Sauber encerra parceria com Ferrari e anuncia Honda como nova fornecedora de motores a partir de 2018

Os rumores sobre a aliança entre Sauber e Honda foram confirmados na manhã deste domingo (30). A partir da próxima temporada, a escuderia suíça vai ter os carros empurrados pelos motores construídos em Sakura. A montadora japonesa, porém, garante que trata-se de uma relação entre fornecedora e cliente, diferente do que representa a parceria com a McLaren neste momento

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

É oficial. A Honda vai fornecer seus motores para uma segunda equipe na F1 a partir de 2018. A Sauber confirmou os rumores dos últimos dias e anunciou na manhã deste domingo (30), em Sóchi, que será cliente da montadora japonesa nas próximas temporadas, encerrando um vínculo histórico com a Ferrari, iniciado em 1997 e interrompido apenas durante os anos em que o time foi controlado pela BMW. A parceria, conforme sinaliza a Honda, é diferente em relação à McLaren, que reforçou em comunicado que a relação com a Sauber será de fornecedora e equipe cliente a partir do ano que vem. 

 
A confirmação da aliança entre Sauber e Honda vem na esteira de uma série de rumores sobre o futuro da McLaren com a montadora japonesa. Depois de três anos de muitos problemas e resultados positivos praticamente nulos, a escuderia de Woking se mostra muito insatisfeita. No paddock de Sóchi neste fim de semana, Eddie Jordan, ex-dono de equipe e atualmente comentarista da emissora BBC, disse que a McLaren negocia para voltar a contar com os motores Mercedes em 2018, algo que a equipe negou prontamente.
 
O anúncio foi confirmado pouco antes de 6 de maio, data-limite para que as equipes informem à FIA qual motor vai ser utilizado na próxima temporada. Fica então o ponto de interrogação sobre a continuidade da parceria entre McLaren e Honda, que foi retomada desde 2015.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

A Sauber vai contar com a Honda como nova parceira a partir de 2018 (Foto: Sauber)
“Na temporada do nosso aniversário de 25 anos na F1, a equipe suíça está perto de iniciar outro marco na sua longa história no automobilismo. A Sauber dá as boas-vindas à Honda como novo parceiro tecnológico a partir de 2018. Essa aliança estratégia e tecnológica cria uma nova base para a equipe. Esta associação suíço-japonesa deixará, sem dúvidas, futuras oportunidades para a Sauber e a Honda, e supõe uma pedra angular em nosso futuro na F1. A Sauber agradece a Ferrari por tantos anos de colaboração em que houve momentos bons e também difíceis”, disse a escuderia de Hinwil em comunicado.
 
Monisha Kaltenborn, chefe da Sauber, enxerga a aliança com a Honda como a indicação de um futuro promissor para o time helvético. “É uma grande honra para a Sauber poder trabalhar com a Honda nas próximas temporadas. Nossa renovação não chega apenas através de uma nova gestão, mas também agora com nossa nova associação tecnológica com a Honda. Marcamos outro ciclo nesta nova era dos motores que esperamos com grande entusiasmo e, claro, continuamos buscando novas oportunidades”.
A Sauber vai ser a segunda equipe a contar com os novos motores da Honda (Foto: Sauber)
“Estamos empolgados com nossa associação com a Honda, que estabelece o rumo para um futuro bem-sucedido tanto desde uma perspectiva estratégica como tecnológica. Agradecemos à Honda por tornar isso possível”, complementou a dirigente indo-austríaca.
 
A Honda quebra assim uma exclusividade dos últimos três anos de trabalho com a McLaren, algo que era exigência do antigo diretor-executivo Ron Dennis. Katsuhide Moriyama, diretor de marca e comunicação da montadora de Sakura, indicou que a parceria com a McLaren deve permanecer, mas que a união com a Sauber vai melhorar os trabalhos de desenvolvimento de um motor que, até o momento, não conseguiu emplacar na F1 nesta nova ‘Era Turbo’.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Além da associação com a McLaren, que começou em 2015, a Honda vai começar a fornecer unidades de potência à Sauber, que vai ser uma equipe-cliente a partir do ano que vem. Vai ser um novo desafio para a Honda na F1. Para aproveitar ao máximo os benefícios de fornecer motores a duas equipes, vamos fortalecer os sistemas e as capacidades de nossas duas estruturas de desenvolvimento: a de Sakura e a de Milton Keynes”, disse o executivo.

 
“Vamos continuar trabalhando duro para que nossos fãs aproveitem vendo uma Honda dominante o mais breve possível”, finalizou.
 
Com a nova parceria entre Sauber e Honda, a Ferrari vai fornecer motores apenas para sua equipe de fábrica e a Haas. A Renault continua com seu time e também com Red Bull e Toro Rosso, e a Mercedes segue entregando sua unidade de potência para Williams, Force India e a equipe de fábrica. Segue apenas a incógnita sobre a continuidade da parceria entre McLaren e Honda para 2018.
 

 

PADDOCK GP #75 DEBATE: FERNANDO ALONSO VAI SE DAR BEM NA INDY 500?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.