Vettel e Stroll aprovam tática e pontos para Aston Martin na França: “Deu muito certo”

Com Sebastian Vettel e Lance Stroll, a Aston Martin apostou em uma estratégia diferente ao largar com pneus duros e partir para o segundo stint com os médios. A tática foi bem-sucedida, e os dois pilotos garantiram pontos neste domingo em Paul Ricard

Depois de um sábado complicado, a Aston Martin deu a volta por cima e fechou o domingo (20) de GP da França de Fórmula 1 com um grande resultado. Sebastian Vettel largou em 12º, enquanto Lance Stroll, prejudicado pela batida de Mick Schumacher no Q2 na classificação, partiu em 19º e penúltimo. Entretanto, a equipe de Silverstone adotou a estratégia de colocar pneus duros novos para seus dois pilotos no primeiro stint. Na segunda parte da corrida, Vettel andou a partir da volta 37 com compostos médios usados, enquanto Stroll fez seu pit-stop na volta 34 e aproveitou bem o uso dos pneus médios novos.

A estratégia deu muito resultado. Vettel conseguiu pontuar pela terceira vez seguida na temporada e finalizou a corrida na nona colocação, uma posição à frente de Stroll, que ganhou nove posições em uma corrida sem nenhum abandono.

Pouco depois da corrida, Vettel comemorou a alternativa adotada pela Aston Martin para conseguir garantir um resultado muito bom diante das condições da prova.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

SEBASTIAN VETTEL; GP DA FRANÇA; PAUL RICARD;
Sebastian Vettel aproveitou a estratégia da Aston Martin para somar pontos em Paul Ricard (Foto: Aston Martin)

+Confira a classificação da Fórmula 1 depois do GP da França, sétima etapa da temporada 2021

“Acho que tivemos de fazer algo diferente com a estratégia hoje ao parar mais tarde. Deu muito certo para nós com os dois carros dentro dos pontos”, disse o tetracampeão.

Vettel, contudo, revelou que sua jornada não foi de toda perfeita. “Infelizmente, escapei da pista no primeiro stint e perdi muito tempo porque estava acelerando bem forte. Sem isso, estaria mais perto dos carros à frente e com pneus mais inteiros no fim. Então talvez poderíamos terminar mais acima se as coisas tivessem sido perfeitas”.

“Foi duro ser consistente diante do vento, mas fizemos o melhor e foi uma atuação forte de toda a equipe e com um ritmo de corrida competitivo”, ressaltou Vettel.

Para Stroll, que largou do fim do grid, terminar na zona de pontuação foi como uma vitória. “Estive confortável com o carro e conseguimos tirar um bom ritmo hoje. Paul Ricard é uma pista normalmente com poucas ultrapassagens, mas consegui fazer todas as minhas ultrapassagens na pista”.

LANCE STROLL; ASTON MARTIN; GP DA FRANÇA; PÓDIO;
Lance Stroll saiu de 19º para terminar na zona de pontuação na França (Foto: Aston Martin)

“As condições foram um pouco complicadas lá porque o vento foi mudando volta a volta e foi um pouco complicado com o desgaste dos pneus. Entretanto, no fim da corrida, vários pilotos sofreram com a aderência, e aí conseguimos abrir vantagem para terminar em décimo. Foi um resultado merecido, e uma boa estratégia também ajudou”, disse.

“Colocar os dois carros nos pontos é um resultado decente, especialmente porque largamos de 19º. Avançamos com nosso ritmo de corrida, mas precisamos fazer mais progresso no sábado para ajudar a continuar com nossa forma consistente em termos de pontuação”, concluiu.

Marc Márquez não escondeu emoção com vitória na Alemanha (Vídeo: MotoGP)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.