Sauber confirma rumores e anuncia ex-Renault Vasseur como novo chefe de equipe no lugar de Monisha

Ex-chefe de equipe da Renault, Frédéric Vasseur passou a ter seu nome ligado à Sauber dias depois de o time suíço demitir Monisha Kaltenborn. A confirmação da contratação do francês veio nesta manhã de quarta-feira. O dirigente terá pela frente logo um grande problema para resolver: a provável ruptura da Honda quanto ao fornecimento dos motores para 2018

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Relacionadas


Agora é oficial. A Sauber anunciou na manhã desta quarta-feira (12) a contratação de Frédéric Vasseur como novo chefe de equipe. A escuderia de Hinwil confirmou os rumores que ligavam o nome do dirigente francês ao time dias depois da saída de Monisha Kaltenborn, destituída do cargo às vésperas do GP do Azerbaijão pela gestão da Longbow Finance, capitaneada por Pascal Picci, por conta de divergências internas. Vasseur, que vai assumir oficialmente na próxima segunda-feira, 17 de julho, logo depois do GP da Inglaterra, vai ter uma dura missão logo de cara para resolver: a provável ruptura da Honda quanto ao fornecimento de motores para 2018.

 
Nascido em 1968 e formado em engenharia aeronáutica — como seu compatriota e diretor de corridas da McLaren, Éric Boullier —, Vasseur se notabilizou no esporte a motor depois de criar a ASM, equipe que, em parceria com a Renault, levou pilotos como Lewis Hamilton e Romain Grosjean ao título da F3 Europeia nos anos 2000. A partir de 2007, uniu forças com Nicolas Todt e fundou a ART Grand Prix, equipe que até hoje é uma das grandes das categorias de base do automobilismo mundial.
 
Em 2016, assim que a Renault voltou à F1 como equipe de fábrica, Vasseur foi nomeado como novo chefe de equipe. No entanto, divergências internas com Cyril Abiteboul, diretor-executivo da marca francesa, fizeram com que a jornada do dirigente durasse apenas um ano.
Frédéric Vasseur é o novo chefe de equipe da Sauber (Foto: Renault)
“Estou muito orgulhoso de me unir à Sauber e quero agradecer aos acionistas da empresa pela sua confiança em mim. Fiquei impressionado pelas instalações que existem em Hinwil e o talento e a ambição dos seus funcionários. Estou ansioso para complementar a equipe com a minha experiência e determinação e guiar as pessoas no rumo certo em tudo o que for feito”, declarou o novo chefe de equipe da Sauber.
 
“Estou convencido de que todos juntos vamos conquistar objetivos ambiciosos. Estou ansioso para começar a trabalhar com nossos pilotos, engenheiros e todo o pessoal e contribuir para a próxima fase de desenvolvimento, muito importante para a escuderia”, acrescentou Vasseur.
 
Pascal Picci, presidente da Sauber, deu as boas-vindas ao novo chefe da equipe: “A longa e bem-sucedida carreira de Frédéric Vasseur no topo dos esportes a motor fala por si só, e estamos empolgados por dar a ele as boas-vindas à Sauber”, afirmou o executivo.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Vasseur chega a uma equipe que atravessa momento interno conturbado. A saída de Monisha, nomeada pelo fundador da Sauber, Peter Sauber, como chefe de equipe, se deu diante de muitos rumores no paddock sobre o descontentamento da Longbow Finance sobre o tratamento dado a Marcus Ericsson, o que foi prontamente negado pelo time suíço.

 
Além disso, outro grande problema agora paira em Hinwil. A saída de Monisha provocou o descontentamento da nova parceira da equipe, a Honda, que havia assinado contrato para ser fornecedora de motores a partir de 2018. De acordo com várias fontes, a montadora japonesa decidiu romper o contrato com a Sauber, deixando a equipe sem um acordo de motores para a próxima temporada. 
 
A situação põe em xeque até mesmo o futuro da fábrica de Sakura na F1, ainda mais depois dos rumores sobre uma ruptura do casamento com a McLaren a partir do ano que vem.
MORBIDELLI VÊ ROSSI COMO INSPIRAÇÃO E DIZ QUE CONSELHO O TORNOU MAIS AGRESSIVO NAS CORRIDAS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.