Sainz pega evolução da Renault como exemplo e crê em reação da Ferrari

O espanhol lembrou o período complicado que teve na Renault e comentou como o time francês tem um carro mais potente pouco tempo depois. Agora, espera que o mesmo aconteça com a Ferrari, sua nova casa em 2021

Carlos Sainz Jr. vive uma temporada bastante diferente na F1. Já garantido na Ferrari em 2021, o espanhol faz uma turnê de despedida com a McLaren, mas, apesar da evolução do time de Woking, vem bem abaixo do desempenho que teve em 2019, muito por causa de diversos problemas nos boxes e no carro que teve até aqui. Sainz, assim, já olha também para o futuro, preocupado, mas otimista em relação a uma reação dos italianos.

E a inspiração que a Ferrari tem, segundo Sainz, é a Renault. O time francês, casa do piloto em 2017 e 2018, sofria com um motor lento, mas evoluiu em 2019 e 2020 e, hoje, tem quase tanta potência quanto a Mercedes. Para Carlos, a Ferrari pode muito bem seguir o mesmo caminho, com os profissionais e a estrutura que tem.

O espanhol falou do desempenho apático da Ferrari na Bélgica, em 13º e 14º, mas admitiu que não se surpreendeu, já que a equipe vinha mostrando problemas em retas o ano inteiro.

“Acho que está claro que a Ferrari é a primeira a não ficar feliz no momento. E todos estão vendo claramente como eles estão sofrendo. Mas acho que os problemas vão um pouco além do motor, também sofrem com a aderência do carro, no geral. Não é normal perder tanta potência de um ano para o outro, geralmente você mantém algo próximo, mas, quando isso acontece, Spa é um lugar problemático mesmo. Então, é realmente anormal ver a Ferrari tão atrás, mas normal pelo que vimos nas primeiras corridas, como perdiam performance nas retas”, disse.

O espanhol Carlos Sainz está de transferência marcada para a Ferrari em 2021 (Foto: AFP)

Para Sainz, se a Renault e a Honda conseguiram evoluir em pouco tempo, a Ferrari também pode seguir o mesmo caminho. O piloto sabe que é improvável que isso aconteça já em 2021, mas quer ajudar o futuro time na recuperação.

“Em geral, concordo que eles precisam de um grande passo no próximo motor. Mas eu sei como é complicado isso, a Renault precisou de três anos, a Honda também perdeu bastante tempo. Acho que o fato da Renault estar próxima da Mercedes em motor mostra que é possível. Para mim, se tem um time com recursos, condições e experiência para melhorar, esse time é a Ferrari. Tenho certeza que estão trabalhando duro e espero que já tenham melhorado um pouco quando eu for para lá e aí, juntos, daremos os próximos passos”, completou.

Em uma temporada complicada com problemas mecânicos e nos boxes, Sainz vem em 11º com 23 pontos anotados. A McLaren é terceira no Mundial de Construtores, enquanto a Ferrari aparece em quinto, apenas um ponto na frente da Renault.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.