Russell é punido com perda de cinco posições por desrespeitar bandeiras amarelas no Q1

A FIA comunicou que George Russell foi punido por completar sua volta mais rápida durante situação de bandeira amarela dupla no fim do Q1 em Silverstone. Largará em 20º

Demorou algumas horas, mas a FIA anunciou que George Russell foi punido por não diminuir a velocidade em condições de bandeira amarela durante o treino classificatório deste sábado (1), em Silverstone. O piloto da Williams anotou o 15º tempo e, desta forma, sai em 20º.

A infração aconteceu nos últimos instantes do Q1, o trecho inicial da sessão que definiu o grid de largada na Inglaterra. O companheiro de Russell na Williams, Nicholas Latifi, errou o bateu o carro, o que rendeu uma bandeira amarela dupla, de segurança. De acordo com os comissários, o piloto inglês manteve velocidade normal de volta lançada na curva sete.

A volta terminou com Russell classificado para o Q2 pela terceira vez seguida, mas os comissários da FIA concluíram que houve um desrespeito às bandeiras amarelas.

“O piloto, Russell, explicou para os comissários que viu a bandeira amarela dupla com a visão periférica e achou que era apenas uma bandeira amarela normal. Ele levantou o pé levemente em comparação com a volta anterior, mas sua velocidade não foi significativamente mais baixa que nas outras voltas”, disse o comunicado da FIA.

“Os comissários revisaram o rádio e viram que a equipe avisou que havia uma bandeira amarela à frente. Não especificaram que era uma amarela dupla. Também não indicaram que abortasse a volta após a decisão do diretor de prova de que o piloto não deveria anotar um tempo de volta importante [naquele momento]. Aquele foi, de fato, a volta mais rápida dele no Q1”, seguiu.

“No fim das contas, os comissários determinaram que é responsabilidade do piloto enxergar e obedecer ao sinal de bandeira amarela dupla corretamente numa situação potencialmente perigosa. A equipe certamente poderia tê-lo ajudado mais neste aspecto, mas ele não poderia ter marcado uma volta tão rápida nessas circunstâncias”, declarou.

Russell largaria em 14º por conta da punição imposta a Daniil Kvyat, mas, como houve penalização semelhante ao inglês, a contagem de posições perdidas é feita partindo da classificação geral originada. Assim, larga em último.

A partir de 9h (de Brasília) deste domingo, o GRANDE PRÊMIO apresenta o Briefing no canal no YouTube, com todas as informações e detalhes que antecedem a largada do GP da Inglaterra de Fórmula 1, que começa às 10h10, quando o site passa a acompanhar EM TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.