Sem superlicença, Van der Garde fica fora e vê Ericsson e Nasr andarem no TL1 no GP da Austrália

Giedo van der Garde não vai poder participar do primeiro treino livre em Melbourne porque o segundo processo movido contra a Sauber ainda está em andamento e sua superlicença não foi emitida. Assim, Felipe Nasr faz a estreia na F1

Giedo van der Garde ganhou todos os processos que moveu contra a Sauber para fazer valer o que lhe era de direito: o lugar de titular na equipe em 2015. Mas a falta de tempo para que sua superlicença fosse validada e a não conclusão do julgamento final na Corte de Victoria vão tirar o holandês do primeiro treino livre do GP da Austrália.

Assim, está assegurada, portanto, a estreia do brasileiro Felipe Nasr no Mundial de F1 neste fim de semana ao lado do sueco Marcus Ericsson.

Depois de se dirigir ao circuito do Albert Park, em Melbourne, Van der Garde tomou um chá de cadeira na entrada do paddock enquanto esperava uma credencial. Uma vez com o acesso liberado, o piloto se dirigiu à garagem da equipe Sauber e lá fez, no carro que pertencia a Ericsson, um molde de banco. Este molde, no entanto, só deve ficar pronto para o GP da Malásia.

Minutos mais tarde, saiu lá de dentro vestindo um macacão identificado com o número #9 — o do sueco.

Van der Garde veste macacão de Ericsson em Melbourne (Foto: Twitter/Diego Mejia)

Se parecia disposta a colocar Van der Garde como titular, a Sauber não fez esforço algum para avisar o Quadro de Reconhecimento de Contratos da FIA que o acordo com o holandês deveria voltar a ser validado. Assim, o trâmite feito pela federação holandesa junto à entidade máxima para obter a carteira está em vão.

Van der Garde conquistou na justiça o direito de correr pela Sauber em 2015. Reserva do time no ano passado, ele tinha contrato para ser titular neste ano. Porém, a equipe passou por cima disso para assinar com Nasr e Ericsson.

O holandês não se deu por vencido e foi lutar por seus direitos. Primeiro, conquistou um parecer favorável na corte da Suíça. Na sequência, acionou os tribunais australianos para fazer valer o contrato assinado e poder correr já na abertura do campeonato.

O primeiro treino livre da temporada tem início às 22h30 (de Brasília) desta quinta-feira. A Sauber corria o risco de ter seus bens confiscados pela polícia australiana caso não trabalhasse para promover a estreia de Van der Garde.

As imagens da quinta-feira do GP da Austrália
#GALERIA(5241)

QUEM É QUEM

Na terceira parte do Guia F1 2015, o GRANDE PRÊMIO faz um raio-X de cada uma das dez equipes do grid para o Mundial que começa neste fim de semana na Austrália, na pista de Melbourne, e que marca a 66ª temporada da história da F1.

O especial também traz as fichas completas dos 22 (!!!) pilotos que vão disputar o título mundial nas 19 ou 20 corridas previstas pelo calendário deste ano. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.