Sem falhas de confiabilidade, Honda muda foco, busca aumento de potência e usa nova versão do motor a partir de Spa

A Honda assegurou que os problemas de confiabilidade de seu motor V6 ficaram para trás e que agora chegou a hora de pensar em mais potência. A fabricante, fornecedora das unidades de energia da McLaren, pretende usar uma nova versão de seu motor a partir do GP da Bélgica

A Honda vai lançar mão de uma nova especificação de seu motor após a pausa das férias, com o objetivo claro de aumentar a potência. De acordo com o diretor de competições da marca nipônica, Yasuhisa Arai, os problemas de confiabilidade já fazem parte do passado. E isso agora permite uma mudança de foco. Ou seja, a equipe vai passar a investir mais nas fichas de desenvolvimento que ainda possui nesta temporada — são sete neste momento.

"Estou confiante de que nossos problemas de confiabilidade já ficaram para trás, o que significa que podemos voltar a nossa atenção para a potência", disse Arai.

Yasuhisa Arai é o diretor de competições da Honda (Foto: Getty Images)

"Após a pausa do verão europeu, o nosso plano é usar uma nova versão do motor, já fazendo uso de algumas de nossas sete fichas restantes. E área mais importante para nós agora é a combustão", completou.

"Os regulamentos atuais requerem alta eficiência da combustão, então queremos mudar um pouco a característica do desenho da câmara e a disposição do sistema de escape. Outra questão que iremos abordar é a redução da fricção mecânica. Nem todas as nossas atualizações serão colocadas já no GP da Bélgica. Algumas partes serão usadas em Spa e o restante nas semanas seguintes", acrescentou o engenheiro.

Na última corrida, disputada há quase três semanas, na Hungria, a McLaren Honda conseguiu seu melhor resultado do ano, ao colocar seus dois pilotos no top-10. Fernando Alonso cruzou a linha de chegada em quinto, enquanto Jenson Button foi o nono colocado em Hungaroring.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.