Roteiro de Spielberg começa com Rosberg à frente, drama de Alonso e quase-atropelamento de chefe da Ferrari
Nico Rosberg marcou o melhor tempo do primeiro treino livre da F1 para o GP da Áustria, superando Lewis Hamilton por 0s3. A sessão ainda viu Fernando Alonso e Sebastian Vettel com problemas mecânicos e a cômica cena do quase-atropelamento de Maurizio Arrivabene por Felipe Massa dentro dos boxes. Felipe Nasr foi quinto
A F1 está em Spielberg, na Áustria, e abriu os trabalhos na manhã desta sexta-feira (19) com um roteiro diversificado: a trama principal pode até ter sido batida, mas coadjuvantes de luxo chamaram a atenção.
Os personagens principais foram, mais uma vez, os pilotos da Mercedes, e Nico Rosberg foi quem marcou o melhor tempo do primeiro treino livre. Ainda na primeira metade da sessão, o alemão anotou 1min10s401, que acabou sendo o bastante para lhe dar a primeira posição com 0s308 de vantagem para Lewis Hamilton.
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Mas também tiveram destaque Fernando Alonso e a McLaren Honda, com problemas mecânicos uma vez mais complicando o desenvolvimento do MP4-30; a Ferrari de Sebastian Vettel, que deixou o alemão na mão pela segunda vez em duas semanas; e o chefe da Ferrari, pela distração de atravessar os boxes sem perceber que Felipe Massa estava de passagem por ali.
Felipe Nasr também surpreendeu nos derradeiros instantes ao marcar o quinto tempo, andando no mesmo ritmo dos carros da Red Bull e da Toro Rosso, as 'anfitriãs' do fim de semana.
As atividades de pista da F1 no Red Bull Ring continuam às 9h (de Brasília) desta sexta.
Confira como foi o primeiro treino livre da F1 na Áustria:
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Distância
4,326 km
Curvas 9
Número de voltas
71
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SEX, 19/6 | TL2 – 9h
SAB, 20/6 | TL3 – 6h
SAB, 20/6 | TC – 9h
DOM, 21/6 | GP – 9h
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Não foi com temperaturas muito elevadas que a Áustria recebeu a F1 na manhã desta sexta-feira, muito embora o verão europeu se aproxime. Os termômetros marcavam apenas 16ºC de temperatura ambiente, e 26ºC no asfalto.
Mas como há quem prefira o frio, dá para dizer que a primeira impressão foi ruim, mesmo, para Fernando Alonso: com o quinto motor Honda do ano e uma série de atualizações na McLaren, para serem avaliadas ao longo do fim de semana e nos testes de terça e quarta-feira também, ele teve problemas nos sistemas do carro com menos de dez minutos de sessão. Antes da penúltima curva, o espanhol desligou o carro e aproveitou a descida para voltar aos boxes 'na banguela'. Conseguiu voltar para casa, ao menos.
Ser um campeão mundial com problemas precoces não foi, no entanto, um privilégio de Alonso. A Ferrari de Sebastian Vettel também apagou, na segunda falha de confiabilidade da SF15-T em duas semanas. Desta vez, foi o câmbio. O alemão parou após a curva 1, em um local que favoreceu um resgate rápido do carro. De todo modo, não houve tempo hábil para os mecânicos o mandarem à pista outra vez no TL1.
Calma, ainda não é agora que os tempos de volta se tornam os acontecimentos mais importantes do treino: houve também o quase-atropelamento de Maurizio Arrivabene nos boxes. Sorte dele que Felipe Massa o viu atravessando distraído o pit-lane e parou sua Williams a tempo.
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Agora, sim, ao cronômetro. Os primeiros tempos de volta começaram altos, na casa de 1min16s, mas despencaram rapidamente e já revelando um ritmo animador. Para um primeiro treino livre, com os pilotos ainda usando os pneus mais duros do fim de semana, ver Nico Rosberg já fazendo 1min10s401 com meia hora de treino impressionou. Em 2014, a pole de Massa foi com 1min08s759.
O alemão tinha, a essa altura, mais de 1s de vantagem para o segundo colocado, Lewis Hamilton com a Mercedes. Kimi Räikkönen completava o top-3.
Felipe Nasr é que aparecia bem, na quinta colocação. O brasileiro chegou a reportar uma perda de potência do motor Ferrari de sua Sauber, mas a pane foi temporária. O time suíço, diga-se, segue usando a primeira versão do motor Ferrari, só recebendo as atualizações no GP da Bélgica, no fim de agosto.
Em geral, a sessão seguia sem muita agitação em Spielberg. Alguns erros de pilotos é que chamaram a atenção, comprovando como é traiçoeiro o traçado do Red Bull Ring. Max Verstappen, Pastor Maldonado, Sergio Pérez e até mesmo Rosberg se complicaram nas duas últimas curvas. Daniil Kvyat e Jenson Button travaram rodas com gosto, estragando seus jogos de pneus.
Verstappen, contudo, achava o caminho em meio a uma ou outra dificuldade: após uma hora de trabalhos, ele era o quarto colocado, apenas 0s2 atrás de Kimi. Carlos Sainz aparecia em sexto com a outra Toro Rosso. Em quinto e sétimo, destaque para Sergio Pérez e Nico Hülkenberg. Ainda assim, mais tarde o holandês reclamaria de um carro "inguiável" na curva 8.
Enquanto o resto trabalhava na pista, a McLaren tentava enviar Alonso para fora dos boxes outra vez. O motor Honda chegou a ser ligado mais de uma vez, mas eram alarmes falsos. Na segunda oportunidade, os cobertores térmicos dos pneus tinham até sido removidos, mas o espanhol não se moveu um milímetro sequer. A terceira tentativa deu certo, e até tempo de volta ele marcou, quase 7s fora do ritmo do líder, para ir melhorando pouco a pouco. Ao todo, completou dez giros, com o melhor deles em 1min13s272.
Mais para o final da sessão, a Red Bull cresceu, e Daniil Kvyat marcou o terceiro tempo, mais veloz que Räikkönen por 0s03. O finlandês logo tratou de recuperar o lugar no top-3.
Nos últimos minutos, a Williams tratou de tirar mais tempo dos bolsos e subir na tabela de tempos. Valtteri Bottas se aproximou do compatriota da Ferrari para fechar em quarto, sendo que Massa, 0s4 mais lento, acabou em nono.
A Red Bull também deve ter ficado ligeiramente contente e com a esperança de não fazer tão feio quanto se espera correndo em casa: três de seus carros ficaram no top-10, e Sainz, o pior deles, em 11º.
Por fim, Nasr deu um grande salto para retornar ao top-5 e completar o TL1 em quinto em Spielberg. A diferença entre ele e Marcus Ericsson, seu companheiro de equipe e 15º colocado, foi de apenas 0s5.
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F1, GP da Áustria, Red Bull Ring, primeiro treino livre:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:10.401 | 36 | |
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:10.709 | +0.308 | 28 |
3 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:11.028 | +0.627 | 22 |
4 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:11.452 | +1.051 | 26 |
5 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:11.633 | +1.232 | 28 |
6 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | 1:11.642 | +1.241 | 31 |
7 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:11.724 | +1.323 | 29 |
8 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:11.825 | +1.424 | 38 |
9 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:11.890 | +1.489 | 29 |
11 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:11.805 | +1.404 | 37 |
12 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | 1:11.948 | +1.547 | 32 |
12 | 11 | SERGIO PÉREZ | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:12.004 | +1.603 | 34 |
14 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:12.031 | +1.630 | 36 |
14 | 30 | JOLYON PALMER | ING | LOTUS MERCEDES | 1:12.050 | +1.649 | 27 |
15 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:12.159 | +1.758 | 30 |
16 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:12.920 | +2.519 | 30 |
17 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:13.272 | +2.871 | 10 |
18 | 28 | WILL STEVENS | ING | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:13.937 | +3.536 | 29 |
19 | 98 | ROBERTO MERHI | ESP | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:15.459 | +5.058 | 11 |
20 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:15.684 | +5.283 | 4 |
TEMPO 107% | TL1 | 1:15.329 | +4.928 | ||||
RECORDE | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI F2003-GA | 1:07.908 | 17/05/03 | ||
MELHOR VOLTA | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI F2003-GA | 1:08.337 | 18/05/03 |