Sainz Jr. recorda sério acidente em Sóchi e revela temor por fraturas graves: “Piores segundos da minha vida”

Relembrando o acidente mais sério de sua carreira, nos treinos livres para o GP da Rússia, Carlos Sainz Jr. admitiu o medo de que fraturas e lesões mais sérias tivessem acontecido, ao longo dos “piores segundos” de sua vida. O espanhol, todavia, escapou ileso e correu em Sóchi

Carlos Sainz Jr. se destacou como um piloto promissor ao longo de 2015, mas o momento mais marcante de sua primeira temporada na F1 não foi uma bela ultrapassagem ou um excelente resultado, mas sim o grave acidente em Sóchi, que colocou em dúvida a participação do espanhol no GP da Rússia. Ao recordar o impacto, Sainz admitiu o medo de acabar com fraturas mais graves.
 
O impacto aconteceu no terceiro treino livre para o GP da Rússia. Na aproximação da curva 12, que encerra uma longa reta de Sóchi, o piloto de Toro Rosso perdeu a traseira do carro ao pisar no freio. Sem controle, o espanhol sofreu dois fortes impactos antes de ficar preso sob as barreiras de proteção da pista russa. Com alguma dose de sorte, o novato escapou ileso.
Os fiscais de pista de Sóchi tiveram trabalho para retirar o carro de Sainz Jr. debaixo da barreira de pneus (Foto: AP)
“Me pediram para testar um mapa de freio experimental. Cheguei a 330km/h, perdi a traseira do carro assim que freei e bate no muro a 270 km/h. Mas o problema foi que a suspensão estava quebrada, então volante e freio não funcionaram”, recordou Sainz, no programa de TV espanhol ‘El Hormiguero’.
 
“Sem freios, conseguiu reduzir para 200 km/h e aí veio a batida forte. Durante os dois segundos entre os dois impactos, enquanto eu freava e nada acontecia, pensei ‘tudo acabou’. Você assume o pior e acho que foram os piores segundos da minha vida”, admitiu.
 
Mas o drama ainda não havia acabado. Sainz ainda ficaria preso sob as barreiras de proteção por longos 17 minutos, tempo para que os fiscais de pista liberassem o piloto.
 
“Depois do impacto, fiquei sem ar por alguns segundos, mas percebi que estava consciente. Depois me toquei, senti que estava bem e que nada sério havia acontecido”, disse.
Ao lado de Franz Tost, Carlos Sainz é confirmado no grid do GP da Rússia (Foto: Toro Rosso/Twitter)
“Fiquei preso atrás das barreiras, elas não funcionaram direito. Disse aos fiscais de pista para não ter pressa em removê-las. Nestes 17 minutos que fiquei preso eu pensei no meu pai, nas minhas irmãs, na minha mãe… Todos que viram a batida e não sabiam se algo sério havia acontecido”, finalizou.
 
Apesar do temor de que algo mais sério tivesse acontecido com Sainz, tudo terminou bem. Algumas horas depois os médicos concluíram que o espanhol estava bem e apto para disputar o GP da Rússia.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.