Rosberg precisa de menos de duas horas para superar melhor tempo dos testes de 2014 em Jerez. Vettel e Alonso estreiam

Nico Rosberg liderou a primeira manhã de testes da F1 em Jerez de la Frontera, na Espanha, com um tempo de 1min23s106 em sua melhor volta. Sebastian Vettel e Fernando Alonso estrearam por Ferrari e McLaren, respectivamente

A primeira manhã de testes da F1 em Jerez já atesta como evoluíram as unidades de força V6 turbo nos últimos 12 meses. Quando esses novos motores fizeram sua primeira aparição pública, no mesmo circuito, no fim de janeiro do ano passado, o melhor tempo de uma bateria de quatro dias de testes foi 1min23s276, registrado por Kevin Magnussen com a McLaren. Com a categoria de volta à Andaluzia para abrir a pré-temporada 2015, Nico Rosberg precisou de menos de duas horas para deixar esse tempo para trás. O atual vice-campeão chegou à hora do almoço na Espanha com 1min23s106 no cronômetro.

As imagens do primeiro dia de testes da F1 em Jerez
#GALERIA(5202)
Em geral, foi uma manhã bastante tranquila. Sete equipes colocaram seus carros na pista e houve apenas uma interrupção com bandeira vermelha, que durou dois minutos, após uma saída de pista de Marcus Ericsson com a Sauber.

O que chamou a atenção, mesmo, foi a pintura camuflada da Red Bull. A equipe não se preocupou em fazer uma apresentação formal do RB11 e apenas mandou Daniel Ricciardo sair dos boxes e mostrar ao mundo um carro bem diferente. A camuflagem, que será usada apenas nos testes, tem como objetivo confundir as concorrentes e esconder alguns segredos aerodinâmicos do último carro de Adrian Newey.

A manhã também permitiu que se visse Sebastian Vettel pela primeira vez com um carro da Ferrari. Na verdade, o alemão foi o primeiro a deixar os boxes, inaugurando os trabalhos em Jerez. Porém deu apenas nove voltas nesta manhã com um melhor tempo de 1min25s764. E, ainda, o retorno de Fernando Alonso à McLaren, 1h43 depois da luz verde. O bicampeão andou pouco com o MP4-30 e o motor Honda, somente seis voltas.

Alonso, diga-se, é o centro das atenções no paddock. O motorhome mais cercado pelos fãs é o da McLaren, e a movimentação de fotógrafos e cinegrafistas na porta de sua garagem quando o motor Honda foi ligado também foi grande.

Mas, pelo o que foi feito na pista, o destaque positivo deve ir mesmo para a Mercedes. Rosberg completou mais de seis dezenas de voltas nas primeiras quatro horas da temporada sem apresentar problemas. Mais que o dobro dos giros do segundo que mais andou, Ericsson. Na outra ponta desta lista ficaram Vettel, Valtteri Bottas e a Williams, e Alonso.

Fernando Alonso deixa os boxes pela primeira vez com a McLaren MPr-30 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Retomando o assunto evolução dos V6 turbo, não foi apenas a melhor marca que já caiu. Renault e Ferrari também já tiveram carros andando mais rápidos do que no ano passado. Daniel Ricciardo, segundo colocado, foi 5s3 mais veloz que Jean-Éric Vergne com a Toro Rosso-Renault de 2014; e Ericsson, terceiro, bateu o tempo de Kimi Räikkönen com a Ferrari de 2014 por 0s2.

A baixa até aqui é a Lotus, que tem seus caminhões estacionados no paddock, mas cujos mecânicos ainda aguardam a chegada do E23 Hybrid. Por ora, nem sinal dos pilotos Pastor Maldonado e Romain Grosjean.

O primeiro dia de testes da F1 em Jerez de la Frontera segue até as 17h locais (14h em Brasília). O GRANDE PRÊMIO cobre tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

F1, Treinos livres, Jerez de la Frontera, dia 1, manhã:

1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:23.106   63
2 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:24.641 +1.535 22
3 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:24.804 +1.698 30
4 1 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:25.764 +2.658 9
5 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO RENAULT 1:26.081 +2.975 20
6 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:28.479 +5.373 7
7 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA 1:40.738 +17.632 6

AO VIVO

O GRANDE PRÊMIO é o único site de esporte a motor brasileiro que vai acompanhar de perto toda a pré-temporada da F1, na Espanha. Neste domingo (1), o repórter Renan do Couto e o fotógrafo Xavi Bonilla vão trazer todas as informações direto da pista de Jerez de la Frontera, palco de lançamentos e da primeira bateria de testes coletivos em 2015.

Sigam tudo AO VIVO e em TEMPO REAL na nossa nova ferramenta de transmissão e participem.

O W06
A Mercedes apresentou neste domingo (1), em Jerez de la Frontera, o W06, carro do time para a temporada 2015 da F1. Lewis Hamilton e Nico Rosberg foram os responsáveis por revelar o bólido ao mundo e o fizeram sem muita demora.
 
Dominante ao longo da temporada 2015, a Mercedes apresentou uma evolução do bólido do 2014, mas ressaltou que as mudanças no regulamento técnico da F1 também apresentou desafios para a produção do W06.

Leia reportagem completa no GRANDE PRÊMIO. 

O RB11
A nova criação da Red Bull apareceu camuflada em Jerez de la Frontera. O RB11, o carro com o qual os tetracampões vão competir na temporada 2015 da F1, surgiu no pit-lane da pista espanhola nesta manhã de domingo (1) sem pompa ou cerimônia. A equipe austríaca sequer fez uma apresentação, apenas divulgou fotos e tratou de botar Daniel Ricciardo logo no circuito, para a primeira volta de instalação.
 
O modelo, provavelmente o último projeto totalmente assinado pelo gênio Adrian Newey, vai usar uma pintura provisória por enquanto, em preto e branco. Do que se pode perceber, as linhas são refinadas, como sempre, e o bico é mais baixo também, mas um pouco mais curto, diferente das soluções usadas por Ferrari e Toro Rosso, por exemplo. É bem parecido com o desenho da Mercedes.

Leia a reportagem no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.