Rosberg faz sua parte e consegue pole-position para decisivo GP de Abu Dhabi. Massa larga em quarto

Nico Rosberg é o pole do GP de Abu Dhabi. O alemão conseguiu superar Lewis Hamilton na fase final da classificação e fez sua parte na luta pelo título da temporada. Lewis Hamilton sai em segundo e tem as Williams atrás, com Valtteri Bottas à frente de Felipe Massa

Para quem esperava uma classificação acirrada vide o desempenho dos dois candidatos ao título nos treinos livres, as expectativas foram atendidas: Lewis Hamilton dominou as duas partes da classificação em Abu Dhabi, mas Nico Rosberg deu o bote naquela que valia, o Q3. Contando com um erro do inglês, o alemão chegou à 11ª pole do ano com o tempo de 1min40s480 e ao menos termina este sábado (22) com a consciência de que fez seu papel. O inglês terminou 0s386 atrás.
 
A Williams até que surpreendeu. Em todas as fases, sempre colocou Felipe Massa e Valtteri Bottas como donos de alguns dos trechos mais rápidos da pista. A diferença não foi colossal como se esperava, o que permite a Rosberg sonhar, ainda que quase lisergicamente, que os dois importunem a vida de Hamilton na corrida deste domingo. O brasileiro vai largar na quarta colocação e o finlandês, em terceiro.
 
De resto, sinceramente, nada a se ressaltar: tudo conforme o esperado. 
Nico Rosberg é o pole em Abu Dhabi (Foto: Getty Images)

Confira como foi a classificação da F1 para o GP de Abu Dhabi

Com temperaturas mais baixas no fim da tarde em Abu Dhabi, os pilotos saíram para a última classificação de 2014, com uma pequena mudança no formato do treino decisivo. Com a volta da Caterham ao grid, agora cinco carros foram eliminados na primeira e na segunda fase da sessão. Além da definição da pole para uma prova que promete revelar o campeão do ano, o único grande drama mesmo era o de Romain Grosejan, que fora punido com a perda de 20 posições pela troca do sexto motor.

Dito isso, foi tudo mundo à pista rapidamente e quase todos já munidos de compostos supermacios. E a tabela foi inaugurada pelos dois carros da McLaren, com o jovem Kevin Magnussen à frente de Jenson Button. O dinamarquês abriu a contagem com 1min43s171. Sergio Pérez e o novato Will Stevens completavam a tímida lista de tempos. Isso mudaria na sequência.

Felipe Massa terminou o Q1 em terceiro em Abu Dhabi (Foto: Getty Images)

Relacionadas


Valtteri Bottas já veio com 1min42s346 para se colocar em primeiro. Felipe Massa se pôs em segundo, mas longo do companheiro de Williams, com 1min42s921. Aí vieram as Mercedes, calçadas com supermacios. Na verdade, os únicos que escolheram os macios foram os dois pilotos da Williams, da McLaren, da Ferrari, além de Pérez.

Daí que Lewis Hamilton tacou 1min41s207 e saltou para liderança, trazendo consigo o rival Nico Rosberg, apenas 0s1 atrás. Bottas, Nico Hülkenberg, Massa, Jean-Éric Vergne, Romain Grosjean, Magnussen, Button e Pastor Maldonado fechavam o top-10. Daniil Kvyat e os dois caras da Red Bull ainda permaneciam sem registros.

Cinco minutos para o fim do Q3, finalmente os dois pilotos da equipe austríaca foram à pista, com os compostos de risca vermelha. E Daniel Ricciardo logo se colocou em terceiro, com 1min42s204. Sebastian Vettel foi mais lento e se pôs em quinto.Massa, Pérez, Magnussen, Button e as duas Ferrari também voltaram com os supermacios.

No fim, a tabela acompanhou a ascensão de Massa e dos carros da McLaren. O brasileiro cravou 1min41s475 e subiu para terceiro, logo à frente de Magnussen e Button. Ricciardo foi empurrado para sexto, enquanto Kvyat se garantiu em sétimo. Bottas ficou mesmo em oitavo, seguido por Raikkonen, Hulkenberg, Alonso, Vettel e Sutil. Entre eliminados, Grosjean, Gutiérrez, Maldonado, Kobayashi e Stevens ficaram nessa primeira fase. 

 

As imagens do GP de Abu Dhabi de F1
#GALERIA(5150)


A segunda parte da sessão classificatória teve início com os dois carros da Force India puxando um pelotão que tinha ainda Kimi Räikkönen, Felipe Massa e Valtteri Bottas – esses últimos dois usando agora os pneus supermacios. O finlandês, inclusive, veio com jogo novo.

De início, Pérez cravou 1min42s467, logo à frente do colega Hülkenberg. Raikkonen ainda se enfiou no meio dos dois, pouco antes de a Mercedes iniciar seus trabalhos com Hamilton e Rosberg. Alonso também veio, seguido pelos dois pilotos da Red Bull.

Com uma volta certeira e devidamente calçado com compostos de risca vermelha, Hamilton assinalou 1min40s920 – a melhor marca do fim de semana até o momento. Rosberg vinha quase na mesma balada, mas não conseguiu tirar a liderança do rival. O alemão ainda cometera um erro no giro anterior. Por isso, a diferença entre ambos era de enormes 0s539. A maior também em todos os treinos até aqui.

Nico Rosberg foi superado por Hamilton de novo no Q2 (Foto: Getty Images)

Na batalha pelo posto de melhor do resto, a Williams surgiu forte. Bottas cravou 1min41s465, ficando a somente 0s006 da marca de Rosberg. Impressionante, diga-se. Massa acompanhou o colega e se colocou em quarto. Ricciardo ainda se manteve em quinto, à frente de Button, Alonso, Vettel, Magnussen e Hülkenberg.

No minuto final, a equipe de Grove mostrou ainda mais desempenho. Massa virou 1min41s144 e saltou duas posições, para encostar em Hamilton. Bottas também subiu, com 41s376 e se posicionou em terceiro, jogando Rosberg para quarto. Ricciardo, Button, Alonso, Kvyat, Vettel e Räikkönen ainda conseguiram a classificação para o decisivo Q3. Magnussen, Vergne, Pérez, Hülk e Sutil ficaram de fora.

A última pole de 2014

Quando a luz verde autorizou o Q3 derradeiro de 2014, Valtteri Bottas foi quem primeiro cruzou o pit-lane. O finlandês foi seguido pelos dois protagonistas da disputa pelo título, com Nico Rosberg à frente de Lewis Hamilton, que já se queixava de vibrações nos pneus de sua Mercedes. Felipe Massa veio na sequência, trazendo Sebastian Vettel.


Massa fez o melhor tempo de início, em 1min41s119. Mas a liderança ficou pouco nas mãos do brasileiro. Logo os carros prateados passaram a determinar o ritmo. Rosberg acertou o giro em 1min40s697. Hamilton veio logo atrás, mas um erro no fim da volta colocou tudo a perder.

O inglês fechou em 1min41s021 e teve de voltar aos boxes amargando 0s3 de desvantagem para o rival. Massa, Bottas, Ricciardo, Vettel, Button, Alonso e Kvyat vinham na sequência. Apenas Kimi Räikkönen preferiu poupar pneus e ficou de fora da primeira rodada de voltas rápidas.

 
Na segunda tentativa, Bottas novamente foi o primeiro a sair, enquanto Hamilton, último. O finlandês voou dentro de suas condições e se colocou em terceiro, com 1min41s025. Massa, por sua vez, não conseguiu melhorar e caiu para quarto.

Aí veio Rosberg. Agressivo e determinando, o alemão cravou 1min40s480, sendo 0s217 mais rápido que sua volta anterior, para fixar lugar na ponta. Ainda faltava Hamilton, mas não representou a ameaça costumeira. Assim sendo, Nico garantiu a 11ª pole da temporada 2014 e, melhor, uma posição melhor que do rival inglês, que sai mesmo em segundo.

As Williams vai dividir a segunda fila, com Bottas à frente de Massa. Ricciardo e Vettel apareceriam em quinto e sexto, mas acabaram desclassificados porque uma irregularidade técnica foi verificada nos carros da Red Bull. Assim Kvyat, Button, Räikkönen e Alonso vieram na sequência.

O decisivo GP de Abu Dhabi está marcado para as 11h (de Brasília) neste domingo.

200 MILHÕES DE DILMAS

Depois de semanas de expectativa, a Ferrari anunciou na última quinta-feira (20) a contratação de Sebastian Vettel como substituto de Fernando Alonso. O contrato com o tetracampeão válido por três anos.

Nesta sexta-feira, o jornal britânico ‘The Telegraph’ revelou que o contrato do tetracampeão com a escuderia de Maranello é de £ 150 milhões (aproximadamente R$ 600 milhões).

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

F1, GP de Abu Dhabi, Yas Marina, grid de largada:

1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:40.480   13
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:40.866 +0.386 12
3 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:41.025 +0.545 18
4 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   1:41.119 +0.639 20
5 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT   1:41.267 +0.787 18
6 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES   1:41.893 +1.413 18
7 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:41.908 +1.428 15
8 14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI   1:41.964 +1.484 19
9 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES   1:42.236 +1.756 13
10 25 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT   1:42.866 +2.386 12
11 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES   1:42.198 +1.718 15
12 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   1:42.207 +1.727 12
13 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI   1:42.239 +1.759 14
14 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI   1:42.384 +1.904 8
15 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT   1:43.074 +2.594 8
16 10 KAMUI KOBAYASHI JAP CATERHAM RENAULT   1:42.819 +2.339 7
17 9 WILL STEVENS ING CATERHAM RENAULT   1:42.860 +2.380 6
18 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT P +20 1:44.540 +4.060 8
19 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT DSC 1:45.095 +4.615 12
20 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT DSC 1:42.768 +2.288 17
    TEMPO 107% Q1     1:48.291 +7.811  
                 
RECORDE DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT Rb6   1:38.102 17/11/2010  
MELHOR VOLTA SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT RB5   1:40.279 01/11/2009  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.