Vettel rejeita título de pole ao vencedor da corrida sprint: “Pole é volta mais rápida”

Alemão considerou que é errado chamar de pole o vencedor da corrida sprint da Fórmula 1. O titular da Aston Martin, no entanto, quer ver a reação do público

Sebastian Vettel não concordou com a ideia da Fórmula 1 de rotular o vencedor da corrida sprint como ‘pole-position’. Na visão do piloto da Aston Martin, o rótulo deve ser reservado apenas para quem faz a volta mais rápida.

Neste fim de semana, o GP da Inglaterra marca o início de um novo formato, com a introdução da corrida de classificação, que vai definir o grid de largada para o GP da Inglaterra de domingo. A ordem de partida desta corrida menor será definida em uma sessão de classificação na tarde de sexta-feira.

SEBASTIAN VETTEL; ASTON MARTIN; BAHREIN; PRÉ-TEMPORADA; DIA 2; FÓRMULA 1; F1
Sebastian Vettel não gostou muito da ideia de chamar de pole quem conquistar a pole na corrida sprint (Foto: Aston Martin F1)

LEIA TAMBÉM
+Pontuação extra, pneus e até horários: tudo sobre a primeira corrida sprint da Fórmula 1

No entanto, o vencedor da corrida de sábado será creditado nas estatísticas oficiais da Fórmula 1 como pole-position, algo com que Vettel não concorda.

“Acho que é errado”, disse Vettel. “Pole é o tempo de volta mais rápido ou a volta mais rápida da classificação. Então tudo fica um pouco confuso. Mas, obviamente, depende. Se é uma exceção, não afeta muito”, seguiu.

“Mas se acabarmos tendo dez corridas sprint no próximo ano ou no futuro, então acho que é um pouco estranho. A pole-position deveria ir para o cara que é mais rápido em uma volta”, defendeu. “É uma nova modalidade, uma coisa que não tinham há 50 anos e que agora nós temos. Então só adicionamos uma nova coluna às estatísticas”, comentou.

Apesar de ter manifestado contrariedade com o formato, Vettel tentou se manter aberto. “Vai ser interessante ver se as pessoas vão gostar ou não”, completou.

A sessão classificatória, que neste fim de semana vai definir o grid de largada da corrida sprint, no sábado, acontece às 14h (de Brasília (GMT-3) desta sexta-feira. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar