Sexta-feira em Montmeló abre com céu parcialmente nublado, mas sem previsão de chuva para treinos do GP da Espanha

Pela 25ª vez em sua história, o circuito de Barcelona receberá o GP da Espanha, uma das etapas mais tradicionais do calendário do Mundial de F1. E a julgar pela previsão do tempo, será uma etapa sem muita influência do clima, uma vez que deverá fazer sol em todo o fim de semana

Depois de um intervalo de três semanas, a F1 volta a acelerar nesta sexta-feira (8) no seu continente de origem. Montmeló, cidade que fica localizada na região de Barcelona, receberá a quinta etapa da temporada 2015, abrindo a fase europeia do Mundial. E as atividades de pista terão início nesta manhã de céu parcialmente nublado na Catalunha. No momento, os termômetros marcam 17ºC, mas devem atingir 29ºC nesta época de primavera na Europa, cenário bem diferente do que pilotos e equipes enfrentaram na pré-temporada, em fevereiro.

A torcida de Fernando Alonso estará em peso durante todo o fim de semana em Barcelona (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

De acordo com a previsão do tempo pelo site ‘Weather Channel’, a possibilidade de chuva para todo o dia é zero, com o céu ficando ensolarado ao longo de toda a sexta-feira. Grande preocupação dos pilotos durante os testes de inverno, a velocidade do vento pode alcançar, no máximo, 22,5 km/h no período da tarde, quando for realizado o segundo treino livre em Barcelona. Assim, a sensação térmica será semelhante à temperatura ambiente, variando entre 20 e 29ºC nas próximas horas.

Logo mais, às 5h (horário de Brasília), começam as atividades de pista desta sexta-feira em Barcelona com a realização do primeiro treino livre do dia, com duração de 90 minutos. A segunda sessão está marcada para as 9h.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todos os treinos do dia e todas as sessões do fim de semana em Barcelona. O Mundial de F1 na temporada de 2015 conta com amplo domínio da Mercedes no campeonato dos Construtores e liderança folgada de Lewis Hamilton entre os pilotos.

POR UM MILAGRE

A F1 está de volta à Europa, e a porta de entrada para a nova fase da temporada é a já conhecidíssima pista de Barcelona, palco preferido dos testes coletivos. Portanto, é na Catalunha que as equipes vão deixar mais evidentes suas forças e fraquezas desta primeira parte do Mundial. Diante desse cenário, a expectativa para o ‘novo’ campeonato é quase a de um milagre: o da aproximação à Mercedes. E, dados os resultados das quatro etapas iniciais de 2015, é certo dizer que a Ferrari é que sai na frente na tentativa de travar um embate mais próximo e real com os atuais campeões a partir de agora

TUDO EMBOLADO

Indianápolis é uma das cidades mais famosas no mundo do esporte a motor pelas suas 500 Milhas, mas não é esta a única prova que recebe no calendário da Indy. No próximo final de semana, a principal categoria norte-americana de monopostos parte para a disputa da quinta etapa do campeonato de 2015, na prova que acontece no traçado misto do tradicional autódromo. Esta será apenas a segunda edição da corrida neste tipo de circuito. Precedendo as 500 Milhas, o GP de Indianápolis acontece em um momento de extremo equilíbrio entre equipes e pilotos e com uma classificação da temporada bastante embolada

INVASÃO DE TERRITÓRIO 

Pela primeira vez, a F-E consegue uma terceira prova seguida com o mesmo grid, sinalizando um aumento no prestígio com os pilotos. Também pela primeira vez, a categoria dos carros elétricos chega até a Europa e 'invade' o território que é tradicionalmente da F1. A atenção e a melhora que o campeonato apresentou nestes primeiros sete meses é muito maior do que se poderia imaginar. No fim de semana, a F-E desembarca em Mônaco para a sétima rodada da temporada 2014/2015

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.