Russell afasta favoritismo e exalta força emocional: “Não ligo para jogos mentais”
Desempenho nos testes em Barcelona fez os adversários definirem a Mercedes como melhor carro. Mas jovem inglês não se incomoda com isso
Assumir a vaga de titular na Fórmula 1 exige que o piloto seja rápido e talentoso, mas também é necessário uma inteligência emocional – e esse atributo foi destacado por George Russell, novo piloto da Mercedes. O inglês terá que lidar com o favoritismo, algo inédito em sua trajetória até o momento na categoria, e os discursos nesse sentido foram apontados pelos adversários diretos, nos testes de pré-temporada em Barcelona.
Na sessão de preparação para a temporada no Circuito de Barcelona-Catalunha, o novo carro da Mercedes, o W13, apresentou uma performance sólida e competitiva. Merece destaque o desempenho no terceiro e último dia, quando Lewis Hamilton e Russell registraram os dois melhores tempos dos testes.

As voltas rápidas, aliadas com a confiabilidade – já que o carro acumulou 393 voltas nos três dias e ficou atrás apenas da Ferrari, que somou 439 giros – despertou aos adversários, principalmente em Lando Norris, da McLaren, o sentimento que as flechas de pratas são novamente favoritas ao título mundial.
Entretanto, Russell minimizou as declarações do compatriota e afirmou que está preparado psicologicamente para lidar com esse tipo de discurso. “Não posso me incomodar com jogos mentais, é muito esforço. Não, não há jogos mentais”, afirmou o piloto de 24 anos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Programação das corridas do fim de semana na TV e no streaming: 4 a 6 de março
O jovem inglês destacou que o desempenho em Barcelona não gerou euforia na equipe alemã e reiterou que a atual preocupação é no trabalho dentro das pistas e também no simulador, com o intuito de desenvolver melhor o carro. “Estamos apenas trabalhando em nosso próprio programa e, para ser honesto, o que vimos durante os testes não representa nada”, contou.
A postura de Russell sobre o desempenho da Mercedes nos três dias da primeira sessão de pré-temporada se justifica, já que as equipes não têm conhecimento sobre a quantidade de combustível que as adversárias utilizaram em volta rápida nos testes. Isso impede uma avaliação mais precisa sobre o nível de cada carro.
“Provavelmente, você sabe quem está na metade de cima da tabela e também quem está na metade inferior. Mas quando se trata de classificação, você tem separações por décimos de segundo entre [carros], o que equivale a cinco quilos de combustível”, analisou.
Leia também
+FIA determina código de conduta para pilotos russos e aplica restrições em redes sociais
+Red Bull define Verstappen como “melhor piloto” para liderar projeto com novos motores
Com novas atualizações nos carros previstas para a segunda sessão de teste no Bahrein, Russell ressaltou que o cenário deverá ser outro em comparação com a preparação em Barcelona. “As coisas provavelmente parecerão muito diferentes com o desenvolvimento quando chegarmos ao Bahrein. Talvez Lando esteja praticando jogos mentais, mas nós, não”, encerrou.
Os testes no Circuito de Sakhir acontecem entre os dias 10 e 12 de março. A primeira corrida da temporada 2022 da F1 tem início no próximo dia 20 deste mês, também no Bahrein.
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube