Vettel diz que “controlar desgaste dos pneus” é ponto-chave do GP da França

Com todos os dez primeiros colocados prontos para largar de pneus médios, Sebastian Vettel imagina falta de estratégias diferentes na França

Mick Schumacher perde controle e bate de leve em classificação do GP da França (Vídeo: F1)

Na sequência do segundo lugar que representou o primeiro pódio dele pela Aston Martin, Sebastian Vettel voltou a ser eliminado no Q2 do treino de classificação, neste sábado (19), na França. O tetracampeão larga em 12º e espera prova basicamente sem variações de estratégia. Assim, a chave para o bom resultado é ser melhor que os rivais ao gerenciar o desgaste dos pneus.

Vettel fazia Q2 razoável e tinha chance de avançar, mas decidiu fazer a volta final da fase intermediária da classificação com pneus médios em vez dos macios. O motivo, claro, era a largada: se a melhor volta dele no Q2 fosse feito de pneus macios, teria de largar com eles. Algo que, segundo o alemão, ninguém quer. No domingo, a questão será manter o desgaste sob controle.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira a programação de TV do fim de semana

Sebastian Vettel crê que desgaste de pneus define a corrida (Foto: Aston Martin)
Paddockast #108: As ‘asas da discórdia’ na briga pelo título da F1

“Parecíamos fortes no Q1 com os pneus macios, mas acho que ninguém quer largar de pneus macios. Por isso que eu usei os médios no Q2. Achávamos que tinha uma chance real de chegar ao Q3 com os médios, mas, por razões desconhecidas, o equilíbrio do carro não estava tão bom quanto na primeira volta. Não consegui tirar a aderência que eu queria”, afirmou.

“Talvez eu tenha forçado demais, mas não ficamos distantes do Q3. Teremos escolha livre de pneus para amanhã, mas todo o top-10 vai de médios, de qualquer forma. Não vai ser fácil ter uma estratégia diferente. A corrida vai ser sobre quem consegue gerenciar melhor a vida útil e o desgaste do pneus”, encerrou.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana do GP da França, em Paul Ricard, AO VIVO e EM TEMPO REAL. A corrida está marcada para as 10h (de Brasília) do domingo.

Briefing: Tudo sobre a classificação da F1 na França
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.