Fora do Q3 por só 0s031, Vettel mira corrida sprint para “recuperar terreno” na Itália

Sebastian Vettel vai largar em 11º na corrida sprint em Monza neste sábado depois de ter ficado muito perto do tempo aferido por Sergio Pérez no Q2

BRIEFING | TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DO GP DA ITÁLIA DE FÓRMULA 1

A sexta-feira (10) em Monza não foi exatamente como a Aston Martin e Sebastian Vettel gostariam. O primeiro treino livre do GP da Itália teve Lance Stroll em quarto e Vettel em sexto, mas a classificação ficou abaixo da boa performance exibida pela manhã. Por diferença bastante apertada, 0s031, o tetracampeão não conseguiu superar o tempo de Sergio Pérez no Q2 e vai largar em 11º depois de registrar 1min20s913 como melhor marca, contra 1min21s020 de Lance Stroll, que partirá logo atrás, em 12º.

Vettel, no entanto, não mostrou frustração porque entendeu que a classificação em Monza foi muito apertada e bagunçada com todos os pilotos na pista ao mesmo tempo para tentar o vácuo.

SEBASTIAN VETTEL; ASTON MARTIN; FÓRMULA 1; F1; MONZA; SEXTA-FEIRA;
Sebastian Vettel ficou perto de passar para o Q3 (Foto: Aston Martin)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“A pista estava muito cheia com todo mundo tentando buscar um vácuo e, no fim das contas, perdemos a chance de chegar ao Q3 por 0s03. Fiquei feliz com minha volta no Q2: uma boa volta, mas que poderia ter sido um pouco mais limpa no segundo setor”, disse.

“É uma pena perder o Q3 por uma margem reduzida, mas ainda acredito que podemos recuperar terreno amanhã para estarmos numa posição mais forte no domingo, que é o mais importante”, declarou.

Stroll seguiu o discurso de Vettel e também lamentou a bagunça que foi a classificação como um todo. “É uma pena ter perdido o Q3 por tão pouco. A equipe se esforçou muito e conseguimos fazer boas voltas, apesar dos desafios que Monza sempre apresenta na classificação. O tráfego foi um problema para todos e foi difícil encontrar um bom vácuo”.

“Embora seja decepcionante não ir ao Q3, a corrida sprint de amanhã deve nos dar a chance de conquistar posições e largar na corrida de domingo entre os dez primeiros”, complementou.

LANCE STROLL; SEBASTIAN VETTEL; ASTON MARTIN; F1; FÓRMULA 1;
Lance Stroll vai largar logo atrás de Sebastian Vettel no sábado (Foto: Aston Martin)

Para completar o dia ruim, a Aston Martin foi multada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em € 5 mil (ou R$ 31 mil) por um procedimento nos boxes. A equipe liberou a saída de Vettel do pit-lane em condição insegura, e o alemão por pouco não acertou a Mercedes de Lewis Hamilton, que trafegava pela pista de rolamento naquele momento.

Assista ao BRIEFING pós-classificação da Fórmula 1, que vai analisar tudo sobre o que aconteceu nesta tarde na sessão que definiu o grid da corrida sprint na Itália. Com apresentação de Victor Martins e comentários de Evelyn Guimarães e Gabriel Carvalho. Tudo no canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube.

A Fórmula 1 volta a acelerar neste sábado a partir de 7h (de Brasília, GMT-3) com o treino livre 2. Já a corrida sprint, ou corrida de classificação, está marcada para 11h30. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Quartararo foi atacado por uma abelha dentro do capacete em treino da MotoGP em Aragão (Vídeo: MotoGP)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.