Sem vaga garantida na F1 para 2013, Bottas descarta outro ano como reserva e diz preferir World Series

Reserva de Pastor Maldonado e de Bruno Senna na Williams, Valtteri Bottas é especulado como substituto do brasileiro no próximo ano. Mas ainda sem vaga garantida no grid, o finlandês deixa claro que não vai ficar outro ano apenas como piloto de testes

Com contrato firmado para substituir Bruno Senna em 15 treinos livres ao longo de toda temporada, Valtteri Bottas vem impressionando os dirigentes da Williams e é a principal ameaça para a continuidade de Bruno Senna na equipe para a próxima temporada da F1. Aos 22 anos, o finlandês espera fazer sua estreia na categoria pela equipe e ficar muitos anos sob o comando de Frank Williams.

"Isso seria o ideal [estrear na F1 pela Williams]. Eu realmente gosto de trabalhar com essas pessoas e Frank [Williams] está fazendo de tudo [para isso]", disse Bottas ao site da revista ‘Autosport’. "É uma equipe com uma grande história. Já é meu terceiro ano com a equipe e sinto que estou está em casa aqui, então o ideal seria ficar e fazer uma longa carreira com a Williams”, prosseguiu.

Maldonado e Senna levam patrocínios à Williams, e Bottas sabe que precisa trabalhar para levar algum dinheiro, seja para a equipe de Grove ou qualquer outra do grid, se quiser fazer sua estreia na F1 na próxima temporada.

Bottas deseja competir em alguma categoria na próxima temporada (Foto: Williams/Charles Coates/LAT Photographic)

"Da forma como o esporte está acontecendo agora, ajuda se você tiver algum apoio financeiro e, claro, estamos trabalhando nisso porque é um bônus para a equipe e também aumentam suas chances no mercado de pilotos”, explicou o piloto, que não tem uma ideia concreta de chances para 2013.

"É difícil dizer sobre as minhas chances, eu realmente não sei", afirmou. "Eu acho que é muito cedo para falar sobre isso. Estamos apenas no meio da temporada e não há tempo sobrando para as equipes decidirem isso. Eu realmente não posso dizer que nada é impossível”, salientou.

Sem disputar nenhum campeonato e trabalhando apenas como piloto de testes da Williams, Bottas não deseja uma nova temporada sem competir. Se não conseguir um lugar na F1 no próximo ano, o finlandês já visa uma vaga nas categorias abaixo da principal.

"Eu acho que existem apenas duas opções para a minha situação e seriam a GP2 ou a World Series by Renault. Eu acho que esses são os dois campeonatos mais competitivos e eles também são carros muito rápidos", falou. "Eu acho que disputando a GP2, você não tem permissão para andar na sexta-feira [na F1], por isso é uma das razões que não estou nela. A World Series é definitivamente uma boa opção”, finalizou.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube