Sem saber destino para 2022, Gasly vê futuro ligado a “desejo de Red Bull e de Marko”

Apesar de mais um ano convincente na Fórmula 1, Pierre Gasly ainda não sabe o que fará em 2022. Mais que isso: não sabe qual o futuro na Red Bull

Verstappen aplica novo domínio e vence: os melhores momentos do GP da Áustria (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

O que será do futuro de Pierre Gasly na Fórmula 1? No segundo ano seguido em que se mostra uma das certezas do grid, o francês não sabe ao certo o que fará no ano que vem. Gasly é o primeiro piloto da história a ir ao pódio com a Toro Rosso/AlphaTauri em três anos seguidos, mas seu destino dentro ou fora do programa da Red Bull depende do consultor Helmut Marko e dos planos da marca dos energéticos.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

ANÁLISE: Com Norris, McLaren já tem necessário para enfrentar Mercedes e Red Bull

Marko nunca foi o maior aliado público de Gasly, é necessário dizer. Quando Pierre foi escolhido para substituir Daniel Ricciardo na equipe principal em 2019, Marko sequer esperou a pré-temporada para dizer que Gasly não estava pronto. Foi uma toada que se manteve ao longo dos meses em que esteve na Red Bull antes de ser mandado de volta à Toro Rosso no recesso de verão daquele ano. Vez ou outra as provocações ainda aparecem.

Agora, entretanto, Gasly está preso na falta de definição. E será Marko uma das forças principais da escolha da marca dos energéticos.

Futuro de Gasly será na AlphaTauri, na Red Bull ou em qualquer outra parte? (Foto: Red Bull Content Pool)
Paddockast #111 | Elétricos, combustível sintético e barulho: como a F1 vê os novos motores

“Para ser honesto, não tenho ideia no momento. É algo que estou falando com a Red Bull e Helmut, especialmente. Não sei qual o desejo de Helmut e se eles me querem de volta, querem que eu fique na AlphaTauri ou se estão dispostos a me liberar para outra equipe”, afirmou.

“Há interesse [de outras equipes]. Estou dando meu melhor, mostrando meu potencial e entregando tudo que é possível para a AlphaTauri. Creio que o que estamos fazendo nesse momento é muito bom, o time é muito bom. Espero que esse ano possamos conquistar o melhor resultado da equipe no campeonato, melhor desde que eu cheguei à Fórmula 1”, disse.

“É minha meta pessoal e depois, sim, vamos olhar para frente para as opções mais atraentes que tivermos. No fim das contas, é uma questão da Red Bull e, sim, estamos conversando com eles”, finalizou.

A verdade é que Christian Horner, chefe da Red Bull, já falou em renovar o contrato de Sergio Pérez e as opções do grid são bastante limitadas: das equipes com carros superiores ou no mesmo nível da AlphaTauri no Mundial, Aston Martin, Alpine, Ferrari e McLaren estão com duplas sob contrato para 2022, a Red Bull conta com Max Verstappen e a vontade de manter Sergio Pérez, enquanto a Mercedes terá Lewis Hamilton e um segundo piloto que não sairá de Valtteri Bottas ou George Russell.

Gasly ocupa a nona colocação do Mundial de Pilotos, tem 39 pontos e está na frente das duplas de Alpine e Aston Martin até agora. Além do pódio, só não pontuou nas corridas em que abandonou por conta de acidentes logo na largada – com Daniel Ricciardo no Bahrein e com Charles Leclerc na Estíria.

A temporada da F1 segue com o GP da Inglaterra no fim de semana dos dias 16-18 de julho.

GP às 10: Ricciardo está certo: Calendário gigante faz F1 virar transtorno mental
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.