Pérez vence duas na mesma pista pela primeira vez com triunfo no GP do Azerbaijão

Sergio Pérez conquistou sua sexta vitória na Fórmula 1 ao vencer o GP do Azerbaijão, primeira vez em que o mexicano triunfou duas vezes na mesma pista pela categoria

Sergio Pérez chegou à sua sexta vitória na Fórmula 1 no último domingo (30), ao sair do terceiro lugar no grid de largada para vencer o GP do Azerbaijão, disputado no circuito urbano de Baku. E o segundo triunfo do mexicano na temporada reservou um feito inédito à sua carreira: pela primeira vez na categoria, ‘Checo’ consegue vencer duas vezes na mesma pista.

De todas as seis vitórias de Pérez na F1, apenas uma não foi pela Red Bull: em 2020, no GP de Sakhir, quando o mexicano já sabia que perderia seu lugar na Racing Point e lutava por uma chance de permanecer no grid. Com uma atuação histórica, Sergio conseguiu sair da última posição na primeira volta para vencer uma disputa memorável.

No ano seguinte, já pela Red Bull, Pérez foi um mero espectador da briga entre Lewis Hamilton e Max Verstappen pelo título. Ainda assim, foi naquele ano que o mexicano começou a escrever sua história em Baku, finalizada no último fim de semana.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Sergio Pérez aproveitou parada de Verstappen para tomar a ponta e não largar mais em Baku (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Aproveitando uma corrida em que os dois postulantes ao título ficaram fora da briga pela vitória — Verstappen abandonou com um estouro de pneu quando liderava, enquanto Hamilton errou na relargada e passou reto na curva 1 —, Pérez conquistou seu primeiro triunfo pelos taurinos justamente no Azerbaijão, com Sebastian Vettel e Pierre Gasly completando o pódio.

No ano passado, Pérez dobrou seu melhor recorde em uma temporada e venceu duas vezes pela primeira vez, em Mônaco e Singapura, antes de repetir a dose em 2023 e triunfar em Arábia Saudita e Azerbaijão — a única que já havia vencido anteriormente. Agora, resta a expectativa para saber se ‘Checo’ vencerá três vezes em um ano pela primeira vez.

A próxima oportunidade de Pérez será já neste fim de semana, com a disputa do GP de Miami, programado para acontecer entre os dias 5 e 7 de maio. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana nos Estados Unidos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.