Sexta-feira de treinos livres da F1 em Monza amanhece com temporal e ameaça à programação

A manhã nublada logo evoluiu para um dilúvio em solo italiano. A água caiu a ponto de alagar partes do paddock de Monza e de forçar o cancelamento do primeiro treino livre da GP3. Ainda não se sabe como a F1 vai lidar com a situação

A chuva prevista para a sexta-feira (31) em Monza não veio para brincar. O primeiro dia de atividades do GP da Itália até começou seco, mas um forte temporal mudou o panorama por completo e deu os sinais iniciais de um dia que corre o risco de ser difícil para a F1.
 
Isso porque a chuva forte, acompanhada de alguns trovões, chegou a alagar partes do paddock. Ainda não há informações sobre as condições da pista, mas o cancelamento do primeiro treino livre da GP3, antes previsto para começar às 4h30 (de Brasília). A próxima prova de fogo é às 6h, quando a F1 tenta realizar seu TL1.
 
A chuva deve ser uma constante ao longo do dia. De acordo com o ‘Weather Channel’, a sexta-feira não deve ter períodos secos muito significativos. A boa notícia é que o risco de água cai um pouco à tarde – da casa dos 90% para 70% –, mas passando a lidar com a possibilidade de uma tempestade, com trovões mais frequentes.
A chuva veio sem economias em Monza (Foto: Reprodução/Twitter)

O clima deve começar a abrir no sábado, quando a possibilidade de chuva cai para 40%. No domingo de corrida, apenas 10% de risco. Mesmo que não caia água na sequência do fim de semana, o clima nublado garante temperaturas baixas, que não devem ir muito além dos 25ºC.

O GP da Itália deste fim de semana é o 14º da temporada 2018 da F1. A corrida marca o fim da fase europeia do campeonato e representa um novo embate entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, separados por 17 pontos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.