Rosberg destrói, coloca 0s6 em Hamilton e lidera último treino antes da classificação em Hockenheim. Massa é 4º
Nico Rosberg conseguiu um temporal neste sábado em Hockenheim. Andando com os supermacios na parte final do TL3, o alemão despachou a concorrência e ainda colocou 0s6 no companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton. Felipe Massa terminou a sessão na quarta posição
Nico Rosberg despachou a concorrência nesta manhã de sábado (19) em Hockenheim, e isso incluiu também o seu companheiro de Mercedes. O alemão fechou na ponta o terceiro treino livre para o GP da Alemanha com uma vantagem de 0s6 para Lewis Hamilton, que completou a dobradinha prateada na folha de tempos. Ao que parece, nem o calor e nem a falta da suspensão interligada são suficientes para parar o domínio da equipe alemã em 2014 e do líder do campeonato.
Fernando Alonso colocou a Ferrari em uma posição forte para a briga pelo grid e terminou a sessão em terceiro, a 0s605 de Rosberg, mas a 0s001 de Hamilton. Felipe Massa também mostrou que a Williams está bem acertada para a pista alemã ao virar o quarto tempo. Valtteri Bottas foi o quinto.
Relacionadas
Uma vez mais, Hockenheim amanheceu ensolarada e quente. Quando os carros da F1 ganharam a pista às 11h da manhã, no horário local, a temperatura já beirava os 28 graus. E quem puxou o pelotão desde os pits foi Adrian Sutil, com a Sauber. Jean-Éric Vergne veio na sequência, à frente Pastor Maldonado e dos carros da Caterham. Logo também saíram as Red Bull, as Ferrari e as Mercedes. Como de costume, apenas voltas de instalação neste início.
Não demorou muito e, ao contrário do que é habitual acontecer, Nico Rosberg foi o primeiro a fazer o cronômetro funcionar. Ainda com pneus macios, o alemão cravou 1min21s343. Kevin Magnussen apareceu logo em seguida e já com 1min20s034. Lewis Hamilton era o terceiro. E apenas os três tinham voltas registradas com dez minutos de sessão.
Nico, então, melhorou em 0s009 sua marca e passou a liderar as ações. Magnussen, Sergio Pérez, Jenson Button, Hamilton, Max Chilton e Marcus Ericsson eram os pilotos da lista de tempos.
Enquanto Rosberg se dedicava uma sequência de voltas com os pneus médios, Magnussen roubou a primeira posição ao virar 1min19s878. Mas viu Valtteri Bottas logo surgiu em primeiro, 0s6 mais veloz. Felipe Massa aproveitou o embalo e se colocou em segundo, 0s599 atrás do colega de Williams.
Magnussen continuava em terceiro, com 1min19s878, enquanto Sebastian Vettel já era o quarto, menos de um décimo atrás do dinamarquês da McLaren. Falando na equipe inglesa, o MP4-29 trouxe um grande pacote de atualizações, mas o que chamou mais atenção foi mesmo a asa traseira.
Enquanto isso, a TV se virava para mostrar algumas escapadas na curva 1: Daniil Kvyat, Romain Grosjean, Vettel e Kobayashi foram os que andaram por fora na primeira curva do circuito alemão. E quem ainda via tudo isso dos boxes era Fernando Alonso, que teimava em permanecer nas garagens ferraristas. Daniel Ricciardo era outro piloto sem registro de tempo com quase 30 minutos de treino. O australiano chegou a dar uma volta de instalação e retornou rapidamente aos boxes.
Na pista, a Williams continuava na ponta, com Bottas e Massa. Kimi Räikkönen agora era o terceiro, mas 0s7 do compatriota. Magnussen, Vettel, Rosberg, Vergne, Pérez, Nico Hülkenberg e Button completavam o top-10.
Aí finalmente Alonso e Ricciardo foram à pista. O rapaz da Red Bull logo se posicionou em terceiro, com 1min19s808. Já o espanhol cravou apenas o oitavo tempo. Três minutos depois, quando a sessão passava da metade, Räikkönen foi o primeiro a deixar os boxes com os pneus supermaios, depois que a Ferrari precisou resolver uma falha do sistema de combustível. E de cara virou 1min18s842 e passou, claro, a liderar as ações.
Pouco antes, Alonso perdeu o controle da F14T na curva 8 e rodou. Nada demais, porém. Ele conseguiu rapidamente retomar o caminho da pista e dos boxes. Hamilton quase repetiu o incidente do asturiano dois minutos depois. Aí todo mundo voltou aos pits e a pista viveu um breve momento de silêncio.
Os dez minutos finais foram dedicados mesmo à avaliação dos pneus supermacios. Alonso foi quem primeiro deixou os boxes com o composto de risca vermelha. O espanhol foi seguido por Rosberg.
A melhor aderência dos supermacios colocou o bicampeão na primeira colocação, com 1min18s384, mas a liderança foi momentânea. Logo, o piloto da Mercedes veio com 1min17s779 e tomou a ponta. A marca ainda representou a melhor do fim de semana até o momento.
A pista se encheu em seguida. Também com os supermacios, Massa apareceu em terceiro, a 0s7 de Rosberg. Ao mesmo tempo, Hamilton saltou para segundo, 0s6 do colega de equipe. Alonso, Massa e Bottas completavam o top-5. E assim ficou.
Magnussen, Ricciardo, Räikkönen, Vettel e Hülkenberg fecharam os dez. A classificação na íntegra o GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL, a partir das 8h45, no horário de Brasília.
F1, GP da Alemanha, Hockenheim, Treino livre 3:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:17.779 | 24 | |
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:18.380 | +0.601 | 20 |
3 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:18.384 | +0.605 | 11 |
4 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:18.575 | +0.796 | 18 |
5 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:18.611 | +0.832 | 19 |
6 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 1:18.756 | +0.977 | 16 |
7 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:18.769 | +0.990 | 13 |
8 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:18.842 | +1.063 | 8 |
9 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 1:18.890 | +1.111 | 17 |
10 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:19.127 | +1.348 | 19 |
11 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:19.131 | +1.352 | 19 |
12 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 1:19.470 | +1.691 | 20 |
13 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 1:19.489 | +1.710 | 15 |
14 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:19.505 | +1.726 | 21 |
15 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 1:19.601 | +1.822 | 23 |
16 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 1:20.078 | +2.299 | 23 |
17 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | 1:20.198 | +2.419 | 21 |
18 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | 1:20.466 | +2.687 | 19 |
19 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 1:20.844 | +3.065 | 6 |
20 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | 1:21.018 | +3.239 | 21 |
21 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | 1:23.077 | +5.298 | 14 |
22 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | 1:23.449 | +5.670 | 7 |
TEMPO 107% | TL1 | 1:23.224 | +5.445 | ||||
RECORDE | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI F2004 | 1:13.306 | 23/07/2004 | ||
MELHOR VOLTA | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | McLAREN MP4-19B | 1:24.125 | 25/07/2004 |