Sauber admite necessidade de evolução para receber Audi em 2026: “Precisamos seguir”
Lanterna no Mundial de Construtores, a Sauber reconheceu que precisa mostrar alguma reação antes de passar o bastão para a Audi em 2026
Embora esteja se preparando para receber a Audi a partir da temporada 2026, a Sauber vive um momento complicado na Fórmula 1. Lanterna no Mundial de Construtores sem ainda ter marcado um ponto sequer, Alessandro Alunni Bravi, chefe da esquadra de Hinwil, admitiu que o time precisa mostrar reação antes de passar o bastão para a montadora alemã.
A Sauber apresentou uma queda de performance considerável nos últimos anos. Quando ainda se chamava Alfa Romeo, o time de Hinwil fez uma boa temporada em 2022 — ano em que inaugurou o regulamento que explora o efeito-solo —, e terminou a campanha na sexta posição entre os construtores. A escuderia, no entanto, nunca mais foi capaz de repetir o bom resultado. Em 2023 ficou apenas com a penúltima colocação e em 2024 amarga o último lugar.
Relacionadas
A situação da Sauber fica ainda pior quando a tabela de classificação mostra que ela é a única equipe que ainda está zerada. Embora reconheça que a equipe não está necessariamente “preocupada”, Bravi admitiu que é preciso mostrar alguma evolução antes de receber a Audi em 2026.
“É normal observar a diferença entre o que somos agora e o que seremos em 2026 porque a base da equipe de fábrica da Audi é a equipe atual. Não há preocupação, mas é claro que há uma tensão de que precisamos dar o passo certo, mudar e seguir em uma direção positiva para nossa temporada [de 2024], mas há um bom apoio e alguma tensão”, destacou Bravi.
“A Audi está fornecendo todas as ferramentas para que possamos fazer o investimento e nomear as pessoas que precisamos para desenvolver nossa estrutura. Ainda somos cerca de 600 pessoas, em comparação com a contagem de outras equipes que têm pelo menos 1.000 pessoas – essas são concorrentes diretas. Estou falando da Williams e da Alpine , sem mencionar outras equipes como a Aston Martin, por exemplo. Não quero dizer que haja uma preocupação, mas sabemos que precisamos mudar a direção e melhorar nossos resultados. Estamos todos juntos para entregar esse melhor desempenho”, finalizou o chefe da Sauber.
A Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.