Sábado em Suzuka abre com pista molhada, ventania e grande chance de chuva para classificação da F1

Suzuka amanheceu com muito vento neste sábado (6), na casa dos 30 km/h, e pista molhada. A chuva tem grandes chances de voltar nas próximas horas e pode embaralhar as cartas na classificação

O tempo segue bastante fechado em Suzuka na manhã deste sábado (6) que vai marcar a definição do grid de largada do GP do Japão, 17ª etapa da temporada 2018 do Mundial de F1. A chuva deu as caras nas primeiras horas do dia e, apesar das altas temperaturas neste começo de outono no Hemisfério Norte, o clima segue sendo uma incógnita pela grande possibilidade de pista molhada na sequência dos trabalhos da F1. Chama a atenção, também, a alta velocidade dos ventos, o que torna o cenário ainda mais incerto.
 
Nesta manhã, por exemplo, a temperatura ambiente está na casa dos 24ºC, mas vai chegar aos 27ºC no horário do treino classificatório, às 15h (horário local), 3h de Brasília. O céu segue bastante nublado nesta manhã, mas há possibilidade bastante real de que o sol dê as caras durante a sessão à tarde, prevê o site especializado ‘Accuweather’. A sensação térmica deve chegar aos 30ºC.
O sábado em Suzuka amanheceu com o tempo fechado e a pista molhada (Foto: Twitter)

Chama atenção a velocidade dos ventos, que neste momento, pouco mais de uma hora antes do início do terceiro treino livre, beira os 30 km/h, soprando na direção Leste. Contudo, a tendência é que os ventos sejam menos fortes, na casa dos 20 km/h durante a definição do grid de largada em Suzuka.

 
Segundo a publicação, a possibilidade de chuva para o terceiro treino livre, a partir de 12h locais (meia noite de Brasília) é de 38%, enquanto para o treino classificatório o percentual é um pouco menor, de 35%. No entanto, as previsões direto do autódromo indicam que há 100% de chances de chuva no terceiro treino e de 90% para a tomada de tempos à tarde.

Já a umidade relativa do ar segue bastante alta, ainda mais que na última sexta-feira, e beira os 90% ao longo das próximas horas.

 
Na sexta-feira que marcou a abertura dos trabalhos em Suzuka, Lewis Hamilton nadou de braçada e foi o mais rápido nos dois treinos livres, com Valtteri Bottas completando a dobradinha da Mercedes. Sebastian Vettel fechou o dia como terceiro lugar, porém com 0s833 de defasagem para seu maior rival na briga pelo título.
 
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todo o fim de semana do GP do Japão de F1.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.