Pérez culpa mensagem errada em VSC por ‘cochilo’ na França: “Interferiu no resultado”

Pérez 'dormiu' na relargada após a vigência de carro de segurança acabar, a quatro giros do fim, e Russell, sem problemas, completou a ultrapassagem. O mexicano explicou o que aconteceu depois da prova e culpou o sistema de informação da FIA

F1 2022 AO VIVO: LECLERC BATE E VERSTAPPEN VENCE GP DA FRANÇA DE FÓRMULA 1. HAMILTON É 2º | Briefing

Mesmo apático durante todo o fim de semana em Paul Ricard, Sergio Pérez encontrou um outro culpado pela perda do pódio no GP da França, disputado neste domingo (24) e vencido por Max Verstappen. O mexicano viu George Russell brigar pelo terceiro lugar durante boa parte da corrida e quase foi ultrapassado na curva 8 da volta 42, mas o piloto da Mercedes – que inexplicavelmente reclamou muito após a própria manobra – o empurrou para fora da pista, quando ‘Checo’ ainda estava à frente.

Mas, depois do abandono de Guanyu Zhou e subsequente safety-car virtual, não teve jeito. Pérez ‘dormiu’ na relargada após a vigência de carro de segurança acabar, a quatro giros do fim, e Russell, sem problemas, completou a ultrapassagem. O mexicano explicou o que aconteceu depois da prova e culpou o sistema de informação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Sergio Pérez deixou a desejar na França (Foto: Red Bull Content Pool)

Durante os períodos de VSC, os pilotos recebem um tempo de volta determinado – não podendo ultrapassá-lo. A diferença de ritmo é medida em intervalos regulares ao longo da volta. Quando o safety-car virtual termina, os pilotos planejam suas relargadas para garantir que eles percam o mínimo de tempo possível. Para fazer isso, precisam de informações precisas sobre exatamente quando o período do VSC terminará. No entanto, Pérez disse que as informações que recebeu dos sistemas da FIA o levaram a acreditar que o carro de segurança acabaria mais cedo.

“É uma pena que o safety-car virtual tenha interferido no resultado, para ser sincero. Não deveria ser o caso, mas hoje foi. É realmente lamentável o que aconteceu. Recebi a mensagem de que o VSC terminaria na curva 9, mas isso não aconteceu e, então, recebi outra mensagem – dessa vez, de que acabaria na curva 12”, justificou ‘Checo’.

“Eu já estava muito próximo. Parece que George (Russell) tinha uma informação diferente, e conseguiu se preparar melhor. Foi totalmente um erro do sistema, algo ocorreu”, terminou de apontar o mexicano, que reconheceu estar com desempenho abaixo do esperado em Le Castellet. “Hoje, não foi ótimo. Tenho algumas coisas a analisar. Não encontrei o equilíbrio confortável para mim”, completou.

Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 29 e 31 de julho, em Hungaroring, com o GP da Hungria — que encerra a primeira parte do campeonato.

LEIA TAMBÉM
+ Russell critica Pérez
por “não dar espaço” e se defende: “Estava com a roda à frente”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.