Rosberg conquista território de Hamilton e larga na pole-position no GP do Canadá. Massa sai em quinto
Nico Rosberg anotou a segunda pole consecutiva no Mundial de F1 neste sábado (7) em Montreal ao superar Lewis Hamilton por apenas 0s079. Williams foi surpreendida por Sebastian Vettel no final do Q3
A cobertura completa do GP do Canadá no GRANDE PRÊMIO | |
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana | |
As imagens do sábado de F1 no Canadá |
Outrora território dominado por Lewis Hamilton, o Circuito Gilles Villeneuve dessa vez viu Nico Rosberg ser o mais rápido. É o alemão que largará na pole-position na sétima etapa do Mundial de F1, neste domingo, tendo superado o companheiro de equipe Mercedes por somente 0s079 no Q3 do treino classificatório.
Pole-position em Montreal em 2007, 2008 e 2010 e vencedor do GP do Canadá em 2007, 2010 e 2012, Hamilton vai ter de se contentar é em largar na segunda posição. E dessa vez não tem motivos para ficar bravo a não ser consigo mesmo. Ele cometeu um pequeno erro na segunda parcial em sua última volta lançada que o impediu de manter a hegemonia no fim de semana.
Relacionadas
Sim, o Q3 foi o único momento em que Rosberg conseguiu ser mais veloz que Hamilton nestes dois dias de atividades de pista. Agora o líder do campeonato vai tentar se manter à frente durante as 70 voltas do GP para garantir, também, que manterá a liderança do Mundial de Pilotos.
A segunda fila será dividida por Sebastian Vettel, da Red Bull, e Valtteri Bottas, da Williams. A equipe inglesa vinha se mostrando forte — possivelmente a segunda força —, mas foi surpreendida pelo tetracampeão. Vettel encaixou uma volta que foi somente 0s002 mais rápida que a de Bottas. Quase nada.
E Massa ficou em quinto, exatamente 0s030 atrás do alemão. O placar da batalha interna da Williams passou a indicar vantagem de 4 a 3 a favor do jovem finlandês.
Daniel Ricciardo completa a terceira fila. Fernando Alonso sai em sétimo ao lado de Jean-Éric Vergne, e a quinta fila tem Jenson Button e Kimi Räikkönen.
Confira como foi o treino classificatório da F1 no Canadá:
Q1: Mercedes e Williams se garantem sem precisar dos supermacios
A busca por uma volta perfeita no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, no Canadá, é das tarefas mais difíceis do calendário da F1. A combinação de trechos de alta velocidade com freadas fortes para chicanes, os erros são frequentes, e isso ficou evidente já nos primeiros minutos do Q1. Até Lewis Hamilton se equivocou e passou reto pela primeira curva. A lista de gente que saiu da pista no princípio do treino classificatório ainda teve Kimi Räikkönen, Romain Grosjean e Kamui Kobayashi.
Na folha de tempos, quem saiu na frente foi a Williams, com Valtteri Bottas e Felipe Massa. Antes, é claro, de a Mercedes dar as caras. Depois de errar, Hamilton se recuperou com uma ótima volta em 1min15s750. Nico Rosberg era o segundo com 1min16s471. Essas duas equipes, que saíram com pneus macios, nem precisariam fazer muito esforço para avançar.
O resto do povo já teria de apelar para os pneus supermacios para se garantir. Kevin Magnussen e Jenson Button foram os únicos que se intrometeram nesse G4 ao superar a dupla da Williams. Nico Hülkenberg ficou em sétimo com 1min16s897, seguido por Daniil Kvyat, e a Ferrari, que se mostrou bem nos treinos livres, pareceu só no final do top-10 com Fernando Alonso e Kimi Räikkönen.
Acabou que nem fez tenta diferença já colocar os supermacios no Q2. A zona de rebaixamento ficou com os quatro pilotos das nanicas, como de praxe, e com Pastor Maldonado, que estacionou sua Lotus numa área de escape com problemas mecânicos. E Esteban Gutiérrez, o último do grid, nem treinou depois do acidente que sofreu mais cedo no TL3.
O Q1 se encerrou 16s antes do previsto devido ao acidente de Marcus Ericsson, o mais lento da sessão, que perdeu o controle da Caterham após tocar a zebra interna da curva 9. Saiu de traseira e bateu no muro, estragando bastante a suspensão traseira esquerda. Bandeira vermelha.
Q2: Mercedes brinca com esperanças das rivais
A Williams voltou para o Q2 já usando os compostos supermacios, e a melhora no tempo de volta foi notável. Massa e Bottas não foram os primeiros a marcar tempo, mas se mostraram mais rápidos que o resto — inclusive na comparação com Ferrari e Red Bull, o que não se confirmaria no final da sessão. O #19 fez 1min15s773, 0s2 mais veloz que Bottas e 0s3 em relação a Alonso.
O mais interessante foi notar o que aconteceu a seguir. Hamilton e Rosberg botaram os supermacios no carro, deram uma volta lenta cada um para aquecer a borracha e aí partiram para tentar achar tempo. Não conseguiram. O inglês foi mais lento do que havia sido com os macios no Q1, fez 1min15s882 e ficou em terceiro. Rosberg virou 1min15s832. Massa permaneceu na ponta por 0s059.
Enquanto isso, gente importante corria o risco de ficar pelo caminho. Räikkönen e Vettel estavam ameaçados. Todo mundo menos Alonso entrou na pista nos minutos finais para tentar obter tempos melhores.
Vettel foi capaz de entrar no top-10 ao subir para a sexta posição, logo atrás de Ricciardo, tirando Hülkenberg, e a contagem regressiva terminou com Magnussen, Pérez, Grosjean, Kvyat e Sutil de 12º a 16º.
E também com a Mercedes colocando um fim às esperanças de quem chegou a sonhar em ver uma disputa mais próxima. Hamilton e Rosberg de repente enfiaram 0s7 nas Williams de Massa e Bottas. Beirou à maldade.
Q3: Rosberg surpreende Hamilton e fatura terceira pole do ano
A batalha pela pole-position começou com cinco carros impulsionados por unidades de força da Mercedes, três da Renault e duas da Ferrari — as da própria equipe italiana. E dois favoritos.
Bottas saiu na frente e fez a melhor volta da Williams no Canadá, 1min15s550, elevando o nível da batalha interna com Massa, que cometeu um pequeno erro e virou 0s07 mais lento. Lá na frente, Rosberg rompeu a barreira de 1min15s para surpreender Hamilton com 1min14s946. Menos de 0s1 de diferença entre os dois também.
E as duas Red Bull apareciam na sequência, com Ricciardo em quinto e Vettel em sexto. Vettel que foi quem puxou a fila na parte final do Q3. Para se destacar.
O #1 tratou de cravar o terceiro tempo, 1min15s548, deixando Bottas para trás. O finlandês não conseguiu melhorar e ficou em quarto mesmo. Massa não conseguiu melhorar o suficiente e fechou em quinto.
Por fim, os carros da Mercedes apontaram na reta. Rosberg veio na frente e baixou ainda mais seu tempo para 1min14s874. Hamilton cometeu um pequeno erro no segundo setor que o impediu de andar melhor que 1min14s953. A melhora contínua do #6 resultou na terceira pole-position da temporada.
Ricciardo, Alonso, Vergne, Button e Räikkönen completaram nessa ordem o top-10 do grid de largada.
A largada para o GP do Canadá será dada às 15h (de Brasília) deste domingo, e o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo ao vivo e em tempo real.
Quer ter o prazer de guiar uma Ferrari e assistir ao GP da Itália em Monza?
Clique e saiba dos detalhes do pacote GRANDE PRÊMIO pelo e-mail
O passo a passo da classificação em Montreal
F1, GP do Canadá, Montreal, grid de largada:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:14.874 | 19 | ||
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:14.953 | +0.079 | 20 | |
3 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 1:15.548 | +0.674 | 18 | |
4 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:15.550 | +0.676 | 21 | |
5 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:15.578 | +0.704 | 21 | |
6 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:15.589 | +0.715 | 20 | |
7 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:15.814 | +0.940 | 17 | |
8 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 1:16.162 | +1.288 | 24 | |
9 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 1:16.182 | +1.308 | 20 | |
10 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:16.214 | +1.340 | 17 | |
11 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:16.300 | +1.426 | 21 | |
12 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 1:16.310 | +1.436 | 15 | |
13 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:16.472 | +1.598 | 19 | |
14 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 1:16.687 | +1.813 | 19 | |
15 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:16.713 | +1.839 | 19 | |
16 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 1:17.314 | +2.440 | 16 | |
17 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | 1:18.328 | +3.454 | 10 | |
18 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | 1:18.348 | +3.474 | 6 | |
19 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | 1:18.359 | +3.485 | 5 | |
20 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | 1:19.278 | +4.404 | 8 | |
21 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | 1:19.820 | +4.946 | 10 | |
22 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | ||||
TEMPO 107% | Q1 | 1:21.052 | +6.178 | |||||
RECORDE | RALF SCHUMACHER | ALE | WILLIAMS BMW FW26 | 1:12.175 | 12/06/2004 | |||
MELHOR VOLTA | RUBENS BARRICHELLO | BRA | FERRARI F2004 | 1:13.622 | 13/06/2004 |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.