F1

Sem opções melhores, Bottas renova contrato e parte para quinta temporada com Williams em 2017, diz revista

A única alternativa para Valtteri Bottas no mercado de pilotos era uma chance remota na Renault. Mas, de acordo com a ‘Autosport’, o finlandês já firmou o acordo para seguir pilotando na Williams na temporada 2017

Warm Up / Redação GP, de Porto Alegre
Aquilo que todos julgaram provável está se confirmando. De acordo com a revista britânica ‘Autosport’, Valtteri Bottas renovou o contrato e está partindo para a quinta temporada com a Williams em 2017. O finlandês não tinha opções muito melhores: salvo uma chance remota na Renault, Bottas já era visto como carta marcada na equipe de Frank Williams.
 
Assim, a dupla da Williams já está praticamente confirmada. A ‘Autosport’ também confirma a informação de que Lance Stroll, campeão da F3 Europeia, tem um acordo para entrar na F1 em 2017 – acordo esse que só não foi anunciado por conta da idade do canadense.
Tudo igual para Valtteri Bottas em 2017 (Foto: Williams)
Está será a primeira troca de pilotos da Williams desde 2014, quando Pastor Maldonado foi substituído por Felipe Massa. Ao longo das últimas três temporadas, o brasileiro e Bottas foram responsáveis pelo renascimento da equipe britânica.
 
Bottas acumula bons resultados com a Williams. Foram nove pódios em 75 GPs, somando 407 pontos. Os dados foram suficiente para superar Massa em 2014 e 2015. Valtteri está próximo de confirmar a vitória caseira também em 2016.
 
O sucesso de Bottas na briga caseira, todavia, contrasta com a clara perda de rendimento da Williams. Depois de terminar em terceiro no Campeonato de Construtores em 2014 e 2015, a equipe ficou para trás em 2016: hoje a escuderia é a quinta colocada, atrás até mesmo da Force India.