Vettel pede que responsáveis por assédio no GP da Áustria de F1 sejam banidos para sempre

"Tolerância zero": tetracampeão mundial quer que responsáveis por episódios de assédio, relatado por mulheres na Áustria, sejam proibidos por toda a vida de voltarem aos autódromos. Daniel Ricciardo também falou sobre o assunto e pediu urgência da F1 em propor medidas de combate

F1 2022: LECLERC VENCE GP DA ÁUSTRIA COM 3 ULTRAPASSAGENS SOBRE VERSTAPPEN | Briefing

Após denúncias de assédio, racismo e homofobia nas arquibancadas do GP da Áustria de Fórmula 1 do último domingo, vencido por Charles Leclerc, Sebastian Vettel pediu que a categoria tome ações contundentes para proteger as vítimas. Segundo o piloto da Aston Martin, uma política de tolerância zero deveria ser implementada, com os responsáveis por tais atos proibidos de voltarem aos autódromos para sempre.

“Horrível, não é? É bom que tais relatos venham a público – este é o começo -, mas é horrível. Essas pessoas deveriam estar envergonhadas de si mesmas e banidas por toda a vida de eventos de automobilismo. Deveria haver zero tolerância. Se as pessoas vão ao autódromo para beber muito e aproveitar, então ok, mas isso não justifica comportamento inadequado. ‘We Race as One’, então os fãs são parte disso também”, falou o tetracampeão mundial.

Vettel quer que autores de assédio na Áustria nunca mais pisem em autódromos (Foto: Aston Martin)

Daniel Ricciardo concordou com o companheiro de profissão e repudiou tais acontecimentos em Spielberg, pedindo urgência da Fórmula 1 em propor medidas para combater atos de assédio, racismo e homofobia.

“Para ser sincero, fiquei sabendo só depois da corrida que algumas vítimas estão no paddock, então vamos cumprimentá-las e dar um pouco de amor a elas. Odeio negatividade, não gosto de falar sobre notícias negativas, mas se tais coisas estão acontecendo, é lamentável. Fui perguntado sobre as vaias e comemorações quando Lewis (Hamilton) bateu e entendo que todos estão se divertindo, bebendo cervejas e sendo um pouco ‘desordeiros’. Mas há um limite para tudo”, disse o piloto da McLaren.

Daniel Ricciardo concordou com Vettel e pediu que F1 leve assunto a sério (Foto: McLaren)

“Obviamente, assédio não se enquadra nem de perto como algo ok. É lamentável. (Assédio) faz com que o fim de semana, do começo ao fim, não seja tão divertido quanto deve ser. Então vamos tentar fazer o que podemos para ajudarmos algumas das vítimas. Não li o comunicado da F1, mas espero que seja firme. Você tem que levar essas coisas a sério”, completou o australiano.

Fórmula 1 e Lewis Hamilton já haviam se manifestado publicamente sobre os relatos de assédio. A categoria disse que estava ciente dos acontecimentos e prometeu tomar medidas para o que chamou de “comportamento inaceitável”, enquanto o heptacampeão mundial se disse “enojado”. A Red Bull também se pronunciou – a equipe da casa adotou posição pública e pediu por medidas das autoridades responsáveis.

Comunicado oficial da Red Bull (Foto: Reprodução/Red Bull)

O comportamento da torcida na Áustria já havia chamado a atenção na classificação para a corrida sprint. Durante o Q3, assim que Lewis Hamilton bateu, as arquibancadas ficaram eufóricas.

No entanto, o que acontece no circuito de Spielberg não é apenas uma questão de rivalidade entre times. Muitas mulheres, principalmente, foram às redes compartilhar o quão desconfortável tem sido comparecer ao autódromo para acompanhar a F1. “O comportamento tem sido tão… decepcionante. Minhas expectativas já não eram muito boas, mas nossa, racismo, xingamentos, assédio… a lista continua”, escreveu, por exemplo, uma torcedora no Twitter.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Posso dizer também que é horrível. Nem 1h30 de evento desde que cheguei, pela manhã, e já recebi comentários misóginos. Depois, foi ladeira abaixo, toques inapropriados e outros comentários misóginos”, disse outra fã também na rede social.

No Instagram, o perfil “Team LH Netherlands”, em apoio a Hamilton, compartilhou uma situação absurda relatada por uma torcedora do inglês presente no Red Bull Ring. “Eu senti isso, como fã do Hamilton em meio ao exército laranja. Ontem, um grupo de cinco holandeses, fãs do Max, levantou meu vestido e, quando os confrontei, disseram que fãs do Hamilton não mereciam nenhum respeito.”

Print do depoimento recebido no Instagram pelo perfil “Team LH Netherlands” (Foto: Reprodução/Instagram)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.