Sauber anuncia venda da equipe para investidora suíça e confirma aposentadoria de fundador

A Sauber anunciou, na manhã desta quarta-feira (20), a venda da equipe e a consequente mudança de proprietário. A Longbow Finance S.A. vai adquirir o controle acionário do time de Hinwil. Pascal Picci, presidente e diretor-executivo do fundo de investimentos, vai assumir o posto de presidente da Sauber. Peter Sauber, o fundador da escuderia, se aposenta de todas as funções, enquanto Monisha Kaltenborn segue como chefe da equipe

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Sauber, enfim, encerrou o mistério e anunciou o tão aguardado novo investidor que vai salvar o futuro da equipe na F1. Na manhã desta quarta-feira (20), o time de Hinwil confirmou o nome da Longbow Finance, uma investidora suíça com atuação há mais de 20 anos, como a nova proprietária da empresa que gere a escuderia. O acordo compreende a mudança no comando da Sauber. Peter Sauber, responsável por fundar a equipe que está na F1 há 23 anos, se aposenta em definitivo e dá lugar a Pascal Picci, agora novo presidente da Sauber.
 
Monisha Kaltenborn, por sua vez, segue como membro do Conselho de Diretores da equipe e seguirá como diretora-executiva e também a chefe da equipe de Felipe Nasr e Marcus Ericsson na F1.

A confirmação da venda da Sauber encerra um drama financeiro que já vinha desde o começo do ano. Sucessivos atrasos de salário e também atraso no desenvolvimento do novo carro, o C35, prejudicaram completamente a jornada da equipe nesta primeira metade da temporada 2016. Depois de uma temporada razoável no ano passado, quando chegou até mesmo a terminar uma prova em quinto lugar, o GP da Austrália, com Felipe Nasr, a Sauber sequer pontuou neste ano, sendo superada inclusive pela Manor, que já foi top-10 com Pascal Wehrlein no GP da Áustria.

Assim, a chegada do novo investidor não apenas salva o futuro da Sauber, mas também coloca Nasr em boa posição para dar sequência à sua carreira, caso opte por continuar em Hinwil em 2017. Se o brasiliense esperava algo para acreditar, agora parece ter.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Monisha Kaltenborn permanece como chefe da Sauber após a venda da equipe para a Longbow Finance (Foto: AP)
“O Grupo Sauber tem o prazer de anunciar a mudança de sua propriedade. Após a assinatura do contrato de aquisição com os atuais acionistas, a Longbow Finance S.A. vai adquirir por completo a Sauber Holding, que é a empresa proprietária do Grupo Sauber”, diz a equipe em comunicado.
 
“É a clara intenção da Longbow Finance estabilizar o grupo e criar as bases para um futuro competitivo e bem-sucedido. Esta transação também assegura a continuação da marca Sauber na F1 e vai abrir oportunidades para ampliar ainda mais as atividades de engenharia do grupo. Não haverá quaisquer mudanças para a empresa ou no nome da equipe”, continuou.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

“Peter Sauber vai se aposentar de todas as funções, sendo sucedido por Pascal Picci como presidente da Sauber Holding A.G. Monisha Kaltenborn vai permanecer como membro do Conselho de Administração e vai continuar como líder da empresa em suas funções como diretora-executiva e como chefe de equipe”, informou a escuderia de Hinwil no comunicado.

Peter Sauber se despediu da equipe que criou há mais de 23 anos. Antes da F1, a Sauber foi parte importante do antigo Mundial de Protótipos e revelou ninguém menos que Michael Schumacher antes de o piloto alemão ter sua primeira chance no Mundial em 1991, por meio da equipe Jordan.
 
“Monisha Kaltenborn e eu assinamos um acordo que vai assegurar o futuro da equipe de F1 e também do Grupo Sauber. Estou muito feliz que meu investimento corajoso para comprar de volta a equipe há seis anos, com a intenção de garantir sua base em Hinwil e seu lugar na F1, se provou a mais correta”, afirmou o lendário dirigente, que já estava afastado das suas funções na F1 ao passar o bastão para Kaltenborn, a primeira mulher a ser chefe de equipe no Mundial.
 
Sauber faz menção ao período em que readquiriu o comando da escuderia depois de repassar o comando à BMW no período entre 2006 e 2009, quando a montadora bávara fez parte da F1 como equipe de fábrica. A partir de 2010, a Sauber retomou ao grid da F1, na esteira da saída da BMW do Mundial.
Ao lado de Felipe Nasr, o lendário Peter Sauber dá adeus à equipe que fundou (Foto: Sauber)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Em poucas palavras, Pascal Picci, que é presidente e diretor-executivo da Longbow, falou sobre a sua nova função na Sauber. “Como uma empresa suíça, nós estamos muito satisfeitos por termos garantido uma presença suíça em uma indústria altamente especializada e inovadora”, declarou.

 
Já Kaltenborn, advogada indo-austríaca que está no comando da equipe de F1 e buscava de forma incessante um novo investidor para assegurar o futuro da Sauber, comemorou a chegada da Longbow. “Estamos muito satisfeitos por chegarmos a um acordo com a Longbow Finance S.A. Podemos garantir o futuro da Sauber no topo do esporte a motor. Estamos convencidos de que a Longbow Finance é o parceiro perfeito para novamente tornar a equipe competitiva e bem-sucedida na F1.”
 
“Ao mesmo tempo, a nova estrutura vai nos permitir finalmente expandir ainda mais nosso negócio e comercializar nosso conhecimento. Esta solução é do melhor interesse para nossos funcionários, parceiros, fornecedores fieis, a base em Hinwil e também o esporte a motor suíço. Nós somos muito tratos à Longbow Finance por acreditar na competência, eficiência e capacidade do Grupo Sauber e estamos muito ansiosos para um novo e empolgante futuro”, finalizou a chefe da Sauber na F1.
PADDOCK GP #38 VAI A PIRACICABA PARA LANÇAMENTO DA F-INTER

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.