:46.668 +6.978  
               
RECORDE FERNANDO ALONSO ESP RENAULT 1:32.582 19/03/2005  
MELHOR VOLTA JUAN PABLO MONTOYA COL WILLIAMS BMW 1:34.223 20/03/2004  
O MELHOR ESTREANTE

A F1 que Wilsinho Fittipaldi e Chico Serra viram pela primeira vez era muito diferente da atual. Carros, circuitos, tecnologia, dinheiro, tudo. Mas, principalmente, o grid era muito maior. 33 carros estavam inscritos e 25 largaram no GP da Espanha de 1972, que Wilsinho terminou na sétima posição. 24 alinharam no grid em Long Beach em 1981, quando Serra também debutou chegando em sétimo. Mas o tamanho do grid não apaga o brilho do quinto lugar de Felipe Nasr no GP da Austrália de 2015, que os desbancou e se tornou o melhor resultado de um estreante brasileiro na história da categoria

MADUROS, MAS COM
TESÃO DE JOVENS

Os dois já são veteranos. Um tem os primeiros fios grisalhos e outro passou dos 40. Mas os dois seguem firmes e fortes na Indy e usam a idade como um grande fator positivo. Helio Castroneves e Tony Kanaan prometem a mesma disposição dos tempos em que começaram na Indy para conquistarem o título da temporada 2015. E os dois estão nas duas melhores equipes possíveis: a Penske e a Ganassi, respectivamente.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.