Sem arrependimentos e sem título: Vettel avalia passagem de 6 anos pela Ferrari

O alemão destacou as boas conquistas com a escuderia de Maranello nas seis temporadas juntos, mas lamentou não ter sido campeão usando as cores do time italiano

Como todo casamento, Sebastian Vettel e Ferrari viveram seus altos e baixos durante as seis temporadas de relacionamento. A parceria termina ao final de 2020, e o alemão fez balanço dos últimos anos, mostrou autocrítica e reconheceu que apesar de não se arrepender de nenhuma decisão, falhou em conseguir títulos.

O tetracampeão chegou ao time italiano em 2015. Na época, veio para substituir Fernando Alonso e liderar o projeto para enfim tirar a escuderia da fila e conseguir o primeiro título desde o de Kimi Räikkönen em 2007 – ao menos o time ainda conseguiu o de Construtores em 2008.

Desde então, conseguiu 54 pódios e 14 vitórias, ficando com os vice-campeonatos de 2017 e 2018. Mas no ano passado, o #5 enfrentou diversos problemas, erros  – como a rodada enquanto brigava com Lewis Hamilton no Bahrein ou novamente em Austin, mas agora com Daniel Ricciardo – além de a chegada de Charles Leclerc, que assumiu o papel de #1 na equipe.

Vettel: sem arrependimento e sem título (Foto: Ferrari)

Em uma ligação e sem proposta de renovação, Vettel foi informado de que não seguiria na Ferrari em 2020. Mattia Binotto, chefe da esquadra, apontou que o cenário mudou com a chegada da pandemia, mas o alemão negou a culpa do coronavírus.

Entretanto, Seb exaltou tudo o que viveu até o momento, mesmo não conseguindo cumprir o objetivo principal. “Correr na Ferrari sempre foi um sonho de criança, desde que vi Michael [Schumacher] subir naquele carro vermelho. É uma equipe impressionante”, falou em entrevista ao canal Sky Sports F1.

“Meu desejo de ir para a Ferrari finalmente se realizou, mas tinha a missão de ser campeão mundial e não consegui. Falhamos com este objetivo, mas também tivemos anos muito bons juntos, vivemos bons momentos e vencemos corridas. Não me arrependo de ter assinado com a Ferrari”, completou.

Apesar de ainda não ter definido seu futuro para a temporada 2021, rumores têm tomado a imprensa apontando uma possível ida para a Racing Point/Aston Martin. Apesar de admitir conversas, disse não ter nada concreto. Pior para Sergio Pérez, que já vê seu lugar ameaçado no time.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.