Rosberg retoma maratona da Mercedes com tempo demolidor e lidera manhã desta terça-feira em Barcelona. Nasr é nono

A F1 abriu a segunda sessão de pré-temporada em Barcelona com a Mercedes na frente. Com um tempo absurdo, Nico Rosberg, de pneus macios, ficou a apenas 0s2 da marca estabelecida por Sebastian Vettel na semana passada com os ultramacios. Felipe Nasr estreou o Sauber C35 e foi bastante discreto

#GALERIA(5576)

Definitivamente, a Mercedes não está um ou dois, mas sim muitos passos à frente da Ferrari ou de qualquer outra equipe na F1. Além de ser praticamente infalível, o novo W07 Hybrid mostra ser também imbatível em tempos de volta. Nico Rosberg, que abriu os trabalhos para a equipe bicampeã do mundo na segunda sessão de pré-temporada, na manhã desta terça-feira (1), anotou 1min23s022 com pneus macios, na primeira vez do novo carro prateado com os compostos ‘amarelos’. A marca foi apenas 0s2 mais lenta que a estabelecida por Sebastian Vettel na semana passada em Barcelona. Detalhe: o piloto da Ferrari a alcançou usando os pneus mais rápidos da F1, os ultramacios.

Não bastasse toda a eficiência do novo carro da Mercedes, Rosberg foi além na retomada da maratona programada pela equipe alemã e completou 80 voltas pela manhã, indo novamente além da distância de um GP da Espanha, que é de 66 voltas. E, novamente, sem um problema sequer.

Quase no outro extremo da tabela aparece Felipe Nasr. Coube ao brasileiro a chance de levar à pista pela primeira vez o novo Sauber C35. Contudo, foi uma manhã para avaliar o potencial do carro azul e amarelo que, ao que tudo indica, está bem longe das rivais. Ciente de que será difícil até mesmo marcar pontos, Nasr fechou a manhã em nono. A marca foi 2s mais lenta que a estabelecida pela Haas de Esteban Gutiérrez, o oitavo deste primeiro período.

Kimi Räikkönen foi o segundo colocado com a Ferrari, mas marcando seu melhor tempo com pneus médios. Da mesma forma, Fernando Alonso teve uma manhã muito mais produtiva, enfrentando problema com a McLaren-Honda MP4-31 apenas nos instantes finais da sessão – quando parou na pista e causou bandeira vermelha – e garantiu um animador terceiro tempo, desbancando no fim da sessão Valtteri Bottas, da Williams, e Max Verstappen, com a Toro Rosso. Nico Hülkenberg levou a Force India ao sexto lugar, à frente de Daniil Kvyat e Esteban Gutiérrez. Nasr ficou à frente de Kevin Magnussen, enquanto Rio Haryanto, com a Manor, só completou uma volta de instalação.

Com uma volta assustadora, Rosberg foi o mais rápido da manhã em Barcelona (Foto: Getty Images)

Saiba como foi a manhã do quinto dia de pré-temporada da F1

 
Depois do lançamento oficial da Toro Rosso e da apresentação do novo Sauber C35, finalmente a F1 teve todos os carros que vão abrir a temporada 2016 na pista na manhã desta terça-feira (1) em Barcelona, que recebe nesta semana a segunda e derradeira sessão de testes de inverno antes do início pra valer do campeonato, no próximo dia 20.
 
A sessão mostrou, logo de cara, que a Mercedes daria sequência à maratona iniciada na semana passada, promovendo um revezamento entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton a começar de hoje, com o alemão indo à pista pela manhã. 
 
Foi um período bastante movimentado e de muita atividade na pista. Dos 11 pilotos escalados para o início dos trabalhos, apenas um, Rio Haryanto, estava nos boxes, com a Manor trabalhando para resolver um problema no MRT05 antes de liberar o indonésio para ganhar experiência e tempo de pista com o novo carro.
Max Verstappen e o novo Toro Rosso STR11 nesta manhã em Barcelona (Foto: Getty Images)
Desta vez, sem problemas, Alonso conseguia cumprir o cronograma estabelecido pela McLaren para esta manhã, virando tempos competitivos com pneus médios. Da mesma forma, Rosberg seguia na pista acumulando quilometragem com o novo e extremamente confiável Mercedes W07. Com duas horas de sessão, Nico cravou 1min25s449, subindo para primeiro na tabela de tempos.
 
Contudo, minutos depois, foi a vez de a Ferrari se colocar na ponta da tabela de tempos, o que aconteceu em três dos quatro dias de pré-temporada na semana passada. Räikkönen cravou 1min24s907, usando um novo jogo de pneus médios. 
 
Por sua vez, a Red Bull enfrentou problemas com o carro pilotado por Daniil Kvyat, que teve pouco tempo de pista nesta manhã. Restando 50 minutos para o fim do primeiro período, o russo havia completado apenas 22 voltas, enquanto Rosberg já havia alcançado as 66, distância equivalente ao GP da Espanha.
Daniil Kvyat enfrentou problemas com o novo RB12 (Foto: Getty Images)
E foi em uma dessas voltas da ‘maratona’ da Mercedes que Nico cravou 1min23s022 na sua primeira volta usando os pneus macios. O tempo era apenas 0s2 mais lento que a marca estabelecida por Sebastian Vettel na semana passada, 1min22s810, usando pneus ultramacios. O que mostra toda a superioridade da Mercedes perante suas rivais neste começo de temporada.
 
A título de comparação, ainda que rasa, a marca de Rosberg era 2s4 mais rápida que a de Alonso, que anotou seu melhor tempo também com pneus macios. No entanto, existe outro fator em conta, que diz respeito ao nível de combustível usado por cada piloto ao longo da sessão. Alonso era o quinto na tabela de tempos, atrás de Rosberg, Räikkönen, Valtteri Bottas, com uma Williams em aparente boa forma, e Verstappen, desta vez com o Toro Rosso STR11 devidamente ‘vestido’.

Por sua vez, Nasr estreava o Sauber C35 sem impressionar. O brasiliense completou poucas voltas pela manhã, apenas 42, para avaliar as primeiras impressões do novo carro, mas o atraso pesou. Nasr passou boa parte da sessão em último dentre os que haviam marcado tempos, exceção feita a Haryanto e à Manor. A comparação com o tempo registrado pela Haas de Esteban Gutiérrez, ainda que os tempos sempre sejam relativizados nesta fase, mostra a diferença: Nasr 2s mais lento que o mexicano. O brasileiro foi claro ao dizer que espera tempos difíceis em 2016.

F1, Testes Coletivos, Barcelona, Dia 1:

1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:23.022   82
2 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:24.836 +1.814 42
3 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA 1:25.252 +2.230 50
4 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:25.255 +2.233 58
5 33 MAX VERSTAPPEN HOL TORO ROSSO FERRARI 1:25.356 +2.334 58
6 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:25.954 +2.932 50
7 26 DANIIL KVYAT RUS RED BULL TAG HEUER 1:26.227 +3.205 22
8 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI 1:26.661 +3.639 23
9 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI 1:26.923 +3.901 42
10 20 KEVIN MAGNUSSEN FRA RENAULT 1:26.981 +3.959 54
11 88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES     1
 
VEJA A EDIÇÃO #17 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA A F1 E A MOTOGP

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.