Sauber defende Gutiérrez e afirma que mexicano pode, sim, pressionar Hülkenberg

Novato na F1, Esteban Gutiérrez ainda não marcou pontos e tem sido constantemente batido por Nico Hülkenberg tanto nas classificações, quanto nas corridas

Realizando sua primeira temporada no Mundial de F1, Esteban Gutiérrez ainda não conseguiu bater o companheiro de equipe Nico Hülkenberg em treinos classificatórios. Contudo, a Sauber confia no potencial do jovem 22 anos e acredita que ele será capaz de pressionar o alemão nas sete corridas que restam na temporada 2013.

Nas últimas duas provas, na Bélgica e na Itália, Gutiérrez chegou a andar à frente de Hülkenberg nos treinos livres, mas, na hora da tomada de tempos, acabou superado, como sempre. Nos bastidores, contudo, o novato está agradando.

Gutiérrez andou à frente de Hülkenberg nos treinos em Monza, mas foi superado na tomada (Foto: Getty Images)

“Ficamos muito impressionados com Esteban, assim como Nico ficou. Às vezes, parece que Nico o bate facilmente, olhando para as estatísticas, mas não é assim. Ele trabalha duro e está colhendo as recompensas agora”, declarou o engenheiro-chefe Tom McCullough em entrevista à revista inglesa ‘Autosport’.

McCullough admitiu que o mau rendimento do carro da Sauber atrapalhou as pretensões que Gutiérrez poderia ter em seu ano de estreia. “O começo de ano foi difícil, com um carro não tão competitivo quanto gostaríamos. Isso torna tudo difícil para um novato, pois é ele quem está sendo eliminado no Q1. Mas ele vai começar a pressionar Nico e superá-lo nas classificações, pois está muito perto”, falou.

Chefe da escuderia, Monisha Kaltenborn também elogiou o crescimento de Gutiérrez. “O que a maioria não vê é que ele faz uma preparação muito boa e trabalha muito bem no acerto, e, muitas vezes, isso não se reflete nos resultados dele. Mas ele está a caminho. É mais uma questão de experiência para acertar tudo ao mesmo tempo”, afirmou a dirigente.

Apesar dos elogios, Gutiérrez não está garantido na Sauber para o próximo ano. O time já fechou com o russo Sergey Sirotkin, que estreará na categoria aos 18 anos. A outra vaga ainda não foi definida.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.