Satisfeito com desempenho na Coreia, diretor-técnico vê Lotus competitiva com novo escapamento

Mesmo sem uma corrida brilhante e sem lutar pelo pódio, James Allison contou que a equipe estava muito bem com o escapamento com efeito Coanda e espera recuperar desempenho da Lotus na reta final do campeonato

No GP da Coreia, a Lotus usou pela primeira vez o escapamento com efeito Coanda e Kimi Räikkönen terminou a prova na quinta colocação. Único a usar o equipamento no circuito de Yeongam, o finlandês confirmou que há prós e contras na atualização, como perder potência nas retas, o que dificultou o trabalho de ultrapassagem ao longo da corrida.

Com a confirmação de que Romain Grosjean também vai usar o novo escapamento na Índia, já neste final de semana, o diretor-técnico James Allison acredita que a novidade vai impulsionar e melhorar o desempenho de sua dupla de pilotos na reta final do campeonato em que Räikkönen ainda tem chances matemáticas de título – ele está 48 pontos atrás de Sebastian Vettel, o novo líder do campeonato.

Allison diz que ficou satisfeito com desempenho do novo escapamento no GP da Coreia (Foto: Lotus/LAT)

“Nós ficamos razoavelmente satisfeitos com a forma como ele funcionou em sua primeira aparição. Nós sabíamos que nossa primeira vez com o equipamento seria um pouco vontade e fome [de dar tudo certo] e foi um prazer ver que, na pista, ganhamos um bom aumento no downforce”, explicou. “Nosso projeto inicial era dar um passo a frente em relação ao sistema anterior, mas esperamos mais deste pacote, como recuperar parte da força que perdemos”, continuou.

Mesmo com as dificuldades relatadas por Kimi e sem ver a equipe disputando o pódio com força na Coreia do Sul, Allison avalia de forma positiva o escapamento com efeito Coanda e diz que a Lotus estava mais forte do que nas corridas anteriores.

“Nós não fizemos algo espetacular, mas conseguimos finalizar a prova com os dois carros nos pontos e éramos notavelmente mais competitivos do que nas últimas provas com relação ao tempo da pole-position”, confirmou. “Além disso, ao longo do final de semana, conseguimos fazer com que o escapamento funcionasse bem e conseguimos reagir bem com a granulação do pneu dianteiro, uma característica do circuito coreano”, finalizou.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube