Vettel se diverte na Corrida dos Campeões e cogita futuro no off-road

Sebastian Vettel destacou diversão em disputa sob neve e gelo na Suécia, pela Corrida dos Campeões, e admitiu a possibilidade de migrar para o off-road no futuro

POR QUE SPRINT RACE É PROBLEMA PARA A F1 2022?

Tetracampeão mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel não descarta trocar de categoria no futuro e atuar em competições off-road. O alemão participou pela primeira vez da Corridas dos Campeões no último final de semana, na Suécia, em uma pista tomada por gelo e neve. E o resultado foi surpreendente, com Vettel na segunda colocação final — atrás apenas do eneacampeão de rali, Sébastien Loeb.

Apesar de alguns problemas no sábado, Vettel se destacou nas provas individuais do evento e chegou à final no dia seguinte contra a lenda do WRC, que venceu por 3 a 1. Questionado se consideraria novas participações em eventos off-road no futuro, o alemão admitiu que ainda precisaria de muita adaptação, mas se mostrou aberto à ideia.

“Obviamente, você vê que eu ainda estou errando um pouco”, disse. “Mas acho que aproveitei bastante. Sempre gostei de assistir o que eles faziam. É uma disciplina diferente, então você ainda se diverte com um carro mas existem muitas diferenças. É fascinante, conversamos no almoço para entendermos um pouco mais, não é apenas você entrar no carro e pilotas”, explicou.

Lenda do rali, Sébastien Loeb venceu Vettel na final (Foto: RoC Sweden)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Vettel pontuou que a pilotagem em si é o último passo em uma categoria de alto nível, já que muito trabalho é feito antes das corridas para que as condições sejam as ideais no momento da disputa. Assim, para um novato, é difícil apresentar resultados consistentes logo de cara.

“Assim como na F1 e outras categorias, existe muito trabalho nos bastidores marcando os tempos e extraindo toda a informação que puder, o mesmo com a nossa preparação para a corrida a análise depois”, continuou. “O esporte progride e há mais do que apenas pilotar, o que também é um desafio. Então, com certeza não é fácil simplesmente entrar e ser muito bom nisso”, opinou.

“Você precisa de tempo e experiência, mas se alguém estiver disposto a me dar uma oportunidade e tenha bastante tempo, ficarei feliz em pensar sobre isso”, revelou. “Acho que é algo muito satisfatório para o piloto, poder se divertir com o carro e ter mais margem. Normalmente, quando o carro pisa fora [da pista], você corrige imediatamente e perde um pouco de tempo. Aqui acho que existe uma margem maior — você roda, fica de lado, até perde um pouco de tempo, mas consegue corrigir”, afirmou.

Vettel durante a final da Corrida dos Campeões, disputada no Mar Báltico (Foto: RoC Sweden)

“Mas é claro, você precisa entrar em uma janela bem apertada para conseguir ser perfeito”, reconheceu. “E você viu a diferença! Mas é definitivamente algo que eu adoro”, completou.

Por fim, Vettel analisou o cenário em que correu neste final de semana, completamente diferente das condições — principalmente de asfalto e climáticas — às quais o alemão se acostumou na Fórmula 1. O tetracampeão ainda ressaltou a felicidade em retornar a um evento festivo tanto tempo após o início da pandemia.

“É algo que eu com certeza não estou acostumado em meu estilo de pilotagem”, admitiu Vettel. “Normalmente, quando o carro vira de lado, eu tento corrigir o mais rápido possível e colocá-lo reto, o que não é a melhor forma aqui. É bem animador e acho que é um ótimo lugar para se estar. Deu muito trabalho, o tempo não ajudou neste final de semana e não tornou as coisas fáceis, mas as pessoas foram ótimas”, prosseguiu.

“Após perder a Corrida dos Campeões nos últimos dois anos e ter a pandemia ao redor do mundo, foi ótimo voltar e ter um senso de normalidade também, o máximo possível”, explicou. “Foi um ótimo retorno, e eu realmente gostaria de voltar a um lugar desses, com neve e gelo”, admitiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.