Vettel revela criação de evento de kart exclusivo para mulheres na Arábia Saudita

Sebastian Vettel criou um evento na Arábia Saudita dedicado ao kartismo feminino, e afirmou que está inspirado pelas diferentes histórias de mulheres do país conhecido por histórico de desrespeito aos direitos humanos

F1 NA ARÁBIA: RED BULL PROVOCA HAMILTON E MERCEDES | WGP

A primeira aparição da Fórmula 1 na Arábia Saudita é cercada de polêmica por conta do péssimo tratamento do país aos direitos humanos e o preconceito contra minorias. Sebastian Vettel, tetracampeão mundial e piloto da Aston Martin, ganhou protagonismo em 2021 pelo ativismo dentro e fora das pistas, e não fugiu do assunto na coletiva de imprensa desta quinta-feira (2).

O alemão falou sobre os problemas com direitos humanos e afirmou que deseja sempre promover coisas positivas em vez de pregar foco nas partes negativas, e por isso criou um evento de kart em sua passagem pela Arábia Saudita exclusivamente feminino. Mulheres não eram autorizadas a dirigir no país até 2018.

“É claro que existem muitas conversas sobre correr aqui, é a primeira vez na Arábia Saudita. Estava pensando no que poderia fazer, temos tanta atenção e foco em exemplos negativos quando se trata das deficiências de certos países no que diz respeito aos direitos humanos e outras coisas”, declarou o tetracampeão.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Sebastian Vettel esteve ao lado de Fernando Alonso (Foto: Hassan Ammar/AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Eu realmente tento pensar nos aspectos positivos, então iniciei meu próprio evento de kart hoje sob o nome ‘Race for Women’, e sim, acho que tivemos um grupo de sete a oito mulheres na pista, e criei um bom evento para elas. Estava tentando transmitir algumas das experiências de vida e no caminho certo para fazer algo junto que aumente a confiança delas”, seguiu o alemão.

O piloto da Aston Martin também falou sobre as diferenças culturais das participantes no evento e reconheceu que está inspirado por tantas histórias diferentes que teve a chance de conhecer neste fim de semana.

“Na Arábia Saudita, as mulheres só ganharam permissão para dirigir em 2017 [mudança de lei veio em 2018], então algumas delas tinham a carteira de motorista, e outras não. Algumas são entusiastas da F1, outras tinham nada a ver com F1 ou corridas antes de hoje, então foi uma boa mistura de mulheres de diferentes origens, e um grande evento, todos estavam felizes e eu fiquei inspirado por suas histórias e positividade sobre mudanças no país. É verdade que, olhando de uma lente ocidental ou europeia, ainda há muitas coisas que devem ser melhoradas e devem ser tratadas, mas também é verdade que algumas coisas estão mudando, e para essas pessoas fazem uma enorme diferença”, completou.

O GP da Arábia Saudita marca a 21ª e penúltima etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 e está marcado para 14h30 (de Brasília, GMT-3) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

COMO BOTTAS E PÉREZ VIRARAM VÍTIMAS DAS EXPECTATIVAS ALHEIAS? | GP às 10
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar