Pérez prova força da Red Bull e lidera última manhã de pré-temporada da F1 no Bahrein

Sergio Pérez concluiu sua participação nos testes de pré-temporada da Fórmula 1 com o melhor tempo até agora neste fim de semana no Bahrein. Com Valtteri Bottas, a Mercedes se dedicou às simulações de corrida pela manhã, não apresentou problemas no W12 e foi muito bem

Red Bull domina e Mercedes aparenta estar atrás: TUDO SOBRE O TERCEIRO DIA DA F1 NO BAHREIN

Sergio Pérez tem motivos para se empolgar com o desempenho do novo carro da Red Bull. O mexicano registrou o melhor tempo dos testes de pré-temporada da Fórmula 1 na manhã deste domingo (14) no circuito de Sakhir, no Bahrein. Com os pneus C4, ‘Checo’ marcou 1min30s187, tempo ligeiramente melhor que a volta em 1min30s289 estabelecida por Valtteri Bottas no fim do último sábado. Só que o finlandês fez seu registro no período da noite, com a pista mais fresca e, consequentemente mais rápida, e usando os pneus C5, os mais macios da gama de dureza ofertada pela Pirelli.

Desta forma, depois de ter completado 49 voltas neste domingo, o mexicano concluiu da melhor forma seu primeiro fim de semana como piloto da Red Bull. No período da tarde, Pérez vai dar lugar a Max Verstappen para o turno final da equipe que conseguiu aliar da melhor maneira, até agora, performance, confiabilidade e consistência com vários tipos de pneus e em simulações de corrida.

A Mercedes, depois de dois dias bem complicados, desta vez se mostrou muito melhor no Bahrein. Valtteri Bottas assumiu o volante do novo W12 pela manhã. O sétimo lugar na tabela de tempos do primeiro período é pouco significativo porque a equipe heptacampeã focou todo o trabalho ao longo das primeiras quatro horas do dia às simulações de corrida, nas quais o finlandês, que completou 86 voltas, foi muito bem.

WEB STORIES: Tudo sobre o terceiro dia de pré-temporada da F1

SERGIO PÉREZ; RED BULL; PRÉ-TEMPORADA; DIA 3; SAKHIR;
Sergio Pérez registrou a melhor marca da pré-temporada até agora no Bahrein (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Com a Ferrari, Charles Leclerc fez 80 voltas e foi o segundo mais rápido, 0s299 atrás de Pérez. O piloto dono do carro #16 fez sua melhor volta com a SF21 com pneus médios, assim como Lando Norris, da McLaren, que concluiu os trabalhos na pré-temporada em terceiro lugar nesta manhã e completou 56 giros. Pierre Gasly, com a AlphaTauri, foi o quarto colocado após 76 voltas, seguido pela Alpine de Esteban Ocon, com 61 giros, e pela Haas de Mick Schumacher, que andou 78 vezes pelo circuito barenita e conseguiu completar boa quilometragem, somando-se aos 88 giros na tarde do último sábado.

Depois de Bottas, sétimo, apareceram George Russell, em seu primeiro dia ao volante do Williams FW43B, completando 77 voltas, Kimi Räikkönen, com a Alfa Romeo, foi o nono e terminou o período como o dono da maior quilometragem da manhã, 91 voltas. Lance Stroll, da Aston Martin, completou 80 giros e foi o décimo. Como a maioria dos times, a lendária marca britânica dedicou a manhã às simulações em ritmo de corrida.

A Fórmula 1 faz uma pausa de uma hora para o almoço e retoma às 9h (de Brasília) com as quatro horas finais dos testes de pré-temporada.

GRANDE PRÊMIO traz uma cobertura pra lá de especial dos ensaios da Fórmula 1 em Sakhir. Acompanhe toda a transmissão dos testes de pré-temporada AO VIVO e em TEMPO REAL. E, ao fim dos testes, às 13h (de Brasília), vai ao ar o BRIEFING, programa AO VIVO na GP TV, o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube, com Victor Martins, Evelyn Guimarães e Pedro Henrique Marum presentes à mesa virtual com o debate completo sobre a pré-temporada da F1.

Saiba como foi a manhã do terceiro dia de testes da F1 no Bahrein

A amena manhã do terceiro e derradeiro dia da mais curta pré-temporada da Fórmula 1 nos últimos tempos começou com Kimi Räikkönen abrindo os trabalhos com a Alfa Romeo na pista. Além do finlandês, escalado pela equipe ítalo-suíça para acelerar ao longo de todo o dia, George Russell finalmente estreou a bordo do FW43B da Williams.

Os demais pilotos concluíram suas respectivas participações nesta manhã: Valtteri Bottas, com a Mercedes, Sergio Pérez, com a Red Bull, Lando Norris, pela McLaren, Lance Stroll pela Aston Martin, Esteban Ocon com a Alpine, Charles Leclerc com a Ferrari, Pierre Gasly, a bordo do carro da AlphaTauri e, por fim, Mick Schumacher, usando a abreviatura MSC, eternizada pelo pai, Michael Schumacher, a bordo do VF-21 da Haas. Foi um dia também de homenagens a Murray Walker, lendário narrador britânico e a voz mais famosa da Fórmula 1 ao redor do mundo, que morreu no último sábado, aos 97 anos.

MICK SCHUMACHER; MSC; MICHAEL SCHUMACHER; FÓRMULA 1; PRÉ-TEMPORADA; BAHREIN;
MSC no topo: Mick Schumacher, com a abreviatura que marcou a carreira do pai na F1, chegou a liderar a tabela de tempos nesta manhã (Foto: Reprodução)

Charles Leclerc abriu a tabela de tempos em uma primeira sequência de voltas usando pneus médios, os C3. Já Valtteri Bottas, o mais rápido do último sábado, e Sergio Pérez, com a Red Bull, realizavam testes aerodinâmicos tendo sensores acoplados em seus carros. Ainda no comecinho dos trabalhos, Schumacher colocou a Haas na ponta com 1min32s803, também com os C3, mas o alemão foi superado em seguida, e por boa margem, por Leclerc, que aferiu 1min30s486.

Era um sinal de que os tempos seriam facilmente baixados nesta manhã. Na última sexta-feira, Bottas registrou 1min30s289, melhor marca da pré-temporada até então, mas com os pneus C5, os mais macios da escala de dureza ofertada pela fornecedora oficial de pneus da Fórmula 1, a Pirelli. Valtteri, logo depois, voltou à pista sando os C2 e subiu para segundo, deixando para trás Mick Schumacher e Russell. Gasly também estava na pista, mas usava os compostos C4.

FÓRMULA 1; MURRAY WALKER; RETA DOS BOXES; SAKHIR; BAHREIN; PRÉ-TEMPORADA;
Homenagem a Murray Walker com banner na reta dos boxes em Sakhir (Foto: Haas F1 Team/Twitter)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Leclerc se manteve na liderança por algum tempo, enquanto o segundo lugar chegou a ser ocupado novamente por Schumacher e depois por Ocon. Até que Pérez, com pneus C2, mantendo a programação traçada pela Red Bull para todo o fim de semana, subiu para P2 com tempo de volta 1s404 mais lento na comparação com a Ferrari do monegasco. Isso até Gasly subir para segundo depois de virar 1min31s233, mas com pneus protótipos que a Pirelli testa em Sakhir.

Em geral, as equipes basearam a maior parte da manhã em testes com diferentes acertos do carro. Aston Martin, Mercedes e Alfa Romeo trabalharam com a avaliação dos respectivos novos modelos em ritmo de corrida, de modo que os tempos de volta não foram relevantes. O mesmo para a McLaren, com Norris pela manhã, que priorizou, nas primeiras horas, os trabalhos com os pneus C2.

VALTTERI BOTTAS; FÓRMULA 1; MERCEDES; PRÉ-TEMPORADA; BAHREIN; F1
Valtteri Bottas emendou uma simulação de corrida muito forte em Sakhir pela manhã (Foto: Mercedes)

Já a Red Bull voltou a mostrar o ótimo potencial destacado por Pérez no sábado. O mexicano, ainda com os C2, assumiu a segunda posição sem muita dificuldade com tempo 0s441 mais lento na comparação com a melhor marca até então, de Leclerc, feita com pneus médios. E Bottas, com a Mercedes, mostrava um desempenho muito mais consistente e com uma boa quilometragem, sempre usando os pneus C2. O finlandês fazia uma sólida simulação de corrida que indicava que uma performance melhor do novo W12 ao virar constantemente, na maioria das voltas, variando entre 1min35s e 1min36s.

Pérez calçou pneus médios a partir da terceira hora de sessão e não demorou muito para se aproximar da marca de Leclerc ao cravar tempo apenas 0s057 mais lento que o do piloto da Ferrari. Naquele momento, começavam as simulações com pneus mais macios, com Gasly, Schumacher e Stroll voltando à pista com os compostos C4. O canadense da Aston Martin, aliás, era o primeiro a romper a casa de 50 voltas, um alívio para a equipe depois dos problemas de confiabilidade nos últimos dois dias.

‘Checo’ deu outra prova da solidez do novo carro da Red Bull ao registrar 1min30s309 na esteira de uma boa sequência de voltas e assumir a liderança da tabela de tempos. O mexicano de 31 anos superou Leclerc em 0s177. Norris, com a McLaren que liderou as duas primeiras manhãs de testes com Ricciardo, vinha em terceiro. Todos os pilotos do top-3 estavam com os pneus médios. Russell, oitavo colocado com 2h40min de teste, fazia uma simulação de corrida com os compostos mais duros da Pirelli, os C1.

LANCE STROLL; ASTON MARTIN; PRÉ-TEMPORADA; DIA 3; BAHREIN;
Lance Stroll se dedicou às simulações de corrida neste domingo em Sakhir (Foto: Aston Martin)

Na hora final da manhã, a Mercedes chamou Bottas para trocar os pneus C2 pelos C3 para a segunda parte da simulação de corrida. As posições na tabela de tempos seguiam inalteradas, com Pérez na frente, seguido por Leclerc, Norris, Gasly, Ocon, Schumacher e Bottas aparecendo em sétimo. Russell, em oitavo, à frente de Stroll e Räikkönen, fechavam o top-10.

Com 45 minutos para o desfecho dos trabalhos antes do almoço, Pérez deixou os boxes para acelerar pela primeira vez o RB16B com pneus macios C4. ‘Checo’ então fez a melhor marca da pré-temporada até o momento ao registrar 1min30s187, consolidando assim a liderança pela manhã. Um tempo muito significativo na comparação com o registro de Bottas na noite de sábado, 1min30s289, feito com pneus C5 e em condições mais frescas, à noite.

Foi uma manhã muito movimentada, com praticamente todas as equipes dedicadas às simulações em ritmo de corrida, com exceção da Red Bull, que cumpriu um cronograma à parte. Mas mesmo com muitos carros na pista o tempo todo, não houve maiores incidentes, e a única bandeira vermelha foi acionada pela direção de prova, com cinco minutos para o fim, para permitir aos pilotos a realização de treinos de largada. O acionamento resultou, no fim das contas, o fim dos trabalhos pela manhã.

A expectativa é que as simulações de classificação fiquem para o fim da tarde e o anoitecer no Bahrein.

Fórmula 1 2021, pré-temporada, Sakhir, dia 3, manhã:

1S PÉREZRed Bull Honda1:30.187 49
2C LECLERCFerrari1:30.486+0.29980
3L NORRISMcLaren Mercedes1:30.661+0.47456
4P GASLYAlphaTauri Honda1:30.828+0.64176
5E OCONAlpine1:31.310+1.12361
6M SCHUMACHERHaas Ferrari1:32.053+1.86678
7V BOTTASMercedes1:32.406+2.21986
8G RUSSELLWilliams Mercedes1:32.731+2.54477
9K RÄIKKÖNENAlfa Romeo Ferrari1:35.274+5.08791
10L STROLLAston Martin Mercedes1:36.100+5.91380
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.