Sauber exalta Zhou “impecável” no Catar e primeiros pontos na F1 2024: “Significa muito”

Alessandro Alunni Bravi, chefe da Sauber, celebrou pontos em GP do Catar “impecável” de Guanyu Zhou e valorizou trabalho de Valtteri Bottas, que ficou em 11º

Pela primeira vez em 2024, a Sauber somou pontos em um GP. Com o oitavo posto de Guanyu Zhou no GP do Catar, a equipe suíça saiu do zero na tabela do Mundial de Construtores e agora tem quatro tentos conquistados na temporada. Alessandro Alunni Bravi, chefe da esquadra, celebrou o resultado em Lusail após a bandeirada final e vibrou com uma “performance impecável” do piloto chinês. 

Além disso, o dirigente também exaltou o trabalho feito pela equipe para tornar o C44 mais competitivo no Catar. Segundo ele, a estratégia também foi fundamental para o resultado, uma vez que o time optou por estender o stint inicial e parar quando o safety-car estava na pista, na volta 35. 

No entanto, o grande destaque para Alunni Bravi foi a atuação de Zhou, que soube controlar a situação e gerenciar bem os pneus, além de apresentar um ritmo forte com os compostos duros para garantir o top-10 na reta final da prova. 

“Hoje foi um dia importante para a equipe”, descreveu o dirigente. “O oitavo lugar do Zhou é um resultado que significa muito para nós e reflete o imenso esforço das pessoas em Hinwil, daqueles que estão aqui na pista e dos nossos acionistas. Foi uma corrida desafiadora, onde cada detalhe contou. Zhou pilotou de forma impecável, gerenciando bem os pneus e mantendo o controle, enquanto a mudança de estratégia para estender o stint e fazer o pit-stop sob safety-car na volta 35 se mostrou decisiva. O ritmo forte com pneus duros garantiu esse resultado importante tanto para ele quanto para a equipe”.

Guanyu Zhou pontuou! (Foto: Sauber)

Alunni Bravi também fez questão de exaltar a performance de Valtteri Bottas, que cruzou a linha de chegada em 11º e ficou a uma posição de marcar uma dobradinha de pontos para a Sauber. Até os instantes finais, o finlandês estava dentro do top-10, mas foi ultrapassado por Lando Norris, que escalava o pelotão após a punição de stop-and-go. 

“Valtteri também contribuiu fortemente para o resultado, terminando logo fora dos pontos, em 11º. O pit-stop antecipado nos permitiu coletar dados cruciais sobre os pneus duros, beneficiando a estratégia de Zhou. Infelizmente, foi empurrado para fora por Liam Lawson na relargada, o que causou danos ao assoalho e nos custou, efetivamente, a chance de uma dobradinha de pontos”, acrescentou Alunni Bravi.

“Somos gratos a todos os parceiros e à Ferrari pelo apoio. Ainda há muito trabalho pela frente, mas se continuarmos com essa intensidade, podemos esperar um futuro brilhante”, concluiu. 

Mesmo pontuando, a Sauber segue na lanterna isolada do Mundial de Construtores, com quatro pontos. A Williams vem logo à frente, em nono, com 17 tentos. 

A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. Será a 24ª e última etapa da temporada 2024.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.