Russell diz que anúncio de Norris na McLaren ajudou em briga por Williams: “Estava na frente dele na F2”

George Russell liderava a F2 quando o segundo colocado, Lando Norris, foi confirmado como titular da McLaren. A lógica indicava que Russell também estava pronto para a F1 e a Williams correu atrás: “Eu tinha pontos positivos e trouxe pressão”

Indiretamente, o sucesso do rival Lando Norris na Fórmula 2 contribuiu para a ascensão de George Russell. O piloto da Williams, atual campeão da F2, pensa que se consolidou como nome merecedor de vaga na F1 quando Norris, vice-campeão, assinou para ser titular da McLaren.
 
Norris foi anunciado como piloto da McLaren em setembro. Pouco depois, em outubro, foi a vez de Russell ter presença garantida no grid da F1 através da Williams.
 
“O fato de o anúncio do Lando [Norris] acontecer tão cedo me ajudou na busca pela vaga na Williams”, disse Russell, entrevistado pelo site ‘Motorsport.com’. “Eu estava na frente dele [Norris] no campeonato e a McLaren pensava que ele era merecedor de vaga na F1. Isso mostrou que eu tinha pontos positivos e provavelmente trouxe pressão para a Williams. ‘Precisamos ir com o George porque ele é o cara que está levando a F2’”, seguiu.
George Russell levou a vaga na Williams um pouco por conta de Lando Norris (Foto: Williams F1)

Norris começou a temporada 2018 da F2 na liderança. Russell melhorou na metade do campeonato, ultrapassando o compatriota para não mais ser alcançado. O alto nível de atuação veio, mas só após aprender a lidar com a pressão de um começo abaixo das expectativas.
 
“Quando eu tive minhas conversas com Mercedes e Toto [Wolff, chefe da Mercedes], eles entenderam o que estava acontecendo e o verdadeiro potencial”, contou, recordando o começo de 2018. “Eles não ficaram só olhando a classificação e pensando nos pontos perdidos. Isso acalmou minha mente, saber que eles fariam a diferença na minha carreira, desde que estivessem felizes comigo. Eu aprendi a entender quais são as pessoas que você precisa agradar. As pessoas que eu precisava agradar naquele momento eram da ART e da Mercedes. Hoje são da Williams e da Mercedes. Não importa o que os outros pensam, a percepção que têm. Enquanto pensarem que eu estou fazendo um bom trabalho, isso é tudo que importa para mim”, ponderou.
 
Além de Russell e Norris, Alexander Albon é outro piloto da F2 que faz a transição para a F1 em 2019, através da Toro Rosso. O trio debuta no campeonato em 17 de março, data do GP da Austrália.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.